Consulado e embaixada brasileira no Canadá: saiba onde encontrar e sua importância

Posted in Economia e Política, Eta Canada Blog

Sair do país é uma decisão muito importante, seja para uma simples viagem, para estudar ou até mesmo se mudar definitivamente. Você deixa um local onde estava acostumado a viver e conhecia todas as regras, e vai para outro, para se adaptar a uma nova cultura. É interessante, então, que você saiba onde encontrar um consulado brasileiro no Canadá.

O motivo? Caso aconteça algum imprevisto ou você precise urgentemente de algum documento, você pode recorrer à embaixada ou ao consulado, já que mesmo estando fora não deixa de ser brasileiro.

Saiba agora onde encontrar o consulado e embaixada brasileira no Canadá, entenda qual a função de cada um e sua importância:

Consulado e Embaixada


A função do consulado brasileiro no Canadá é diferente daquela cumprida pela embaixada.
Fonte: Passeios e Roteiros

Algumas pessoas acreditam que o consulado e embaixada sejam o mesmo órgão, porém, não são. Descubra o que é e o que faz cada um:

Consulado

O consulado é parte do Ministério das Relações Exteriores e representa o governo brasileiro em outro país. É quem presta assistência aos brasileiros que estão fora do país, inclusive às empresas brasileiras que se instalaram em terras canadenses. O cônsul é o responsável pelo local e está presente em cada consulado brasileiro no Canadá.

Resumidamente, seria um local que oferece apoio aos brasileiros que estão no exterior. É importante para pessoas e empresas do Brasil que estão vivendo no Canadá, pois, caso precisem de algum serviço ou ajuda, é ao consulado que devem recorrer.

Serviços

O passaporte é um dos documentos que podem ser solicitados no consulado brasileiro.

Existem alguns serviços que podem ser realizados nos consulados e que podem ser de grande ajuda para você:

  • Expedição de documentos brasileiros

Caso você precise solicitar algum documento brasileiro enquanto está no Canadá, inclusive a renovação de passaporte, deve se dirigir a um consulado. Qualquer tipo de documentação é emitido nesse local.

  • Emissão de certidões

Se precisar de alguma certidão, pode solicitar no consulado. Vale lembrar que são apenas documentos mais simples, como certidão de nascimento, de óbito, de divórcio e de casamento. A certidão de antecedentes criminais só pode ser legalizada no consulado.

  • Legalização da carteira de motorista brasileira

Pretende dirigir no Canadá? Você vai poder usar sua carteira de motorista brasileira por algum tempo, até tirar a CNH canadense. No entanto, precisa legalizar o documento primeiro e é no consulado que isso é feito.

  • Serviços notariais

Pequenos serviços que seriam realizados nos cartórios, no Brasil, são feitos no consulado brasileiro enquanto você está no Canadá. Reconhecimento de firma, autenticação de cópias, autorização de viagem de menores de idade e legalização de documentos são alguns desses serviços.

  • Emissão de visto para estrangeiros

Estrangeiros que desejam viajar para o Brasil e moram no Canadá vão ao consulado brasileiro para solicitar o visto.

  • Assistência a brasileiros em emergências

Se acontecer alguma emergência enquanto você estiver fora do país, seja em uma viagem ou intercâmbio, você recebe ajuda do consulado. Envolve questões mais graves como ser preso, sofrer um acidente grave ou falecimento.

  • Documento que atesta residência no exterior

O Atestado de Residência do Exterior é emitido no consulado.

  • Busca por documentos perdidos

Perdeu algum documento enquanto estava no Canadá? Você pode recorrer ao consulado brasileiro para tentar encontrá-lo. Há um local semelhante ao “achados e perdidos”, exclusivo para documentos de brasileiros.

Embaixada

A embaixada seria também uma representação do governo brasileiro no Canadá, sendo também parte do Ministério das Relações Exteriores. É a presença de uma nação dentro do território de outra para estabelecer relações diplomáticas entre esses países. Tudo que estiver ligado à política, economia, cultura e ciência brasileira será discutido por esse órgão.

É importante para tratar de assuntos gerais que interessam tanto ao Brasil como ao Canadá, de forma a realizar uma negociação tranquila e pacífica, em que ambos se beneficiem e cheguem a um acordo.

Função

Sua principal função é tratar de assuntos que interessem a ambos os países, no caso do Brasil e do Canadá. Quem a representa é o embaixador, nomeado pelo presidente brasileiro.

Dentro da embaixada se encontra um setor consular, onde podem ser solicitados os serviços descritos mais acima, no tópico sobre o consulado brasileiro.

Resumidamente, a função da embaixada é representar interesses políticos, culturais, científicos e econômicos dos brasileiros e não atender propriamente as pessoas que estão viajando, estudando ou se mudaram para o Canadá.

Existe uma única embaixada no país e ela se encontra na capital, Ottawa.

Encontre a mais próxima

É importante saber quais são os endereços das embaixadas e consulados mais próximos.

Confira os endereços e telefones da embaixada e consulados brasileiros que existem no Canadá:

Embaixada brasileira

A embaixada brasileira no Canadá está localizada na cidade de Ottawa, a capital canadense.

  • Seu telefone de contato é: +1(613) 237-1090;
  • Seu site oficial é: ottawa.itamaraty.gov.br (pode ser acessado em português ou inglês);

Para chegar ao local, você deve se dirigir até a 450, Wilbrod Street – Ottawa – Ontário. Lembrando que, no mesmo lugar em que funciona a embaixada, se encontra também um setor consular. Então, se você precisar de algum serviço relativo ao consulado, e estiver em Ottawa, pode se dirigir até o endereço da embaixada.

Consulado Brasileiro – Toronto

Um dos consulados brasileiros fica na cidade de Toronto, na província de Ontário. Atende todas as cidades que fazem parte de Ontário, com exceção de Ottawa ─ que possui o serviço de consulado dentro da embaixada ─ além da província de Manitoba e o território Nunavut.

  • Seu telefone de contato é: +1 (416) 922 2503;
  • Seu horário de atendimento ao público ocorre: De segunda à sexta-feira, das 9h às 13h;
  • Seu site oficial é: toronto.itamaraty.gov.br (pode ser visualizado em inglês ou português);

Para chegar ao consulado de Toronto, você deve ir até 77, Bloor Street West – suite 1109 – Toronto – Ontário.

Consulado brasileiro – Vancouver

Em Vancouver se encontra o segundo consulado brasileiro no Canadá. Além de atender todas as cidades da Columbia Britânica, é o local responsável por ajudar brasileiros que estejam nas províncias de Alberta, Yukon e Saskatchewan, além dos territórios Noroeste.

  • Seu telefone de contato é: +1 (604) 696-5311;
  • Seu horário de atendimento para pedidos e coleta de documentos ocorre: de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h;
  • Seu endereço de e-mail varia, de acordo com o setor com que se deseja falar:
  • O site oficial do consulado de Vancouver é: vancouver.itamaraty.gov.br.

Para chegar até o consulado, vá até o endereço: 666, Burrard Street, suite 2020 – Vancouver – BC.

Consulado brasileiro – Montreal

O terceiro consulado que pode ser encontrado no Canadá, se encontra na cidade de Montreal, na província de Quebec. Atende todas as cidades que fazem parte dessa província, além daquelas que pertencem a Terra Nova/Labrador, Novo Brunswick, Nova Escócia e Ilha do Príncipe Eduardo.

  • Seu telefone de contato é: +1 (514) 499-0968;
  • Seu horário de atendimento ocorre: de segunda a sexta-feira das 9h às 16h;
  • Seus endereços de e-mail variam de acordo com o serviço procurado:
  • Seu site oficial é: montreal.itamaraty.gov.br.

Para chegar até o consulado de Montreal você deve se dirigir até o endereço: 1, Westmount Square, suíte 1700 – Montreal – Quebec.

Consulado brasileiro honorário – Halifax

Na cidade de Halifax, Nova Escócia, há um consulado honorário, que fica sob a responsabilidade do consulado de Montreal. Pode ser útil no caso de alguma urgência, para quem estiver visitando esta região canadense.

  • Seu número de telefone é: 1 (902) 462-0714

O site oficial é o mesmo do consulado de Montreal. Se precisar ir até o local, basta se dirigir até o endereço: 1 Ridgewood Court, Dartmouth, Nova Scotia B2W 6E5.

Ficou alguma dúvida?

Você percebeu que a embaixada e consulado brasileiro no Canadá são muito importantes para ajudar nas relações internacionais.

A primeira é responsável por tratar de assuntos gerais, que podem ser úteis para ambos os países e garante um bom relacionamento entre ambos. Já os consulados são os locais que vão ajudar brasileiros com serviços em geral, principalmente aqueles relativos à documentação, garantindo que você vai conseguir tudo mais rapidamente.

Caso tenha ficado alguma dúvida em relação ao assunto, sinta-se à vontade para perguntar nos comentários e continue acompanhando mais artigos aqui no blog.

E se você achou que este texto foi útil, aproveite para compartilhar em suas redes sociais, para que mais pessoas saibam sobre a embaixada e os consulados.

Topo