Conheça os parques mais bonitos da Nova Scotia

Posted in Entretenimento

Uma pequena província marítima com quase um milhão de habitantes e que oferece pontos de visitação incríveis para os turistas. Assim é Nova Scotia, que conta com parques nacionais magníficos, que encantam só de olhar.

Trata-se da segunda menor província do Canadá, com área de 55.284 quilômetros quadrados. Logo, caracteriza-se por ser aconchegante.

O idioma oficial é o inglês e seu nome remete à Escócia (Scotia, em latim). Foi denominada assim em função dos primeiros exploradores do local: os escoceses. No entanto, a área já era dominada pela tribo indígena Mi’kmaq, que ainda conta com remanescentes na região.

A seguir, conheça os principais parques de Nova Scotia, assim como o que fazer em cada um deles, localização, eventuais cobranças e curiosidades.

Os melhores parques de Nova Scotia

Ao longo do texto, você terá mais detalhes sobre seis parques da região. São eles: Kejimkujik National Park, Cape Breton Highlands National Park, Nova Scotia Provincial Parks, Shubie Park, Rainbow Haven Beach Provincial Park e, para começar, conheça o Sable Island National Park Reserve.

Sable Island National Park Reserve

Os cavalos selvagens são bastante comuns na região, assim como outras espécies de animais.

Caracteriza-se por ter uma vegetação baixa. A grama de tonalidade marrom, com aspecto de seca, é muito comum na região. Outra particularidade é a raça de cavalos selvagens da Ilha Sable, conhecida por ser feroz, além dos pôneis, que são protegidos da intervenção de pessoas.

Muitas focas cinzentas e portuárias aproveitam para se reproduzir nas margens do parque e, no local, é comum observar colônias de aves de diversas espécies.

Com esse cenário, a experiência de apenas observar a área é ter a sensação de estar em uma época pré-histórica.

O parque passou a ser considerado nacional em junho de 2013.

Diariamente, são organizadas expedições ao local, o que facilita seu acesso pelos turistas, pois o local fica a 300 quilômetros da costa, no Oceano Atlântico, a contar da capital Halifax.

Kejimkujik National Park

Com uma área de aproximadamente 400 quilômetros quadrados, o parque de Nova Scotia acumula os títulos de nacional e histórico. Seus lagos e rios podem ser explorados através de viagens de barco ou caiaque.

O local conta com a herança da tribo Mi’kmaq, através de petróglifos (desenhos feitos em pedras e que resistem bravamente ao tempo).

Acampar nos parques de Nova Scotia é comum e existem áreas especialmente dedicadas para a atividade.

O Kejimkujik abriga duas áreas de terra. Uma delas, a mais importante, está na península de mesmo nome da província, próximo à fronteira dos condados de Queens e Annapolis. Sua vegetação é composta de florestas, em uma planície de montanha.

A outra, por sua vez, tem o nome de Kejimkujik Seaside e está na costa do Oceano Atlântico. O principal atrativo para seus visitantes são as praias.

Este é o único parque em todo o Canadá que está totalmente dentro de um Sítio Histórico Nacional.

Dentre as atividades que podem ser praticadas na região, vale a pena citar canoagem, camping e caminhada. A fauna é variada e espécies como pica-paus, mergulhões, corujas barradas, veados de cauda branca, alces e porcos-espinhos.

Cape Breton Highlands National Park

É um parque mais antigo em Nova Scotia, pois funciona desde 1936. Fica na ilha Cape Breton e tem uma área de quase 1 mil quilômetros quadrados. A paisagem encontrada no local inclui montanhas, florestas, cânions de alta profundidade e altas falésias.

A paisagem local é bem diversificada e encanta visitantes do mundo todo.

E não é só. O local é bastante popular e conta com áreas ideais para receber famílias, com praias de água salgada, outras duas de água doce e diversas trilhas desenvolvidas especialmente para caminhadas e trilhas. Ainda há um campo de golfe, no qual iniciantes e experts no assunto podem jogar ou simplesmente apreciar o esporte.

Quanto aos animais encontrados no parque, os répteis ganham destaque, assim como as aves, principalmente o falcão, peneireiro e águia careca. Já entre os mamíferos, vivem no parque em Nova Scotia linces, castores, ursos pretos, alces, guaxinins e raposas vermelhas.

As espécies marinhas também estão presentes em Cape Breton Highlands, em função dos muitos rios que atravessam a área. Focas, baleias e golfinhos podem ser vistos, bem como outros animais.

Ao fazer uma trilha na região, todas essas atrações se tornam ainda mais visíveis.

O principal acesso ao parque se dá através da Cabot Trail, que já é uma atração e é tão bonita que é o cenário ideal para fotos. Neste caminho, a flora local também pode ser apreciada.

Nova Scotia Provincial Parks

Trata-se de um conjunto de parques em Nova Scotia, no qual é possível acampar e apreciar a fauna e flora.

Uma atividade interessante para fazer na região é o geocaching. É como se fosse uma caça ao tesouro, mas o principal objeto de busca é um GPS, em vez de um mapa. Um cache (uma espécie de caixa pequena) é colocada em qualquer lugar e deve ser encontrada pelo praticante.

O camping geralmente dá acesso às praias próximas ao parque.

Algumas áreas são dedicadas exclusivamente ao camping. São cobradas algumas taxas, como a de reserva, de CAD$ 9 (quase R$ 30) e a de pernoite, de cerca de CAD$ 27 (R$ 80). O preço vale para grupos de até 6 pessoas e é cobrado um valor extra para adicionais. Idosos têm desconto.

As facilidades são diversas para quem se hospeda no local. Há acesso às trilhas, praias, wifi e diversas atrações e valem para todos os parques do complexo. Ainda se pode visitar outros locais próximos, como museus e centros históricos, além de pontes e outras construções.

Shubie Park

É um parque em Nova Scotia com 16 hectares, mantido pela prefeitura de Halifax. Com uma floresta densa, tem como acesso principal a Rodovia 118.

Sua história vem desde o século XVIII, mas a atual administração se iniciou apenas em 1996. Com isso, a prioridade foi tornar a região uma área verde, com praia e áreas para piquenique e camping.

Na região de Dartmouth, o parque fica aberto diariamente, das 8 às 23 horas.

Assim como em outros parques em Nova Scotia, há uma área para receber quem pretende acampar no local.

O lugar é calmo e conta com inúmeras facilidades, tais como internet, locais para nadar e pescar, andar de bicicleta ou simplesmente relaxar. É diversão adequada para toda a família.

O Shubie Park é um local mais do que adequado para relaxar e curtir a natureza.

Fica bem próximo da capital Halifax, a 15 minutos do centro.

A experiência de visitar o local é inesquecível, principalmente por conta de suas atrações e momentos de quietude, nos quais é possível relaxar, observar a natureza e ter paz interior. É um cenário incrível para atividades físicas, principalmente caminhadas e corridas.

Rainbow Haven Beach Provincial Park

A praia é ideal para toda a família, tem uma boa infraestrutura, mas alguns pontos precisam de atenção especial por serem perigosos.

Diariamente, fica aberto das 8 da manhã até às 20 horas. Proporciona instantes de lazer para toda a família, principalmente em função da praia, sua principal atração. Seu acesso se dá através da Cow Bay Road. A região onde o parque de Nova Scotia se situa tem o mesmo nome da estrada. Fica a cerca de 30 minutos do centro de Halifax.

A praia é uma das mais populares da província e se caracteriza por suas ondas pequenas e por ter um ambiente propício para pessoas de todas as idades.

Sua infraestrutura é muito boa, com estacionamento, acesso fácil para pessoas com deficiência, mesas para piquenique, vestiários, locais para comer, chuveiros, área para bicicletas, entre outros. Assim, além da diversão, fica garantida também a comodidade.

A praia é administrada pela Nova Scotia Provincial Parks.

A área litorânea é supervisionada por salva-vidas. Nos dias de movimento mais intenso, o trabalho chega a se estender em extensão de território.

No entanto, mesmo com a tranquilidade característica, alguns pontos podem se tornar verdadeiras armadilhas para banhistas, pois são perigosos. Outros são preferidos pelos visitantes e podem estar sempre cheios, o que tira a tranquilidade e o conforto, principalmente para quem vai à praia com crianças.

Em suma, os parques de Nova Scotia trazem muitas atrações, que se destacam pela variedade. Entretanto, elas têm algo em comum: o contato pleno com a natureza e a chance de viver experiências incríveis, ainda mais com a observação de itens diferentes da fauna e flora, mais difíceis de serem encontrados no Brasil.

Você conferiu seis locais, os mais populares da província litorânea. Para ter mais informações sobre o Canadá, tanto para turismo quanto para estudos, trabalho e moradia, leia os outros textos do blog e mantenha-se atualizado através de conteúdo novo e exclusivo, postado frequentemente.

Topo