Conheça mais sobre o Aeroporto Internacional de Toronto (YYZ)

Posted in Eta Canada Blog, Transporte

O Aeroporto Internacional de Toronto está localizado a cerca de 28 km a noroeste da região central da cidade. Mais do que um simples aeroporto, é considerado uma atração à parte, pois conta com várias obras de arte, espaços de entretenimento, lojas, restaurantes, lounge, entre outros detalhes.

São cerca de 400 mil voos a cada ano e 40 milhões de passageiros transportados durante esse mesmo período — números que fazem do aeroporto uma das principais referências quando se trata de transporte aéreo internacional na América do Norte.

O Toronto Pearson (seu nome original) funciona há quase 80 anos, e é um verdadeiro show de modernidade, com dois imensos terminais, casas de câmbio, locadoras de automóveis (inclusive limusines), espaço VIP, wi-fi de altíssima qualidade, entre outros diversos serviços.

Inaugurado no ano de 1939, hoje o Toronto Pearson é um dos símbolos da cidade de Toronto.

Os check-ins, por exemplo, são realizados no sistema de autoatendimento. Os funcionários, em sua maioria, são bilíngues. Os balcões e guichês dispensam comentários, de tão equipados e modernos. Sem contar, obviamente, o respeito e o cuidado no atendimento.

Para completar, uma série de “mimos” são oferecidos aos visitantes que, de tão satisfeitos, chegaram a conceder-lhe o curioso título de “melhor aeroporto para aguardar um voo atrasado”.

Dentre os principais serviços oferecidos durante a espera, estão:

  • Wi-fi gratuito e de altíssima qualidade;
  • Plaza Premium Lounge, com poltronas confortáveis para o descanso;
  • iPads grátis, fornecidos nos bares e restaurantes do aeroporto;
  • Fastfood, como os da rede Subway, Tim Hortons, YogenFruz, entre outros
  • Mais de 300 obras de arte escolhidas em concurso, para o deleite dos passageiros durante a espera pelo embarque.
O conforto das suas instalações fez do Aeroporto Internacional de Toronto “o melhor aeroporto para esperar um voo atrasado”, segundo os usuários.

Como sair do Aeroporto Internacional de Toronto (YYZ) até o centro da cidade?

Transporte público

Para quem busca por economia e procura um transporte mais barato que o UP Express, uma alternativa é utilizar o serviço de transporte público comum, que infelizmente leva um pouco mais de tempo e é um pouco menos confortável.

É, sem dúvida, a forma mais barata de sair do aeroporto, apesar de não oferecer as mesmas regalias de um transfer, a rapidez do UP Express ou a privacidade dos táxis.

Para esse tipo de transporte, são utilizados os ônibus administrados pelo TTC (Toronto Transit Commission), especificamente o Expresso 192 AirportRocket, que parte do aeroporto até a estação do metrô Kipling, em não mais que 20 minutos.

A tarifa custa CAD 3,25, ainda com direito a fazer uma interligação com o metrô Bloor-Danforth.

O Expresso 192 AirportRocket. 

Trem de Superfície (Up Express)

O Trem de Superfície UP Express funciona desde 2015, realizando o trajeto entre o aeroporto e o centro de Toronto — a chamada downtown.

É um equipamento moderno, ágil, seguro, limpo e confortável, que ajuda a colocar o sistema de transporte público de Toronto entre os melhores do mundo.

Em não mais que 25 minutos o visitante fará um trajeto entre o Aeroporto Internacional de Toronto e a Estação Ferroviária Central ou “Union Station”, pelo valor de CAD 27.

Além de moderno, confortável e seguro, tem partidas a cada 15 min, e conta ainda com algumas regalias, como wi-fi gratuito, TV, ar-condicionado, além do fato de ser o método mais prático e rápido de chegar no centro da cidade.

Táxi

Aqui a vantagem é, sem dúvida, poder deslocar-se do aeroporto até a downtown (centro) de Toronto com toda a privacidade de um automóvel particular ou, até mesmo, uma limusine — outra opção oferecida no mesmo local.

O valor da viagem geralmente fica entre CAD 60 E CAD 80, a depender do local exato onde deverá ficar na região.

No entanto, não custa acrescentar a esse valor as gorjetas. No Canadá, como em outros países, esse também é um hábito que faz parte da cultura local.

A desvantagem, nesse caso, parece óbvia: o preço! Porém a preferência por um meio de transporte personalizado faz com que o deslocamento com malas e objetos seja bem mais prático.

Transfer

Um transfer é como uma espécie de serviço extra, em que uma empresa se encarrega da locomoção dos visitantes, desde os procedimentos de embarque e desembarque, passando pelo cuidado com as malas, até o trajeto entre o aeroporto e a região de destino.

É uma maneira bem mais confortável e segura de deslocar-se quando se está carregado de bagagens, pois não terá que se preocupar com a sua segurança durante a espera pelo transporte.

Uma forma bastante popular de contratar um transfer em Toronto é por meio do site “Pesquisador de Transfer”. Nele, basta apenas indicar o local onde o motorista deverá aguardá-lo e o local de destino, além de outros detalhes formais.

Aluguel de carro

Empresas como Budget, Avis, Enterprise, Hertz, Dollar/Thrifty, entre outras, podem ser contratadas ainda dentro do Aeroporto Internacional de Toronto, no guichê 1 do estacionamento, por diárias a partir de CAD 70.

É um meio de transporte bastante popular na cidade, muito por conta das curtas distâncias entre os pontos turísticos e da escassez de transporte público a partir da meia noite.

O recomendado é aproveitar essa imensa variedade de locadoras de carros e pesquisar bastante para encontrar o modelo ideal para o seu tipo de roteiro e, obviamente, um preço que se adeque ao seu orçamento.

Com quase 80 anos de história, o aeroporto Internacional de Toronto é considerado um dos mais eficientes, modernos, seguros e tradicionais do mundo. Se você quiser acrescentar outros qualificativos, deixe seu comentário. E continue acompanhando e compartilhando nossas publicações.

Topo