Conheça mais sobre a cidade de London, no Canadá

Posted in Cidades, Economia e Política, Educação, Eta Canada Blog

Se você ainda não ouviu falar da cidade de London, no Canadá, não se preocupe. A cidade é pouco conhecida entre os brasileiros que, normalmente, buscam os destinos mais famosos para visitar ou viver no país. Ela está localizada na província de Ontário, a 200 km de Toronto e a apenas 800 km de Nova York, nos Estados Unidos.

London surpreende por tudo o que o município oferece aos viajantes e estudantes. A localidade tem mais de 400 mil habitantes, o que lhe confere um status de cidade relativamente grande para os padrões canadenses. Trata-se da maior cidade do sudoeste de Ontário e a 10ª maior do Canadá.

Por tudo isso, ela ganhou o rótulo de um dos maiores centros urbanos do país, mas com a tranquilidade e comodidade de uma cidade pequena.

Outra curiosidade positiva é que o lugar figura nas primeiras posições do ranking de cidades que melhor integram imigrantes no país. Sendo assim, colocar London na lista de possíveis locais para morar na América do Norte pode ser uma ótima iniciativa.

Principais características de London, Canadá

A aconchegante cidade de London, no Canadá.

London, no Canadá, oferece grande riqueza arquitetônica em seus edifícios antigos, bem como um ambiente urbano moderno. Seus parques são belos, a taxa de criminalidade local é pequena, as escolas e universidades são excelentes e as alternativas de lazer e cultura contam com grande destaque nacional.

Quer mais? Então vamos conhecer algumas das principais características desse pedaço admirável do Canadá.

Localização e clima

O município de London encontra-se na província de Ontário, situada no centro-leste do país. Ontário é a província canadense mais populosa e a segunda maior em área total.

London está no meio do caminho entre a cidade de Toronto e a fronteira com o estado americano de Michigan, onde se encontra Detroit. Além de possuir uma distância de somente 800km de Nova York.

Tal localização oferece muitas vantagens para a instalação de importantes empresas na região. Soma-se a isso o fato de a localidade ser atendida por um aeroporto internacional. O London International Airport conta com um terminal de cargas aberto 24 horas por dia.

O clima em London, no Canadá, conta com verão quente e úmido e temperatura média de 20,5oC. Temperaturas acima de 30ºC ocorrem somente 10 dias por ano em média. Assim, a prática de esportes e demais atividades ao ar livre são sempre aproveitadas durante essa época. Apesar de haver períodos de tempestades por conta da umidade.

Já o inverno mantém as características típicas do país, com frio e a presença da neve. A temperatura média no mês de janeiro pode ficar abaixo dos -6oC. A incidência de neve é pesada, com uma média de 194 cm por ano. Os meses de dezembro e janeiro são os mais brancos, com média de 48 cm de neve.

Atrações

London esbanja opções de lazer e cultura para sua população e turistas. Diversos festivais acontecem na cidade anualmente.

Dentre eles está o Sunfest, festival que reúne música, dança, gastronomia, artesanato e arte visual, considerado o segundo maior do Canadá nesses moldes. O evento ocorre no Victoria Park. Outro destaque é o London Rib-Fest, o segundo maior festival de churrasco da América do Norte.

Muitos museus fazem parte das atrações culturais de London, no Canadá. O London Museum exibe obras de artistas locais, regionais e nacionais. Outros destaques são o Museu de Arqueologia de Ontário e o Royal Canadian Regiment Museum, com acervo militar. As crianças têm um espaço só para elas no London Regional Children’s Museum

Galerias de arte, teatros, bares e restaurantes também fazem parte das atrações locais. Assim como os parques, uma alternativa muito comum nas cidades canadenses. O maior deles é o Springbank Park, com 140 hectares e 30 km de trilhas.

Custo de vida

Para analisar o custo de vida em London, vamos partir do pressuposto de que o salário líquido mensal médio, de acordo com o Numbeo, é de CAD$ 2.948,94. E que a localidade é mais acessível que grandes centros como Toronto, Vancouver e Montreal.

O aluguel é o item que mais preocupa quando o assunto é custo de vida. Em London, alugar um apartamento de um quarto na região central custa em média CAD$ 950 por mês. Apartamentos de três quartos são encontrados com preços entre CAD$ 1.300 e CAD$ 2.000.

Em regiões mais afastadas a média é de cerca de CAD$ 630 para um dormitório e CAD$ 1.200 para três dormitórios. É comum que estudantes compartilhem a moradia ou o quarto, o que diminui sensivelmente esse gasto. Dependendo do tamanho e da localização, o metro quadrado em London vale entre CAD$ 1.000 e CAD$ 5.000 para compra.

Os gastos com as despesas de moradia (água, luz, gás e aquecedor) varia entre CAD$ 50 e CAD$ 300. A média para uma passagem de ônibus é de CAD$ 2.75, enquanto o passe mensal custa em torno de CAD$ 80. Já o litro da gasolina fica entre CAD$ 1,06 e CAD$1,14.

Como já sabemos, os gastos com supermercado sempre variam de pessoas para pessoa. Apenas exemplificando, o litro do leite sai por CAD$ 1,75. O pacote de 500 g de pão de forma custa CAD$ 2,25. Uma dúzia de ovos, CAD$ 2,50. Frutas como bananas, tomates, maçãs fica entre CAD$ 1,30 e CAD$ 3. E o quilo da carne e do frango sofre grande variação, entre CAD$ 6 e CAD$ 20.

Uma refeição individual em um restaurante não sofisticado sai por cerca de CAD$ 15. Em contrapartida, comer em um restaurante mais requintado, para duas pessoas, pode custar CAD$ 65. Lanches em fast-food custam CAD$ 10.

Um mês de academia gira entre CAD$ 40 e CAD$ 60. Uma entrada para o cinema, CAD$ 12. Para as famílias, a pré-escola tem valor entre CAD$ 850 e CAD$1.000 mensais. Já a escola primária internacional custa por volta de CAD$ 16.000 anuais.

Qualidade de vida

Springbank Park, o maior parque de London.

A qualidade de vida em London, no Canadá, é das melhores possíveis. Seu índice de criminalidade é muito baixo. A cidade é referência na área médica e seu sistema de saúde é financiado publicamente pela província.

London é conhecido como o município mais verde do país (The Forest City). Já vimos que o Springbank Park conta com 140 hectares e 30 km de trilhas. E que o Victoria Park é um importante centro de eventos da comunidade. Mas ainda há outros parques disponíveis para o lazer da população, bem como uma série de jardins e conservatórios.

Ainda com base no lazer, são inúmeras alternativas culturais que envolvem arte, cinema, teatro e música. Há ciclovias por toda a cidade, mais precisamente 330 km delas. E o transporte público é digno de primeiro mundo, com serviços de ônibus inclusivos.

Educação

London é um centro de excelência educacional. A Western University é uma das melhores universidades do Canadá e se apresenta com aproximadamente 30 mil estudantes de graduação e pós-graduação. Juntamente com suas faculdades universitárias afiliadas de Brescia, Huron e King, formam uma das melhores universidades do mundo.

O Fanshawe College atrai mais de 20 mil estudantes por ano de 60 países, com cursos de graduação e pós-graduação. A College Boreal também oferece uma ampla variedade de programas, mas em francês.

A localidade também tem opções de ensino primário e secundário de qualidade, incluindo 20 escolas particulares. Imigrantes, com a devida permissão, podem matricular os filhos nas escolas públicas.

Intercâmbio em London

Por suas características, qualidade de vida oferecia e opções de estudo de qualidade, considerar London, no Canadá, para um intercâmbio é uma atitude inteligente. Afinal, a cidade é tratada como um centro internacional para educação superior, pesquisa científica e atividades culturais.

Baseado no que já foi apresentado, London oferece tudo o que um grande centro canadense tem, com a vantagem de ser mais acessível economicamente. E de estar estrategicamente localizada a nível geográfico.

Estudar em uma das universidades da cidade renderá um conhecimento além do que se pode obter na maioria das instituições brasileiras. Junta-se a isso o enriquecimento no currículo ao citar tal estudo, aliado as opções de cursos extracurriculares existentes.

Assim como a melhora na fluência do inglês. E, quem sabe, a chance de imigrar para o Canadá, já que essa opção existe nos vários programas oferecidos pelo governo do país.

As universidades canadenses ainda possuem excelente estrutura, com restaurantes, cafés, bares, residências estudantis, academia, ginásio, entre outros.

E se você tiver outras informações sobre London, no Canadá, curiosidades ou dúvidas, compartilhe aqui sua mensagem. E continue seguindo nossas publicações sobre esse país incrível.

Topo