Como tirar carteira de motorista no Canadá?

Posted in Eta Canada Blog

Ao viajar para outro país com o intuito de ficar mais tempo do que apenas em uma viagem de turismo é natural que você queira descobrir algumas coisas, como o que é preciso para tirar a carteira de motorista no Canadá.

Assim você pode alugar um carro ou até mesmo dirigir um veículo emprestado de algum parente ou amigo, estando legalizado para fazer isso.

Muitas pessoas acham que é preciso ter a CNH brasileira para tirar a carteira de motorista no Canadá, mas mesmo que você nunca tenha tirado o documento no Brasil, pode tentar enquanto estiver em alguma cidade canadense.

No Canadá cada província e território tem um jeito de resolver as coisas, o que significa que você terá que seguir as regras de acordo com o local em que estiver morando ou se hospedando.

Descubra agora o que é preciso para tirar esse documento no Canadá:

Como é a carteira de motorista no Canadá?

Uma das grandes diferenças da carteira de motorista no Canadá é que ela não vale no país todo, como acontece com a CNH brasileira. Lá ela é válida em algumas províncias, dependendo da região onde você emite o documento.

A carteira de motorista só vale em todo o Canadá para viagens. Se você vive em uma província e se muda para outra, terá que fazer o documento novamente. O motivo? Cada região tem suas regras de trânsito.

Como tirar a carteira de motorista no Canadá?

Cada província tem suas regras para se tirar a carteira de motorista. Antes de explicá-las vale comentar como funciona o processo para obter o documento no Canadá tendo ou não a CNH brasileira.

Quem nunca tirou a carteira de motorista no Brasil ou a possui há menos de dois anos precisará passar por um processo mais longo, começando com o documento para iniciantes e passando por uma prova de conhecimentos.

Se você já tem esse documento pode dirigir usando-o – acompanhado de uma cópia traduzida – durante três meses se vai apenas estudar em terras canadenses. Já no caso de turismo, você pode usar a CNH brasileira durante todo o período de viagem.

Para facilitar o entendimento de como tirar a carteira de motorista no Canadá, você irá encontrar as informações abaixo, separadas por região:

Ontário

Em Ontário a carteira de motorista é dividida em três níveis: G1, G2 e G. Para tirar a G1 você precisará fazer apenas uma prova teórica, mas esse documento é bastante simples.

Só é possível dirigir acompanhado de alguém que tem carteira G há mais de três anos. A tolerância zero para álcool no sangue é vigente, não é permitido dirigir em rodovias e entre a meia-noite e as cinco da manhã.

De qualquer forma você vai precisar ter a carteira G1 para poder tentar aos outros níveis se não tem a CNH brasileira ou a possui há menos de dois anos. Depois de conseguir a G1 pode imediatamente marcar o teste prático para conseguir o nível G2. Se você já tem carteira há mais de dois anos no Brasil pode marcar o teste direto para a carteira G.

Outra opção para quem já tem o documento brasileiro é tirar os dois níveis juntos, um após o outro, já que não é necessário esperar o prazo mínimo de um ano. Quem nunca teve carteira de motorista terá que ficar um ano com a G2 para então tentar a G.

Com o nível G2 já é possível dirigir sozinho, nas rodovias e em qualquer horário. A diferença está na tolerância quanto a pontuação e multas. Ainda há tolerância zero para álcool no sangue.

Já na carteira nível G é permitido ter até 0,08% de álcool no sangue e pode alcançar mais pontos antes de ter a carteira suspensa. Um motorista com carteira G2 pode atingir apenas 9 na pontuação enquanto que aquele que possui a carteira G pode chegar até 15 antes de ter o documento suspenso.

British Columbia

Em British Columbia os estudantes podem usar a carteira de motorista brasileira por até 6 meses, mas precisam ter carta da universidade, comprovando que estudam full time.

Quem decidiu ficar na Colúmbia Britânica pode dirigir no Canadá com a CNH brasileira por 3 meses se for turista, estudante ou imigrante. Estudantes conseguem renovar por mais 3 meses se tiverem comprovação da universidade de que ainda estão matriculados.

Se você nunca tirou a carteira de motorista no Brasil, deverá fazer um teste teórico para conseguir a permissão de aprendiz. Seu carro deverá ser indicado com a letra L. Em seguida é marcado o teste prático e após a aprovação o veículo passa a ser identificado com a letra N, de motorista iniciante.

Será preciso ficar dois anos com esta carteira de motorista no Canadá. Passado esse tempo, se nunca aconteceram multas ou acidentes você faz um novo teste prático e recebe (se aprovado) o documento definitivo, chamado de Class 5.

Caso já possua a CNH brasileira, você faz apenas a prova teórica (e identifica o veículo com a letra L após ser aprovado) e a prova prática. Se passar nessa última, já recebe a carteira de motorista definitiva. Além disso, assim que aprovado você terá que entregar sua CNH do Brasil. Quando voltar para terras brasileiras será preciso solicitar a segunda via.

Quebec

Em Quebec, se você for ficar apenas por um tempo de estudos, acaba e se mudar ou vai como turista, pode usar a PID (versão traduzida da sua CNH) para dirigir. O período máximo em que o documento é aceito são 6 meses.

Passados os seus meses será preciso tirar a habilitação na província. Para isso você faz um teste teórico e um teste prático e se passar nos dois já recebe a Class 5 (como é chamada a carteira de motorista em Quebec). É preciso ter a carteira brasileira há pelo menos um ano.

Quem nunca tirou a carteira anteriormente passa por um processo mais longo. Começa com um curso teórico e faz o teste teórico. Após aprovado recebe a carteira L, de aprendiz e só pode dirigir com alguém que já possui a Class 5. Em seguida são feitas aulas práticas e você terá que esperar dez meses para fazer um novo teste teórico.

Após a aprovação pode agendar o teste prático. Mas isso não pode acontecer em menos de um ano se você estiver com a habilitação de aprendiz. Depois da aprovação do teste prático, recebe o documento definitivo e já pode dirigir sem um acompanhante.

Alberta

Quem opta pela província de Alberta e já possui carteira de motorista passa por um processo mais rápido para obter a versão canadense do documento.

Em Alberta quem está imigrando para a cidade pode usar a habilitação brasileira acompanhada da tradução por até 3 meses. A única exceção são os estudantes, que podem usar a CNH do Brasil por um ano, mas precisam comprovar que estudam em alguma instituição credenciada da província.

Se você já possui a carteira há pelo menos dois anos, basta fazer um teste teórico e quinze dias depois o teste prático. Após aprovação você já irá receber a Class 5 full.

Agora, se você nunca tirou a habilitação no Brasil, vai precisar ser aprovado no teste teórico, ficar um ano praticando, dirigindo acompanhado de alguém que possui a carteira definitiva.

Em seguida você solicita o teste prático e se aprovado recebe a carteira Class 5 GDP. Dois anos depois você passa para a Class 5 full, mas precisará não ter se envolvido em acidentes ou ter multas.

Manitoba

Vai para Manitoba? Independentemente de ser como estudante, imigrante ou visitante, você terá apenas três meses para dirigir com a habilitação brasileira acompanhada da PID. Depois precisa solicitar o documento válido na província.

É preciso ter três anos com a CNH brasileira para que o processo de conseguir o documento em Manitoba seja mais rápido. Nesse caso é só passar pelo teste teórico e prático e se passar nos dois já recebe a carteira definitiva, chamada Class 5A.

Se você ainda não tirou a carteira de motorista no Brasil e quer tirar a primeira via em Manitoba precisa fazer um curso de direção e passar por uma prova teórica. Assim que aprovado recebe a Class 5L e precisa esperar nove meses para fazer o teste prático. Neste período pode dirigir acompanhado de um motorista que possui a Class 5A.

Depois de passar na prova prática você recebe a Class 5F, uma habilitação intermediária. Precisa ficar com ela por 15 meses e se após esse período não se envolveu em nenhum problema, já recebe a versão definitiva do documento.

Newfoundland and Labrador

São necessários três anos com a CNH Brasileira para que você possa obter a carteira definitiva em Newfoundland and Labrador mais rapidamente.

Quem chega a Newfoundland and Labrador pode ficar até três meses dirigindo com a carteira de motorista do Brasil. Depois deve passar por um teste teórico e outro prático e se passar nos dois consegue a habilitação definitiva válida na província.

Caso vá fazer a primeira habilitação deve fazer um curso, chamado de GDL e tentar a prova teórica. Após aprovação, precisa esperar um ano (praticando) – oito meses se optar por uma autoescola credenciada por Newfoundland and Labrador – para realizar a prova prática.

Se você passar, deve ter o carro identificado como “Novice Driver”. Depois de um ano, se não se envolveu em acidente ou obteve multas, recebe o documento definitivo.

Ilha Prince Edward

Na Ilha Prince Edward você pode dirigir usando a habilitação brasileira (com a tradução) por até quatro meses. Depois deve dar entrada ao processo para obter a versão autorizada na região.

Depois dos quatro meses é preciso solicitar a carteira definitiva, chamada de PEI. Para os brasileiros é preciso passar por um teste de visão, teste escrito e prático. Após aprovação recebe o documento válido na Ilha de Prince Edward.

Quem nunca tirou habilitação anteriormente deve solicitar a Permissão de Motorista de Instrução ou carteira Class 7. Será preciso passar por um teste teórico e após aprovado pode dirigir acompanhado de alguém que possua a carteira definitiva.

Depois de um ano – e de concluir o curso de motoristas iniciantes – é possível solicitar o teste prático. Se passar na prova prática tem direito a carteira Class 5.

Saskatchenwan

Aqueles que já possuem a CNH e viajam para a região de Saskatchenwan podem dirigir usando esse documento (com a tradução) por até três meses. Passado esse período – e se dirigem a pelo menos dois anos – devem fazer o teste teórico e o prático para tirar a carteira definitiva (Class 5). É preciso passar na primeira tentativa na prova prática.

Caso ainda não possua e queira tirar a carteira de motorista no Canadá precisa passar por um curso (chamado GDL), fazer a prova teórica, praticar por nove meses e fazer a prova prática. Após aprovação pode ser qualificado como Novice 1 ou Novice 2.

No primeiro (Novice 1), é preciso dirigir por seis meses com a carteira intermediária e então se recebe a Class 5 (definitiva). Se classificado como Novice 2, precisa dirigir um ano com a carteira intermediária para então receber a Class 5.

Nova Scotia

Em Nova Scotia é possível dirigir por até três meses com a habilitação de outro país. Depois o processo é muito parecido tanto para quem vai tirar a primeira via do documento quanto para quem já tem ao menos dois anos de experiência como motorista.

É necessário fazer uma prova teórica, praticar por 3 ou 6 meses (3 se participar de um dos programas certificados do governo), fazer a prova prática. Após a aprovação, você obtém a carteira de motorista intermediária (Class 5N). Se não tiver nenhuma multa e acidente do período de dois anos, recebe a habilitação definitiva.

A única diferença para quem já tinha a carteira de motorista no Brasil é que não precisará passar pela prova teórica. O restante das etapas segue igual.

New Brunswick

Se você está indo estudar, acaba de se mudar ou vai visitar New Brunswick, pode dirigir com a CNH do Brasil por até três meses. Depois, se possui dois anos de experiência como motorista habilitado pode solicitar o documento oficial da região. Precisa fazer um teste teórico, uma prova prática e se passar em tudo recebe a carteira definitiva Class 5.

Vai tirar a primeira carteira de motorista no Canadá? Você precisará passar pela prova teórica para a carteira Class 7 (1), praticar por um ano – 8 meses caso participe de um programa de alguma autoescola credenciada –, fazer a prova prática e obter aprovação para ter direito a Class 7 (2), chamada de carteira intermediária.

Após um ano, se você não se envolver em multas ou acidentes, recebe a habilitação Class 5.

Agora você já sabe o que é preciso para tirar a carteira de motorista no Canadá.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a acompanhar as postagens do blog! E comente se você já tirou ou vai tirar a habilitação canadense.

Topo