Celular no Canadá: algumas dicas para adquirir seu plano
Sempre que o assunto é mudança de país, uma lista imensa de coisas a se organizar precisa ser feita. Algo que deve estar no topo dela é a compra de um plano de celular, e, em alguns casos, de um aparelho. Para isso, é necessário fazer uma vasta pesquisa pelas diversas operadoras. Nesse caso, não é diferente, conheça algumas para ter um celular no Canadá.
O celular comprado no Brasil funciona no Canadá?
Isso varia muito! O bacana é que, em todas as operadoras do Canadá, é possível testar se o seu aparelho é compatível ou não. É feita uma leitura do código IMEI e, a partir disso, a operadora consegue detectar se o aparelho irá funcionar na rede deles.
Algumas operadoras brasileiras oferecem o serviço de dados para usuários que estão fora do país. Porém, o custo não é baixo. Mas vale conversar com a sua operadora e ver o que eles têm a oferecer.

Quais são as principais operadoras no Canadá?
Existem três principais operadoras de celular no Canadá, que são conhecidas como “The Big 3”: Bell, Rogers e Telus. Essas empresas dominam o mercado nessa área e são conhecidas como full-service, pois além de oferecerem planos de celular também oferecem plano de TV e internet banda larga. Mas fique atento, isso não significa que são as melhores empresas do ramo.
É possível encontrar ofertas vindas de operadoras menores, como a Koodo, WIND, Fido, PC Mobile, Virgin, Chatr, entre outras, dependendo da província que você estará. Algumas dessas operadoras menores pertencem às maiores, como a Koodo, que faz parte do Grupo Telus.
A desvantagem das operadoras menores é que a cobertura talvez não seja tão boa quanto de uma Big 3. Mas a vantagem é que, como são focadas em apenas um serviço, o preço pode ser mais interessante que o das empresas maiores.

Como funcionam as cobranças de celular?
Algumas operadoras vão oferecer o plano de celular e também o aparelho. Sem dúvida, parece tentador sair da loja com um celular novo em folha, porém pode sair muito mais caro que o seu orçamento.
Se você levar o seu próprio aparelho (BYOD – Bring Your Own Device), é possível conseguir planos mais em conta, de 20 a 25 dólares mais barato. Além disso, você evita se comprometer com um contrato de fidelidade de dois anos, já que esse plano funciona mensalmente.
Para recém-chegados, algumas operadoras de celular no Canadá podem se recusar a fazer esse tipo de plano. Mais que isso, podem pedir um depósito reembolsável de 100 a 200 dólares por linha, por conta do histórico de crédito.
Com relação a valores, eles variam muito. Vai depender da quantidade de dados que você deseja adquirir no plano. Observe as ofertas e os benefícios que as empresas estão oferecendo. Tire todas as suas dúvidas antes de fechar com qualquer empresa.

Qual o melhor custo-benefício das operadoras?
Nada melhor do que saber dos próprios canadenses qual operadora de celular oferece um serviço de qualidade, e ainda com aquele preço camarada.
Tendo em vista que os nativos são bem exigentes com qualquer tipo de prestação de serviço, uma pesquisa foi realizada e esses dados foram levantados:
- Melhor cobertura: Bell
- Melhores vantagens extra-plano: Rogers
- Melhor velocidade de internet móvel: Bell
Com relação a satisfação do consumidor, a Sasktel, da província de Saskatchewan, teve a melhor pontuação nos quesitos de atendimento e suporte ao cliente. Abaixo, seguem alguns dados referente ao melhor custo-benefício de algumas operadoras.

O que achou das nossas dicas? Se você já está no Canadá, compartilhe como escolheu a sua operadora de celular e ajude mais brasileiros-canadenses que estão com essa dúvida!