Canadá: saiba mais sobre o recrutamento de brasileiros para trabalhar

Posted in Emprego, Eta Canada Blog

Por que o Canadá está abrindo suas portas para brasileiros?

O Canadá está à procura de profissionais qualificados em todo o mundo. Apesar disso, algumas vagas são destinadas exclusivamente a brasileiros. No ano de 2018, o país divulgou a abertura de 500 vagas para a província do Quebec, com o intuito de recrutar brasileiros para trabalhar. E um novo processo está previsto para Abril deste ano.

Durante essa etapa, o país estava à procura de profissionais para trabalhar em Tecnologia da Informação, usinagem, prestação de serviços, áreas administrativas e jogos virtuais.


Entenda como funciona o recrutamento de brasileiros para trabalhar no Canadá. Foto disponível em VisualHunt.

Além disso, a qualidade de vida no Canadá é a melhor do mundo, então isso também tem contribuído com a decisão de quem busca um país com mais segurança, ensino de qualidade e boas oportunidades de emprego.

Profissionais qualificados têm grandes chances de serem contratados e de construir uma carreira sólida no país.

A imigração de profissionais é incentivada pelo governo, diferentemente do que acontece em muitos países do mundo.

Como funciona o recrutamento?

Há basicamente três formas de conseguir uma vaga de emprego no Canadá: através da oferta de emprego por uma empresa, fazendo um pedido de imigração ou através da combinação entre trabalho e estudos.

Oferta de emprego – Visto de trabalho

Neste caso, o profissional tem uma oferta de trabalho de uma empresa canadense. E quem lida com o processo burocrático do visto é a empresa que contratou o estrangeiro.

O Canadá dispõe de um programa chamado Labour Market Impact Assessment – LMIA. Para participar dele, basta acessar o site Job Bank e conferir quais são as oportunidades de emprego disponíveis.

Entenda o passo a passo para conseguir o visto LMIA:

  • O contratante dá entrada no processo de visto e precisa provar que nenhum cidadão canadense ou residente permanente tem habilidade para desenvolver a função, justificando a contratação do estrangeiro qualificado.
  • O governo canadense precisará aprovar o pedido. E, assim que isso acontecer, é preciso se dirigir ao serviço de imigração para dar entrada no visto, com todos os documentos em mãos e taxas pagas.
  • Será realizada uma entrevista e você precisará provar que preenche todos os requisitos da vaga, com experiência e qualificação comprovadas.
  • Uma vez aprovado, o passaporte será enviado para a sua residência com o visto em até 16 semanas.

Esse visto de trabalho é atrelado ao cargo em uma empresa específica e a validade dele será a mesma do contrato de trabalho. O custo é de cerca de CAD 155, mas é sempre bom conferir os valores no serviço de imigração para se programar na hora de aplicar para o visto.


Conhecer os processos para solicitar vistos e conseguir um emprego são essenciais antes de começar o processo de imigração.

Pedido de imigração

O Canadá desenvolveu um sistema de recrutamento de estrangeiros para trabalho, chamado Express Entry. Uma vez aprovado, você terá a residência permanente no país.

Os requisitos mínimos obrigatórios são comprovar proficiência em inglês ou francês, dependendo da área em que for atuar e da província, e validar o diploma através dos órgãos competentes para a sua profissão.

A maior parte das vagas de recrutamento de brasileiros para trabalhar no Canadá estão na província de Quebec. Portanto, se você fala francês fluentemente, essa pode ser uma grande oportunidade, já que esse é o idioma oficial por lá.

O caminho para dar entrada no Express Entry é:

  • Preencher o formulário online. Esse formulário é individual, sendo necessário preencher para cada membro da família, caso você vá acompanhado de alguém;
  • Definir qual a província que você quer morar;
  • O sistema irá traçar o seu perfil e indicará qual é o melhor programa de imigração para ele;
  • Detalhar experiência profissional e acadêmica, e comprovar o nível de inglês ou francês;
  • Após finalizar essa parte, o seu perfil fica disponível para empresas que queiram contratar estrangeiros. Quando ocupar as primeiras posições no ranking, será necessário o envio de documentos e preenchimento de novos formulários, além do pagamento de taxas;
  • Uma vez com a vaga, é só aguardar a chegada do visto.

Trabalho e estudo no Canadá

Se a sua intenção é estudar e trabalhar, então precisa procurar mais informações a respeito do Post-Graduation Work Permit – PGWPP. A intenção desse programa é estimular a contratação de estrangeiros que estudaram em instituições canadenses e que querem ter alguma experiência no mercado de trabalho local.

Com essa permissão, é possível trabalhar 20 horas por semana durante as aulas e até 40 horas semanais durante as férias. Além disso, permite aos alunos que fizeram a faculdade no Canadá dar entrada no chamado Express Entry, que é a permissão de residência permanente.

Com o PGWPP é possível aumentar o tempo de permanência no país por até três anos após o fim dos estudos. Válido para alunos de graduação e pós-graduação.

Para dar entrada nesse programa, é necessário realizar os testes de proficiência em inglês, IELTS ou TOEFL. É preciso também ter cartas de recomendações de professores e traduzir os diplomas.

Os passos para ingressar no Canadá com o PGWPP são:

  • Definir a universidade que irá estudar e conhecer os requisitos de matrícula;
  • Ao ter a matrícula aprovada, é preciso pagar a taxa de solicitação do visto e aplicar para ele;
  • Realização de exames médicos;
  • Aguardar o envio do passaporte com o visto aprovado.

Veja exatamente qual é o melhor visto para o seu perfil. Foto por jackmac34 disponível em Pixabay.

Onde

Entre as cidades que possuem mais vagas disponíveis estão Montreal, Ontário, Quebec, Toronto e Vancouver. Mas elas podem variar de acordo com a província.

Os setores que têm gerado mais vagas são: serviços de hospedagem, prestação de serviços em geral, alimentício, transporte, varejo, cultura e lazer.

A província que costuma disponibilizar o maior número de vagas recrutando brasileiros para trabalhar é a do Quebec. Então é bom ficar atento às vagas que surgem.

Existem também outros caminhos que podem auxiliar a encontrar uma vaga no Canadá.

  • Acesse os sites de emprego. Há diversos deles e você pode encontrar vagas em diferentes províncias e em diferentes setores;
  • Tenha cartas de recomendação em mãos. As de antigos empregadores são melhores, pois mostra que você é um profissional confiável e competente;
  • Procure outros brasileiros que moram no Canadá. Na hora de conseguir uma vaga de emprego, toda ajuda é bem-vinda, e ter a indicação de quem já está no Canadá pode ser uma boa;
  • Use o Linkedin. Essa é uma ótima ferramenta para encontrar vagas, até mesmo para pessoas que falam português;
  • Faça trabalho voluntário. Essa é uma atividade que pode chamar a atenção dos recrutadores. Então, se você tem esse tipo de experiência, inclua no seu currículo.

Vagas

Em 2017, a revista “Canadian Business” classificou as profissões que estavam em alta no país e, consequentemente, os melhores salários e maiores chances de ser contratado. Confira a lista das dez profissões em alta:

  • Diretor de Administração Pública;
  • Enfermeiro Clínico;
  • Gerente de Mineração e Silvicultura;
  • Supervisor de Montagem;
  • Gerenciador de serviços;
  • Gerente de Telecomunicações;
  • Gestor financeiro e imobiliário;
  • Diretor de Desenvolvimento Econômico;
  • Advogado;
  • Mecânico de Elevadores.

Vale ressaltar que muitos profissionais, por mais qualificados que sejam, precisam validar o seu diploma para poderem exercer a profissão no Canadá. Esse é um requisito básico. Isso se aplica a engenheiros, advogados, enfermeiros, dentistas, médicos, biólogos, médicos veterinários e muitos outros.

Como validar o diploma pode custar caro e demorar, muitos imigrantes, inclusive brasileiros, acabam optando por trabalhar nos chamados “subempregos” ou entry level job. Dessa forma, é possível entrar no mercado de trabalho e ir se mantendo ou ganhando algum dinheiro extra até que toda a documentação fique pronta.

As principais vagas para trabalhadores “não-qualificados” são: garçom, lavador de pratos, cozinheiro, servente e pintor. É bom lembrar que, apesar de essas vagas pagarem menos, é requisito básico o domínio do inglês.

Muitas pessoas acabam optando por tentar algum trabalho de Au Pair, ou babá. Para isso, é preciso ter entre 18 e 30 anos, falar inglês ou francês, ter alguma experiência prévia com crianças e no mínimo CAD 2.500 em mãos.

E, apesar das leis trabalhistas canadenses serem as mesmas para nativos e para estrangeiros, os salários podem variar.

Em processo realizado pela província do Quebec, as vagas disponíveis eram:

  • Tecnologia da informação: 150 vagas: Analistas, programadores, desenvolvedores, JAVA, .NET e BI, Analistas funcionais e Consultores SAP
  • Usinagem: 47 vagas. Soldadores, Operadores de máquinas CNC e Eletromecânicos
  • Saúde: 31 vagas. Serviço social, Cuidadores de pessoas debilitadas

Prazos

No final de 2018, ocorreu um processo de recrutamento de brasileiros para trabalhar que se encerrou no dia 6 de janeiro de 2019. E as entrevistas ocorrerão entre 18 de fevereiro e 1º de março.

As vagas são temporárias, com duração variando entre um e três anos, e podem ser renovadas conforme a disponibilidade e a necessidade de cada empresa.

A província do Quebec está organizando novo processo de recrutamento de brasileiros para trabalhar para abril de 2019. Fique atento às vagas e ao processo clicando aqui.


Fique de olho no próximo processo seletivo para trabalhar no Canadá, assim você não perde essa grande oportunidade.

Salários

O trabalhador no Canadá recebe por hora trabalhada. Esse valor varia com a província, mas, em geral, o mais baixo é de CAD 10,96 por hora e o mais alto é de CAD 14. Veja quais são as médias salariais para alguns cargos:

  • Trabalhadores de linha de produção e logística: de CAD 15,90 a 18,39 por hora;
  • Operador de empilhadeira: de CAD 16,59 a 19,42 por hora;
  • Atendimento ao cliente: de CAD 37 mil a 43 mil;
  • Representante de vendas: de CAD 52 mil a 62 mil por ano;
  • Contador: de CAD 63 mil a 75 mil por ano;
  • Engenheiro de software: de CAD 83 mil a 99 mil por ano;
  • Gerente de projeto de TI: de CAD 92 mil a 114 mil por ano.

Agora que você já conhece melhor como funciona o processo de recrutamento de brasileiros para trabalhar no Canadá, que tal compartilhar nas suas redes sociais? Ainda tem alguma dúvida de como funciona o processo? Deixe nos comentários abaixo.

Topo