Canadá no inverno: se prepare para dirigir na neve

Posted in Eta Canada Blog, Lazer

Preparar o seu carro para o inverno no Canadá é questão de segurança. Dirigir na neve pode ser bastante complicado e alguns cuidados são essenciais para prevenir acidentes e garantir que nenhum imprevisto aconteça.

O risco de acidentes durante o inverno aumenta 20% e, em média, 70 mil acidentes ocorrem durante essa época do ano na província de Ontário. Agora, imagine para quem não tem experiência de dirigir na neve, como é o caso dos brasileiros.

Redobrar a atenção e ter alguns cuidados na preparação do seu carro para o inverno canadense são essenciais.


É necessário tomar alguns cuidados com o carro no inverno no Canadá

Que cuidados ter ao dirigir na neve

Dirigir devagar e ficar alerta não são as únicas dicas para enfrentar o inverno canadense atrás do volante. A manutenção periódica e troca de alguns itens também pode ser necessária para garantir a segurança e o conforto durante os meses mais frios.

Utilize pneus de inverno

Entre os meses de dezembro e março, o uso de pneus de inverno é obrigatório na província de Quebec, por exemplo. Eles possuem uma borracha especial capaz de suportar as congelantes temperaturas durante o inverno. Os pneus normais têm a sua performance comprometida com temperaturas abaixo de 7°C, que é quando a borracha começa a endurecer e perde a aderência.

Vale lembrar que é preciso trocar os quatro pneus. Como a procura por este serviço será maior conforme o inverno se aproximar, não deixe para agendar para última hora a troca do seu pneu.

Outra dica valiosa é a checagem periódica da pressão interna dos pneus, que pode diminuir em temperaturas muito baixas. Dessa forma, é possível corrigi-la antes que a sua segurança seja posta em risco.

Cheque os freios

Aproveite a troca de pneus para verificar os freios. Durante o inverno, a tração pode ficar prejudicada. Então, é fundamental que o sistema de frenagem esteja funcionando perfeitamente. Caso os freios estejam com menos de 40% de vida útil, o conselho é trocá-los.

Troque a bateria

Algumas pessoas não trocam a bateria do carro até que ela comece a dar sinais de que não está mais funcionando corretamente.

Imagine você tentando dar a partida no carro no inverno do Canadá, com temperaturas a -30°C, e sem sucesso? Com certeza, esta é uma situação que as pessoas não querem vivenciar.

Então, para evitar panes, é bom pedir ao seu mecânico de confiança que cheque a carga da bateria. Se ela estiver abaixo de 30%, a recomendação é que ela seja trocada.

Limpador de para-brisa

Este é um item muito utilizado durante o inverno, para remover o excesso de neve e água que podem atrapalhar a sua visão. Portanto, precisa estar em ordem.

O fluido limpador de para-brisa deve ser adequado para o inverno, uma vez que ele precisa suportar temperaturas de até -40°C sem congelar.

Faça manutenções e checagens periódicas

A realização de manutenções periódicas antes de a estação chegar pode ser uma boa solução para preparar o seu carro para o inverno no Canadá.

Uma dica muito importante para quem tem carros mais antigos é aplicar periodicamente, pelo menos uma vez ao mês, um lubrificante na fechadura do carro, que pode congelar, impedindo a colocação da chave.

Limpeza do carro

Durante vários dias, o carro amanhecerá coberto de neve. Removê-la completamente, antes de sair, é importante.

Muitas pessoas removem somente a neve do para-brisa e do vidro traseiro, mas é recomendado que ela seja retirada de todo o veículo. Isso porque, conforme você vai dirigindo, a neve pode derreter, se desprender e cair, atrapalhando a sua visão da pista ou do carro que está atrás.


Remover a neve do carro pode evitar muitos acidentes

Tenha um kit de sobrevivência

Ter um kit de sobrevivência dentro do carro vai fazer a diferença caso algum imprevisto aconteça. Esta é a lista dos itens que compõem esse kit:

  • Escova para limpar a neve do para-brisa;
  • Pá para limpar a neve;
  • Fluido para limpador de para-brisa;
  • Areia para facilitar a tração no gelo;
  • Corda ou corrente para reboque;
  • Cabos para reativar a bateria;
  • Triângulos e luzes de aviso, caso o carro fique parado na rua ou estrada;
  • Gás anticongelante;
  • Lanterna e baterias;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Kit de ferramentas;
  • Extintor de incêndios;
  • Cobertores;
  • Botas e roupas de neve;
  • Alimentos não perecíveis, como chocolates, suco, água, barras de cereais;
  • Velas e latas de alumínio;
  • Fósforos.

Dirija com cuidado

É importante manter uma boa distância do veículo que está à sua frente. Além disso, jamais ultrapasse os caminhões limpa-neve, evite frenagens e mudança de pista brusca, e tenha atenção redobrada nas pontes, pois elas congelam mais rápido.

Faça um curso de direção no inverno

Se, mesmo com todas as dicas, você ainda se sentir inseguro para dirigir durante o inverno canadense, faça um curso de direção no inverno.

A maioria das autoescolas oferecem esse curso. Ele é apenas teórico, mas, com certeza, trará muitas informações úteis e troca de experiências com os instrutores que poderão te ajudar em diversas situações.

O que fazer em caso de derrapagem?

Caso aconteça de o seu carro derrapar, é importante saber o que fazer. Nessa hora, tire o pé do acelerador e vire o volante para a direção que você quer ir. Jamais pise no freio, para evitar que o carro rode.

Se o carro demorar para retomar a rota desejada, coloque a marcha no ponto neutro e continue virando o volante devagar. Nada de mudanças de direção bruscas!

A aceleração e a frenagem do carro devem ser feitas de forma devagar. Assim, você não perde o controle do carro.

Cheque a previsão do tempo

Sempre que for sair com o carro, é bom checar a previsão do tempo. Alguns dias terão altos índices de neve e, para quem não está acostumado, dirigir nessas condições pode ser bastante complicado.

Portanto, se preferir, deixe o carro em casa nesses dias e vá de transporte público.

Agora que você já sabe como preparar o carro para o inverno no Canadá, compartilhe este post com os seus amigos. Tem mais alguma dica para dirigir com segurança? Compartilhe nos comentários!

Topo