Brasileiros no Canadá: conheça as vantagens

Posted in Entretenimento, Eta Canada Blog

Quais são as vantagens de ser um brasileiro no Canadá?

Por mais que a impressão inicial possa ser diferente, há vantagens em ser um brasileiro no Canadá. É comum pensar no lado negativo em viver em um outro país, principalmente quando o destino tem condições de vida melhores.

O ambiente canadense, mesmo distante, pode ser totalmente favorável aos brasileiros
Foto: Johannes Plenio

Essas vantagens não estão ligadas simplesmente ao fato de ser brasileiro. Algumas características comuns ao povo podem ser diferenciais para que o projeto de construir uma vida no Canadá seja bem-sucedido.

Com tais benefícios, a convivência se torna mais leve, as saudades da família, amigos e do país de origem são minimizadas e o respeito dos canadenses é garantido.

A seguir, saiba quais são as vantagens de ser brasileiro no Canadá e verifique qual delas é mais benéfica para o seu caso.

O brasileiro é empreendedor

Não ter medo de arriscar e investir tempo e dinheiro são fatores comuns a todos os empreendedores de sucesso. Quando são incentivados e contam com um ambiente favorável, os brasileiros costumam se destacar nesse quesito.

Ao chegar ao Canadá, muitos imigrantes procuram abrir uma empresa para se estabelecer de uma vez por todas no país. Muitos desses negócios têm referências tupiniquins, como restaurantes que servem comidas típicas locais ou lojas que vendem artigos nacionais.

Além de gerar empregos, esses empreendimentos aquecem a economia local e ainda mostram um lado do Brasil que muitos canadenses não conhecem. Afinal, por mais que o público-alvo seja de compatriotas que vivem no país, sempre há algum curioso que aprecia conhecer a cultura e os costumes de outras partes do planeta.

Limpeza é prioridade

O tópico pode causar um certo espanto, pois a autoimagem do brasileiro nunca foi das melhores. Mas, em comparação a outros povos, o brasileiro é limpo e organizado.

Em função disso, é possível pontuar mais uma vantagem de ser um brasileiro no Canadá. Ao chegar em uma casa ou apartamento de uma família ou pessoas do Brasil, se nota que tudo está no seu devido lugar, devidamente organizado. Afinal, o importante é passar a melhor imagem possível para as visitas.

E não é só: manter tudo higienizado e no lugar faz com que imigrantes do Brasil tenham prioridade entre pessoas que alugam seus imóveis. Tudo o que qualquer dono deseja é ceder sua propriedade a pessoas que realmente cuidem dela.

A consequência não poderia ser melhor: a procura por uma moradia deixa de ser longa e difícil. Assim, os primeiros momentos no Canadá deixam de ser traumatizantes e as chances de um projeto dar certo aumentam consideravelmente.

Otimismo


O otimismo dos brasileiros pode ser uma vantagem importante ao viver no Canadá
Foto: Anastasia Borisova

A “síndrome de Poliana” é uma característica comum entre os brasileiros. Abalar seus ânimos e deixar que o pessimismo apareça é algo extremamente difícil.

Se a carga de impostos é alta, é comum pensar que, pelo menos, essa verba retorna em benefícios para a população, o que é bem mais difícil de acontecer no Brasil. Se a tarifa do transporte público de algumas cidades é acima da média, logo são apontados os seus benefícios.

O frio, a fauna, a flora, enfim, qualquer experiência diferente, ainda que possa ser trivial ou até desagradável, é vista com bons olhos pelos brasileiros. Esse pode ser uma vantagem incrível de viver no Canadá.

Vontade e aptidão para muitas tarefas

Este pode ser até um ponto negativo, pois dificulta que um indivíduo seja especialista em uma determinada tarefa. Entretanto, saber fazer serviços variados atiça a versatilidade, característica difícil de encontrar em canadenses, que têm um bom entendimento naquilo que sabem fazer, mas desconhecem outras atribuições.

O mercado de trabalho brasileiro exige que um trabalhador conheça áreas diversas em uma empresa. A disposição em aprender e a capacidade de se adaptar em vários departamentos podem ajudar os brasileiros a ser procurados pelas empresas.

Referências diferentes em relação a adversidades

Os brasileiros estão acostumados a passar horas no trânsito, correr o risco constante de ser assaltado, além de conviver com males como extrema pobreza e corrupção. Esses fatos podem fazer com que os imigrantes, ao chegarem ao Canadá, sejam mais fortes em caso de contratempos.

Os canadenses têm uma outra referência de situações que causam sofrimento, afinal é um país mais seguro e um homicídio é noticiado como se fosse uma grande novidade. Passar 15 ou 20 minutos em um engarrafamento é como se fosse uma catástrofe.

Por tais motivos, brasileiros vão para o Canadá ou qualquer outro país com melhores condições de vida e acreditam que estão em verdadeiros paraísos. De certa forma, viver em um país com tantas mazelas faz com que qualquer pessoa se torne mais forte e apta para lidar com quaisquer eventualidades.

Falta de medo de arriscar

Este aspecto é comprovado no momento de aprender um idioma. Ainda que a fluência esteja bem distante à de um nativo, o brasileiro, de uma forma geral, interage e não tem medo de errar. O importante é ser compreendido.

Isso é ótimo para quem vai a um lugar distante, cujo idioma é diferente, e precisa se comunicar com as pessoas para sobreviver. Pensar na opinião dos outros em caso de eventuais erros é um grande incômodo e só atrapalha em diversos momentos. Como consequência, a estadia no Canadá se torna mais difícil.

Criatividade

Quando usada de forma positiva, a criatividade pode revolucionar a vida de uma pessoa, principalmente em um país diferente
Foto: Tero Vesalainen

Em muitas ocasiões, essa brilhante característica pode ser usada de maneira negativa (o famoso “jeitinho brasileiro” é um exemplo disso). No entanto, usar a mente em todos os momentos faz com que sejam encontradas soluções para os mais variados contratempos.

Algumas vezes, a improvisação pode ser o caminho para a solução definitiva de um problema muito difícil. Também pode ser fundamental no período de adaptação a um outro cotidiano, principalmente em relação ao clima e alimentação.

Tudo depende da maneira através da qual a situação é vista. E essa capacidade de ser criativo pode ser a maior das vantagens de ser brasileiro no Canadá.

Contudo, nem tudo é perfeito ao permanecer no país por um determinado período ou permanentemente. Algumas desvantagens também podem ser observadas, como você confere no próximo tópico.

Há alguma desvantagem?

Sim, como tudo o que se faz na vida, os prós e contras caminham lado a lado. Algumas das desvantagens são apenas diferenças de costumes que podem ser contornadas com o passar do tempo, ou são pontos pequenos demais para comprometer toda uma estadia no Canadá.

De qualquer forma, é importante mencioná-los, pois ir ao país sabendo o máximo possível sobre o que irá encontrar ajuda na adaptação.

Culinária

Esse aspecto traz diferenças quando a refeição é feita em um restaurante. Normalmente, a comida servida nesses locais é bem temperada e apimentada, o que pode desagradar algumas pessoas. Por isso, é importante pedir para que não tenha pimenta e temperos exagerados no prato antes de mais nada.

Já em relação à comida caseira, praticamente não há diferenças. Dificilmente um ingrediente encontrado no Brasil deixa de ser vendido no Canadá. Sendo assim, a falta dos pratos brasileiros pode, pelo menos, ser superada.

Cultura

Um aspecto interessante é a diversidade cultural encontrada no país. É possível estar próximo a pessoas de todas as partes do mundo e ouvir muitos idiomas em um único ambiente, inclusive o português.

A adaptação depende muito do imigrante. Enquanto algumas pessoas se adaptam facilmente, outras encontram elementos com os quais jamais se acostumariam.

E, quando se fala de uma localidade cosmopolita, não se trata de descendentes de pessoas de muitas nacionalidades. Imigrantes de verdade são encontrados aos montes nas principais cidades canadenses.

Lojas

No Brasil, é comum encontrar os preços dos artigos na própria vitrine, o que praticamente não existe no Canadá. Para saber o preço de um determinado item, é preciso entrar e perguntar, o que desagrada algumas pessoas, especialmente as mais apressadas.

Cinemas

Não há lugar marcado, como em diversos locais de exibição de filmes no Brasil. Assim, para garantir o melhor lugar, é preciso chegar antes, comprar logo o ingresso, se sentar e esperar a sessão começar.

Frio

O frio intenso é um capítulo à parte na adaptação de brasileiros no Canadá
Foto: Olichel Adamovich

Esse é um dos pontos mais óbvios e de maior diferença em relação ao Brasil. Os invernos canadenses são muito mais rigorosos, o que por si só já exige uma boa preparação.

Acontece que nem todos conseguem se acostumar à neve e a vestir casacos muito grossos, o que pode tornar o frio um dos principais empecilhos para brasileiros que desejam construir uma vida no Canadá.

Relacionamentos interpessoais

Assim como pessoas de muitos países, os canadenses são emocionalmente mais frios do que os brasileiros, o que pode causar um espanto logo de início. Mas isso não significa, porém, que eles não estejam abertos a desenvolver boas relações com pessoas de outros países, muito pelo contrário!

Ao conhecê-los melhor, eles vão se tornando mais expansivos e amáveis. Com algumas pessoas, é preciso um pouco mais de paciência, o que pode ser um fator negativo para o imigrante brasileiro, principalmente para quem desconhece as características naturais do povo canadense.

Você viu algumas vantagens dos brasileiros ao viver no Canadá. Para saber mais sobre o país e como este pode ser um excelente destino para viagem, estudo e trabalho, leia os outros textos e acompanhe as atualizações do blog. Comente também em caso de dúvidas!

Topo