universidade de toronto

As melhores universidades do Canadá

Posted in Educação

As melhores universidades do Canadá também fazem parte do seleto grupo das melhores universidades do mundo. Cinco delas ficaram entre as cem mais bem ranqueadas em 2019, de acordo com a Times High Education (THE).

A THE é a responsável por elaborar o ranking universitário mais influente do globo, com análise de dados que compraram instituições de ensino superior de todos os continentes. São quase cinco décadas de experiência nesse mercado.

Outras instituições também se destacam no país, com reputação e currículo de qualidade invejável. A verdade é que, seja qual for a instituição de ensino canadense, boa parte delas são apropriadas para os interessados em um programa de intercâmbio.

Portanto, aliar os estudos em uma universidade de prestígio com o intercâmbio em um país de primeiro de mundo é, sem dúvida, uma fonte inigualável de enriquecimento para qualquer aluno brasileiro.

Melhores universidades do Canadá

Universidade de Toronto

A Universidade de Toronto (UofT) é a líder do ranking entre as melhores universidades do Canadá. No estudo realizado pela Times High Education, a instituição ficou na 21ª posição. Sua fama quanto a excelência curricular pode ser conferida através de alguns ex-alunos, em que cinco primeiro-ministros canadenses e dez prêmios Nobel estudaram na universidade.

Sua fundação data de 1827, com um total de 560 mil graduados. Atualmente, cerca de 90 mil alunos estão matriculados na Universidade de Toronto. Ao todo, mais de 700 cursos de graduação e 200 programas de mestrado e doutorado atendem estudantes de diferentes nacionalidades.

Estima-se que 19% de seus estudantes sejam estrangeiros, oriundos de 163 países. Entre os principais estão China, Índia, Estados Unidos e Coreia do Sul. Há bolsas de estudos disponíveis, cuja opção pode ser conhecida através de uma página especial no site da UofT. 

Entre os programas de destaque estão graduação e pós-graduação em Administração de Empresas, Finanças e Comércio Exterior. Os cursos de Engenharia e Ciências da Computação também figuram entre aqueles com melhor avaliação.

Como curiosidade, a insulina e o microscópio eletrônico comercial foram inventados nos laboratórios da UofT.

Universidade de British Columbia

A cidade de Vancouver abriga a Universidade de British Columbia (UBC), considerada a segunda melhor do Canadá e a 37ª do mundo. Além disso, está entre as 20 melhores universidades públicas do globo.

A instituição, fundada em 1915, sente-se privilegiada por ser a mais internacional da América do Norte. Afinal, 30% de seus alunos são estrangeiros vindos de 150 nações diferentes. Seu quadro discente conta com mais de 60 mil estudantes de graduação e pós-graduação.

De acordo com a própria UBC, o envolvimento internacional sempre foi uma prioridade. Haja visto que não só uma grande porcentagem dos alunos é estrangeira, como também há professores de outras nacionalidades no quadro docente.

Outra boa notícia sobre a Universidade de British Columbia é a existência de programas chamados Vantage One. Ele são projetados especialmente para os estudantes internacionais academicamente destacados que não atendem aos requisitos de admissão quanto ao inglês.

Esses programas exclusivos de onze meses adicionam o ensino do idioma aos seus cursos de primeiro ano para preparar o aluno ao diploma de bacharel. Após a conclusão bem-sucedida do Vantage One, é possível avançar para o segundo ano do curso de graduação da UBC, seja em artes, engenharia ou ciências.

Entre os ex-alunos famosos da UBC está Justin Trudeau, 23º e o segundo mais jovem primeiro-ministro do Canadá. O político e educador canadense se formou em pedagogia em 1998.

Universidade McGill

A Universidade McGill localiza-se na cidade de Montreal, na província de Quebec. Apesar de ser uma região com predomínio da língua francesa, a instituição é uma das poucas que trabalha com o idioma inglês.

A McGill é a terceira melhor universidade do Canadá e a 44ª colocada no ranking da Times High Education.

Trata-se de uma universidade pública fundada em 1821, com um total de 36.500 estudantes que se originam de mais de 150 países em busca dos mais de 300 cursos oferecidos. Os estudantes de graduação representam aproximadamente 23% desse total. Enquanto 49% dos doutorandos não são cidadãos canadenses.

De acordo com a instituição, os alunos da McGill têm as notas médias mais altas do Canadá. Talvez isso explique porque a universidade fez parte da formação de doze ganhadores do prêmio Nobel.

Universidade McMaster

Fundada em 1887, a Universidade McMaster ficou na 77ª posição do ranking mundial. Ela está localizada na cidade de Hamilton, província de Ontário. Por não ser um centro grande como os demais, a localidade oferece um padrão de vida mais tranquilo a seus moradores.

A Universidade McMaster ganhou reputação internacional pela inovadora programação educacional oferecida pela DeGroote School of Business, pelas faculdades de Engenharia, Ciências da Saúde, Humanidades, Ciências e Ciências Sociais e pelo seu Programa de Artes e Ciências.

Ademais, a McMaster se orgulha por ter se juntado a outras universidades que promovem a saúde mundial ao ter assinado a Okanagan Charter, em 2015. O documento visa incentivar as instituições de ensino a priorizarem a saúde e o bem-estar em tudo o que fazem.

Assim, seus pouco mais de 25 mil estudantes, bem como funcionários e professores, são incentivados a serem os mais saudáveis possível.

A instituição também se destaca ao colecionar quatro prêmios Nobel. Além de uma lista de contribuições à engenharia e medicina, em especial no ramo de células-tronco. Soma-se a isso a ilustre ex-aluna Roberta Bondar, a primeira mulher astronauta do Canadá e ex-chefe de medicina espacial da NASA.

Universidade de Montreal

A Universidade de Montreal (UdeM) ficou a 85ª posição no ranking da Times High Education. É considerada a 3ª melhor do país no que diz respeito ao volume de atividades de pesquisa. A instituição conta com 600 programas de estudo ministrados em francês.

São mais de 67 mil estudantes, dos quais 27% estão matriculados em estudos de pós-graduação, uma das maiores proporções do Canadá. Destes, aproximadamente 10 mil são estrangeiros, o que a torna a terceira universidade mais internacional do país, segundo a THE.

A Universidade de Montreal abriga uma escola dedicada exclusivamente à área de Business, com cursos de graduação, pós-graduação e doutorado.

Entre os ex-alunos mais ilustres da UdeM estão pelo menos um prêmio Nobel e Pierre Trudeau, o mais famosos entre os ex-primeiros ministros do Canadá.

Agora que você já conhece quais são as melhores universidades do Canadá, aproveite e deixe aqui seus comentários a respeito do assunto. E continue a acompanhar nossos artigos sobre o país.

Topo