10 profissões que mais recebem no Canadá

Posted in Emprego

Seja pela qualidade de vida que oferece ou pela ótima receptividade do seu povo aos estrangeiros, o Canadá é um dos destinos mais recorrentes de brasileiros que buscam sair do país. Além disso, a mão de obra brasileira é muito bem-vinda. Por isso, você precisa conhecer as melhores profissões no Canadá.

A população canadense vive o melhor momento econômico do país, apresentando a taxa de desemprego de 5,7%, a menor dos últimos 40 anos. E, de acordo com a análise de especialistas, esse índice tende a cair nos próximos anos.

Outros pontos desfavoráveis ao Brasil, quando comparados à realidade canadense, são o baixo crescimento da economia, a alta taxa de desemprego, a ascensão da violência urbana e a excessiva burocracia para pequenos empresários. Por essas razões, o Canadá é percebido como um porto seguro para as famílias brasileiras.

Os profissionais de TI são os mais requisitados no país, devido à alta demanda das empresas pelos serviços associados ao desenvolvimento de softwares e expansão do setor de tecnologia. De acordo com um estudo desenvolvido pela consultoria de recursos humanos Randstad, já foram criadas 448 mil vagas nesse segmento, sendo 11,5 mil apenas no último ano.

Você faz parte desse grupo de pessoas que está planejando a vida em território canadense? Então você precisa conhecer as melhores oportunidades de trabalho que esse país oferece. Continue a leitura e saiba se a sua profissão está entre as mais requeridas.

As profissões que recebem salários mais altos no Canadá

Esse estudo da Randstad analisou quais são as 10 melhores profissões no Canadá, considerando a receptividade a estrangeiros. Contudo, existem pré-requisitos importantes para que, ao realizar o processo seletivo, suas chances de obter uma resposta positiva sejam ampliadas.

O principal deles é a fluência no idioma. Mas, diferente do que muitos imaginam, o inglês não é a língua oficial do país. O Canadá é um país bilíngue, em razão do seu processo de colonização. A maior parte do país utiliza o idioma inglês, mas muitas províncias, como Quebec, têm o francês como língua oficial.

Então, você precisa conhecer as características da cidade a que se destina e avaliar a sua proficiência no idioma. Conheça agora os 10 tipos de profissionais mais requisitados pelo mercado de trabalho canadense.

O trabalho nas linhas de produção de uma fábrica é um exemplo das funções de um general labour. Fonte: Visualhunt.com.

Trabalhador geral

A vaga de trabalhador geral, ou general labour, não é conhecida no Brasil, mas tem uma demanda gigantesca no Canadá. Geralmente, o diploma não é exigido para essa vaga, sendo solicitado apenas a experiência na função.

No mercado de trabalho brasileiro, o emprego de trabalhador geral engloba muitas atividades. São, principalmente, as profissões mais operacionais, como por exemplo, auxiliar de serviços gerais, cargos de assistentes, transporte de cargas, atividades nas linhas de produção e logística de fábricas, entre outros.

Enquanto na maior parte do mundo essas vagas operacionais são substituídas por robôs, o Canadá ainda não se preocupa com essa nova realidade. As vagas de general labour, normalmente, são para contratação sob regime de contrato temporário. A média salarial para esses profissionais varia entre C$ 15,90 e C$ 18,39.

Para atuar como representante de vendas vale mais a experiência do que a formação. Fonte: Visualhunt.com.

Representante de vendas

Com a economia aquecida, o profissional que atue como representante de vendas é, também, muito procurado pelas empresas canadenses. Isso ocorre porque com o aumento do poder de compra da população, aumenta a necessidade de divulgação e oferta dos produtos e serviços.

Essa é uma profissão em que a experiência na função tem peso maior do que o diploma. O salário médio oferecido para um representante de vendas gira em torno de C$ 52 mil a C$ 62 mil por ano.

Normalmente, a função de representante de vendas tem o foco em vender o produto ou serviço oferecido pela sua empresa, sem a necessidade de conhecimentos técnicos. A grande maioria dos representantes atua diretamente para o fabricante ou para o fornecedor do produto ou serviço.

Existe uma semelhança entre as funções de representante de vendas e a de associado de vendas. A principal diferença está em quem é o cliente potencial de cada um. O representante atua na comercialização de produtos ou serviços para outras empresas.

As vagas para contador são uma demanda crescente do Canadá. Fonte: Pxhere.

Contador

A terceira oportunidade de maior demanda por profissionais no Canadá é a de contador. O país possui um mercado financeiro forte e saudável, além de estar em constante crescimento. Contudo, além de conhecer as atividades comuns à profissão, as empresas buscam contadores que tenham habilidade em análise de dados e números através de plataformas digitais.

Se você se enquadra nesse perfil, não perca tempo e aproveite esse ótimo momento do mercado canadense. A média salarial para a vaga de contador varia entre C$ 63 mil a C$ 78 mil anuais, para profissionais de nível intermediário.

O fator que explica a grande oferta de vagas para esse perfil, é que todas as empresas precisam de alguém com essa expertise. Porém, além de ser obrigatório possuir a graduação na área, é importante destacar que há a exigência do reconhecimento da formação pelo conselho canadense de contadores.

O posto de gerente de projetos de engenharia é uma das melhores profissões do Canadá, pois oferecem boa remuneração. Fonte: Pxhere.

Gerente de projetos de engenharia

Os gerentes de projetos de engenharia são profissionais especialistas que têm sob sua responsabilidade o gerenciamento das construções, o acompanhamento do andamento dos projetos e a gestão de pessoas. A expansão do setor imobiliário é uma consequência da ascensão financeira e do aquecimento econômico canadense.

Outro fator que colabora com a alta demanda por esses profissionais, é o grande investimento que o país realiza em infraestrutura das suas cidades. Esse movimento ocorre para que o Canadá consiga suportar o crescimento populacional decorrente do movimento migratório que está sofrendo.

O cargo de engineering project manager exige a apresentação do diploma, o reconhecimento do conselho de engenheiros do Canadá e experiência comprovada na função. O salário desse profissional oscila entre C$ 74 mil a C$ 92 mil por ano.

Uma profissão peculiar do mercado de trabalho canadense. Fonte: Visualhunt.com

Analista de negócios

Outra profissão desconhecida pelos brasileiros é a de analista de negócios. No Canadá, a atividade principal desse analista é conscientizar os colaboradores para a melhor utilização de todos os recursos que a empresa dispõe e oferece.

No cenário atual do país, voltado para as novas tecnologias, o analista de negócios que apresentar formação e experiência na área de TI, tem maior chance de conquistar a vaga. Geralmente, para candidatos ao trabalho de business analyst, são exigidos o diploma e experiência na função. A faixa salarial média desse profissional é de C$ 73 mil a C$ 87 mil anuais.

Algumas das atribuições secundárias desse profissional são a liderança na produção de documentação de análise de negócios e a análise dos requisitos para a execução de grandes projetos de tecnologia.

Profissionais com experiências em call center são potenciais candidatos ao posto de representante de serviços ao cliente. Fonte: Pxhere.

Representante de serviços ao cliente

Como toda a empresa que tem clientes, os serviços de atendimento ao consumidor são essenciais. No Canadá isso não é diferente, pois todas desejam que seus clientes estejam permanentemente satisfeitos. Em consequência ao aquecimento econômico, houve o aumento do consumo de produtos e serviços por parte da população do país.

Por isso, existem muitas oportunidades de trabalho nesse setor. As principais atribuições variam entre o atendimento via call center, as visitas presenciais ao cliente e o serviço de pós-venda. A experiência com softwares de CRM (Customer Relationship Management) melhora as chances do candidato.

Na maioria dos casos, a vaga não exige a apresentação de um diploma de graduação, mas apenas a comprovação de já ter exercido a função anteriormente. O salário médio gira em torno de C$ 37 mil a C$ 43 mil por ano.

Profissionais da área de TI são os mais requisitados no território canadense. Fonte: Pxhere.

Gerente de projetos de TI

As portas do Canadá estão abertas a, praticamente, todos os profissionais do setor de TI. O gerente de projetos de TI atua de forma semelhante ao gerente de projetos de engenharia, ou seja, deve gerir pessoas, elaborar relatórios sobre o andamento de projetos e desenvolver novas ideias relacionadas à tecnologia.

Além de mais requisitados, os profissionais de TI são os mais bem pagos no país. Seu salário médio anual varia entre C$ 92 mil a C$ 115 mil. O cargo exige experiência e formação em TI, além das habilidades de gestão e execução.

A função de gerente de contas é o nível mais técnico do posto de representante de vendas. Fonte: Pxhere.

Gerente de contas

Conhecida no Canadá como account manager, são representantes de vendas de nível diferenciado. Esse profissional é responsável pelo relacionamento entre empresa e cliente, gerenciamento da equipe e desenvolvimento de novas estratégias. A função se assemelha a de representante de vendas, mas exige uma maior especialização do profissional, assim como o diploma de graduação e experiência. O salário médio varia em torno de C$ 75 mil a C$ 92 mil anuais.

Os gerentes de contas são responsáveis por administrar relacionamentos com clientes específicos de sua organização, incluindo a conclusão de vendas. Esses gerentes devem conhecer os produtos e serviços de sua empresa e devem realizar a captação de novos clientes. Embora os gerentes de contas trabalhem frequentemente em período integral em um escritório, eles podem viajar para realizar reuniões e demonstrações para os clientes.

Desenvolver novas oportunidades de negócios com consumidores, melhorar a satisfação e fornecer atendimento ao cliente, são algumas das atribuições desse profissional.

O engenheiro de software é uma das melhores profissões do Canadá, pois é bem remunerada e muito requisitada. Fonte: Pxhere

Engenheiro de software

Essa é uma das profissões mais valorizadas e requeridas pelas empresas no Canadá. A principal razão para isso está relacionada à presença massiva de softwares e aplicações para todos os tipos de negócios, principalmente nos segmentos bancários, tecnológicos e de serviços.

Atualmente, todas as empresas necessitam de programas que ajudem a gerir as suas finanças e avaliem o seu desempenho. Por isso, muitas vezes em um processo seletivo para o país, esse profissional é privilegiado com a possibilidade de escolher a companhia em que deseja trabalhar. Essa é uma das principais razões que a faz ser uma das melhores profissões do Canadá.

Os requisitos para essas vagas são mais técnicos do que os outros, variando entre alguma especialização na área de desenvolvimento, a apresentação de diploma com formação em engenharia de software e a experiência anterior na função comprovada. O salário médio desse profissional gira em torno de C$ 83 mil a C$ 99 mil, em cargos de nível júnior e intermediário.

Com o alto volume de vendas, as empresas buscam cada vez mais profissionais para o posto de operador de empilhadeira. Fonte: Pxhere.

Operador de empilhadeira

Mais uma profissão que cresceu em números de oportunidades devido à ascensão econômica do país. Com o elevado aumento no número de vendas de produtos online, as empresas necessitam de constantes reposições e alterações no seu estoque.

Para realizar tais operações, é preciso a contratação de um operador de empilhadeira. Esse profissional é considerado essencial na mão de obra fabril. Com a evolução tecnológica, é possível que em algum momento futuro, a profissão deixe de existir. A automatização dos armazéns já é uma realidade nos principais gigantes comerciais do mundo, como China e EUA.

Contudo, essa mudança ainda não está nos planos da indústria canadense. O processo de substituição de operadores por robôs exige um alto investimento em tecnologia e em alteração do layout dos armazéns.

Conhecida no país como forklift operator, a grande demanda das empresas por esse perfil faz com que não seja exigida nenhum tipo de experiência ou especialização, pois todo o treinamento é custeado e realizado pela empresa, após a contratação.

A média salarial do operador de empilhadeira varia de acordo com a região em que trabalha, mas ela normalmente varia entre C$ 16 a C$ 20 por hora de trabalho.

Como você pode ter percebido, são muitas as oportunidades de trabalho disponíveis. Periodicamente, o governo canadense publica uma lista das profissões mais demandadas no país.
Essa lista considera a escassez de profissionais nacionais e favorece a contratação de mão de obra estrangeira. Outra medida favorável aos brasileiros foi a alteração no processo de obtenção da cidadania canadense. Agora, para solicitar tal reconhecimento, o imigrante precisa viver no país durante 1.095 dias em um período de cinco anos.

Um grande benefício também é que no Canadá os empregadores são obrigados, por lei, a remunerar o trabalho dos profissionais, garantir um ambiente seguro, oferecer intervalos e férias e respeitar todos os termos estabelecidos em contrato.

E então, possui o perfil para alguma das melhores profissões do Canadá? Está pronto para fazer as malas? Conte nos comentários como está sendo sua experiência, além de compartilhar esse conteúdo com seus amigos para que eles saibam o que estão perdendo.

Topo