10 melhores restaurantes que você precisa conhecer no Canadá

Posted in Eta Canada Blog, Gastronomia

O país, que é conhecido pelas suas incríveis atividades de inverno e pelos seus parques e jardins, também oferece uma culinária que encanta turistas do mundo todo. Neste artigo, veja uma lista com 10 restaurantes que você precisa conhecer no Canadá

Os restaurantes do Canadá são famosos por retratarem a variedade cultural do país. Na sua culinária, é bastante visível a influência dos primeiros habitantes, dos colonizadores (franceses e ingleses) e dos imigrantes, principalmente em Toronto, onde dezenas de comunidades de diversas partes do planeta ajudam a caracterizar a gastronomia da cidade.

Na província de Québec, a influência francesa salta aos olhos. Em Terra Nova e Labrador (descoberta por portugueses, franceses, britânicos e vikings), os peixes e frutos do mar reinam absolutos, e dão origem a diversos pratos, como as famosas línguas de bacalhau e tortas de barbatana, além das delícias feitas com salmão e outras variedades.

No interior e nas zonas rurais, as carnes de búfalo, alce, rena e veado, além do milho e do arroz selvagem, disputam a preferência de turistas e locais.

Enfim, nos restaurantes canadenses é possível apreciar desde um bom prato oriental e as deliciosas tortas salgadas da cidade de Québec até as conhecidíssimas cervejas canadenses e o premiado Icewine, entre outras variedades típicas de um país que tem como característica um forte incentivo à imigração. Dessa forma, o país acaba por se tornar um verdadeiro caldeirão cultural.

10 melhores restaurantes que você precisa conhecer no Canadá

1. Alo Restaurant

Esse é, atualmente, o mais apreciado entre os restaurantes de Toronto. Todo ano figura entre os 10 + da cidade, graças ao seu atendimento, qualidade e decoração aconchegante, além dos seus famosos coquetéis.
O Alo é extremamente concorrido, principalmente pelo fato de abrir somente de terça a sábado, entre as 17h30h e 22h.

O seu menu degustação, com cinco pratos, é considerado um evento à parte, pois é baseado na gastronomia francesa.
Além de todo o conforto, ainda é possível acompanhar os pratos confeccionados por chefs experientes, que realizam verdadeiras obras de arte durante a preparação de inúmeras variedades de peixes, lagostas, salmões, ostras, entre outras espécies de frutos do mar.

No final, uma degustação de queijos, vinhos e sobremesas completa uma noite que, para a maioria dos que já frequentaram o local, é uma verdadeira experiência em atendimento, requinte, higiene e, obviamente, riqueza de sabores.

O Alo, atualmente, é considerado o nº1 entre os restaurantes de Toronto.

2. Toqué

Localizado na cidade de Montreal, província de Québec, o Toqué é famoso por ser um dos melhores restaurantes da província.

Com base na culinária francesa, o local oferece uma variedade diferente de pratos para cada uma das quatro estações, pratos que prezam pela originalidade, riqueza de sabores e combinações, entre outras qualidades que o tornam um dos melhores restaurantes do Canadá.

O atendimento de alto nível é feito entre 11h30 e 13h45 para o almoço, sempre de terça a sexta. O jantar é servido de terça a quinta, das 17h30 às 22h. Nas sextas e sábados, por conta da procura, o restaurante fica aberto para o jantar até 22h30.

Apesar de ter como característica principal uma culinária francesa, o local também serve o melhor da comida tradicional de Québec, valorizada por um toque de modernidade e originalidade, com seus temperos elaborados e combinações inusitadas.

Com seus temperos elaborados e combinações inusitadas, o Toqué se tornou um dos melhores restaurantes da província de Québec.

3. Hawksworth Restaurant

Dentro das instalações do luxuoso Rosewood Hotel Georgia, em Vancouver, está esse que também é considerado um dos melhores restaurantes do Canadá.

O Hawksworth é conhecido por ser um dos preferidos para jantares românticos, aniversários de casamento, entre outras ocasiões especiais.

Apesar de ter como base a cozinha francesa, o restaurante abre espaço para a comida tradicional da província de British Columbia, além das culinárias do mediterrâneo e oriental.
Funciona sempre de segunda a sábado, das 6h30 às 10h30 para o café da manhã, e das 11h30 às 14h para o almoço.

O jantar é servido das 17h às 22h. Para ser mais diversificado ainda, o restaurante serve um brunch aos sábados e domingos, das 10h30 às 14h.

O local é considerado um evento na cidade de Vancouver, graças à sofisticação e requinte de um ambiente tradicional, e com tudo o que um hotel luxuoso tem como características.

A sua cozinha faz uma espécie de união entre a comida regional, a culinária mundial e o que há de novo na gastronomia britânica, sem contar a sua carta de vinhos e as sobremesas, que não têm comparação na cidade.

No luxuoso Rosewood Hotel Georgia, em Vancouver, está o Hawksworth, um dos preferidos para jantares românticos e ocasiões especiais.

4. Pigeonhole

Charmoso, divertido e original. Essas são algumas das qualidades desse restaurante, localizado na cidade de Calgary, província de Alberta, que ostenta várias premiações.

O local é considerado uma espécie de refúgio para os veganos, graças à sua culinária baseada em comida natural, com destaque para a famosa entrada vegetariana, curiosamente disputada por veganos e não veganos.

Mesmo com base na comida natural, o Pigeonhole serve diversos outros tipos de pratos, como uma deliciosa comida regional, seu famoso bife tártaro, ricotas e peixes, além da sua carta de vinhos e drinques, uma atração à parte.

Para muitos, pode ser incluído como um dos pontos turísticos da região, já que, vez ou outra, figura entre os 10 melhores restaurantes do Canadá, muito também por conta do seu atendimento e clima descontraído, além da qualidade dos pratos que são servidos.

O local abre de segunda a sábado, sempre a partir das 16h.

O charmoso, divertido e original Pigeonhole é considerado um dos melhores restaurantes do Canadá.

5. Mallard Cottage

Outro que figura entre os melhores restaurantes canadenses é o Mallard Cottage, que fica na província de Newfoundland, em Terra Nova e Labrador. Apesar de contar com um pouco mais de meio milhão de habitantes, o local tem várias casas entre as 100 melhores do país.

O restaurante é Patrimônio Histórico Nacional do Canadá, graças ao seu estilo arquitetônico do séc. XVIII e ao fato de ser um dos primeiros prédios de madeira construídos em toda a América do Norte.

Localizado na pequena comunidade de Quidi Vidi Village, uma pequena, simples e acolhedora vila de pescadores em St. John’s, é famoso pela sua simplicidade, clima bucólico e um charme que cria todo o contraste do local.

No cardápio estão diversos tipos de caças, frutos do mar e saladas, além de uma comida preparada com produtos originários da região.

O Mallard abre nas quartas e quintas, das 17h30 às 21h, e nas sextas e sábados, das 10h às 14h e das 17h30 às 21h. Aos domingos, o horário de funcionamento é das 10h às 15h30.

Patrimônio Histórico Nacional do Canadá, o Mallard Cottage é famoso pela sua simplicidade e clima bucólico.

6. Fairouz

O Fairouz é considerado, atualmente, como o melhor restaurante de Ottawa, capital do Canadá. É um ambiente simples, mas muito aconchegante. Serve desde a culinária regional, com o seu prestigiado cordeiro com arroz, até o que há de mais moderno no mundo da gastronomia.

Entre 11h30 e 13h é servido o almoço. Das 17h30 às 22h30, o jantar. Ele também abre nas sextas e sábados, no mesmo horário, com a diferença que encerra as atividades às 23h.

O atendimento é o seu grande destaque, mas a culinária faz sucesso entre seus frequentadores. Lá, é possível comer o Monforte Halloumi (uma espécie de queijo branco frito), o cabrito assado, o pato com molho de noz e romã e pratos à base de arroz selvagem. Você ainda pode se deliciar com os coquetéis e a cerveja canadense.

O melhor restaurante de Ottawa é simples e aconchegante, e serve desde uma culinária regional até o que há de mais moderno na gastronomia mundial.

7 . Clementine Restaurant

Esse é um típico bar e restaurante ao estilo Art Noveau francês dos primeiros anos do séc. XX. Ele está localizado na cidade de Edmonton, província de Alberta, e é considerado um dos melhores restaurantes novos do Canadá.

O destaque vai para os seus incríveis drinks, vinhos, aperitivos e, principalmente, os coquetéis. Estes últimos decorados com toda a classe e sofisticação que exigem, caso do Le Jardin ou Carousel, drinks que são famosos por proporcionar uma volta ao passado e a invocação de lembranças bastante caras aos seus apreciadores.

Já o cardápio é baseado na culinária local mesclada com o que há de mais tradicional mundo afora, sob o comando do experiente chef Roger Létorneau, famoso pela sua obsessão pelos melhores e mais sofisticados ingredientes, em combinação com técnicas de preparo inconfundíveis, que resultam sempre em uma experiência diferente a cada visita ao restaurante.

O Clementine funciona de terça a quinta, das 17h à 24h (meia-noite), e de sexta e sábado, das 17h a 1 da manhã. Aos domingos, ele abre das 17h às 23h. E você ainda tem direito ao famoso happy hour, considerado um dos momentos especiais da casa.

Um típico Art Noveau francês dos primeiros anos do séc. XX, o Clementine é um dos melhores restaurantes novos do Canadá.

8. Segovia Tapas Bar and Restaurant

O Segovia é, talvez, a principal referência em restaurantes na cidade de Winnipeg, província de Manitoba. Também é uma espécie de bar e restaurante, com um cardápio não tão variado, mas que compensa pela qualidade dos seus ingredientes, pelo excelente custo-benefício e pelos diversos tipos de drinques, coquetéis e bebidas sem álcool que são servidos.

Boa localização, ambiente aconchegante, funcionários prestativos e atenciosos, atendimento rápido, entre outras qualidades, fazem dele uma parada obrigatória neste que também está na lista dos 10 melhores restaurantes do Canadá.

Somado a tudo isso está um menu à base da culinária regional e mundial, com destaque para os seus deliciosos bolinhos de bacalhau, as suculentas costeletas de porco, um cordeiro servido com arroz selvagem e as sobremesas, verdadeiros deleites, principalmente a torta de chocolate.

O Segovia é hoje a principal referência em restaurantes na cidade de Winnipeg.

9. Buca Yorkville

Com vários títulos de reconhecimento e prêmios pela qualidade do seu atendimento, o Buca Yorkville desponta, imponente, com o que há de mais atual na chamada alta gastronomia.

Localizado na cidade de Toronto, província de Ontário, é considerado uma referência turística da cidade, graças à diversidade da sua culinária, que abrange a mais tradicional comida italiana, o famoso cardápio do mediterrâneo, os maravilhosos pratos à base de carne e os mais diversos tipos de peixes e demais frutos do mar.

E como se tudo isso não bastasse, ainda tem um dos melhores atendimentos da cidade, com um serviço impecável, dentro de um ambiente moderno, aconchegante e com a estrutura típica das grandes metrópoles mundiais.

A casa faz questão de surpreender sempre, com um menu diferente a cada dia, que é preparado com ingredientes frescos, da própria região.

Um bom exemplo desse cuidado é a sua memorável entrada de peixe branco, preparada na presença do cliente e com as mais finas ervas e especiarias típicas do local.

Os seus queijos e vinhos são considerados especiais. A seleção de embutidos é um show à parte, assim como a sua famosa ricota de burrata. Isso tudo sem falar da sua excelente carta de vinhos.

Com vários prêmios pela qualidade do seu atendimento, o Buca Yorkville serve o que há de mais atual na chamada alta gastronomia.

10. iX pour Bistro

Finalmente, um dos restaurantes mais originais do Canadá, bastante famoso pelo seu visual simples, original, criativo, minimalista e aconchegante, assim como por ter uma das mais deliciosas culinárias da província de Québec.

Para se ter uma ideia da originalidade do local, o cardápio é todo escrito em um quadro negro, e as refeições só são elaboradas após o pedido feito, na maioria das vezes, ao próprio dono.

Para quem frequenta o iX, o restaurante oferece experiência semelhante a um almoço ou jantar em família, graças a um ambiente que consegue ser simples, aconchegante e, ao mesmo tempo, extremamente profissional.

O iX pour Bistro está localizado na 1104 18e Rue, Ville de Québec, Canadá.

Para se ter uma ideia da originalidade do local, o cardápio é escrito em um quadro negro, e os pedidos, na maioria das vezes, são feitos para o próprio dono.

Por ser um país que incentiva há décadas a imigração, o Canadá possui uma culinária que combina o tradicional com o que há de mais moderno na gastronomia mundial. Mas, em sua opinião, quais são as outras qualidades da culinária canadense? Deixe a resposta em um comentário, logo abaixo. E continue a acompanha as publicações do blog.

Topo