10 melhores passeios em Jasper

Posted in Cidades, Lazer

O Canadá é um dos melhores países para turistas, com diversas atrações para todos os gostos e idades. Você encontrará aventuras selvagens, vida noturna, gastronomia e cultura em todo canto, desde que saiba onde procurar. Uma das principais recomendações é o município de Jasper. Para que você aproveite melhor o seu tempo por lá, veja o que fazer em Jasper para se divertir e conhecer melhor a cidade.

10 melhores passeios em Jasper

O município tem esse nome por estar localizado dentro do Jasper National Park, uma grande área de reserva natural das Montanhas Rochosas, que também está disponível para visitas do público em geral. Jasper localiza-se na província de Alberta, no interior do Canadá, a oeste da cidade de Edmonton e ao norte do Parque Nacional de Banff. Sua área total é estimada em pouco mais de 10.800 km².

Devido à sua grande elevação em relação ao nível do mar, com mais de 1 km de altura, o clima é bem frio durante a maior parte do ano, o que leva à formação de montanhas congeladas e uma vegetação única. É um lugar perfeito para se fazer trilhas e entrar em contato com a natureza.

É claro que, para aproveitar melhor seu tempo em Jasper, é importante planejar bem sua estadia e escolher quais atrações visitar. Afinal, o tempo é limitado. Se você está pensando em fazer uma viagem a esta cidade, mas ainda não se preparou, acompanhe.

O que fazer em Jasper?

Pela sua grande área e geografia variada, há muitas atrações que você pode buscar na cidade de Jasper. Certamente, você não terá problemas como falta de opções ou de variedade, especialmente se quiser admirar algumas das mais belas paisagens do mundo.

Para se guiar nessa viagem, veja aqui 10 sugestões de passeios que você pode encontrar em Jasper:

Icefields Parkway

Por essa estrada, você pode acessar os principais passeios de Jasper | Fonte: Wikipedia

Para quem passou a vida no Brasil, ver neve não é uma ocorrência muito comum. Fora alguns meses do ano no extremo sul do país, o ano inteiro costuma ser bem quente, quando comparado a outros lugares do mundo, como o próprio Canadá. Por isso, tantos brasileiros acabam tirando o tempo necessário para aproveitar o máximo possível de ambientes nevados enquanto estão de viagem.

A Icefields Parkway, ou “Estrada de Campos Nevados”, em tradução livre, é uma das principais atrações para estas pessoas. Trata-se de uma estrada de mais de 230 km de extensão, a qual possui acesso a maior parte das atrações dos parques nacionais de Banff e Jasper, além de ser uma ótima atração em si. Se você quer ter um gosto preliminar de tudo o que pode encontrar nessa viagem, este é um bom lugar para começar.

Por ser uma estrada, você não tem que pagar para fazer uma visita. Ela é aberta para a circulação de veículos, bastando que você faça o aluguel de um carro enquanto está na cidade. Mesmo que o seu objetivo final seja uma das atrações dos parques, vale a pena tirar algumas horas para circular por essa estrada.

Toe of the Athabasca Glacier Trailhead

As geleiras são uma imagem única para quem vive no Brasil | Fonte: Flickr

Se você não tem ideia do que fazer em Jasper, precisa saber que as trilhas são ótimas candidatas, independentemente de seu gosto específico. As paisagens disponíveis por lá são algumas das mais bonitas do mundo, oferecendo ótimas oportunidades para tirar algumas fotos ou apenas aproveitar o ar puro das montanhas. Você pode encontrar bastante disso tudo em Toe of the Athabasca Glacier Trailhead, a Trilha da Geleira Athabasca.

Estas geleiras são um dos principais cartões de visita para toda a cidade. Uma grande trilha, com um manto branco ao seu redor. Se você decidir participar desta caminhada, deve se preparar para apenas meia hora de passeio, ida e volta, com algumas das melhores fotos de paisagem que você irá tirar em sua vida.

Infelizmente, devido a mudanças climáticas, a Geleira Athabasca vem recuando bastante nos últimos anos. Estima-se que, desde 1906, sua extensão caiu pela metade, o que é um grande alerta para as perdas no ecossistema. Além disso, também significa que, quanto mais esperar, menos chances você terá para aproveitar a trilha em toda a sua glória.

Glacier SkyWalk

A sensação de estar voando no céu é inesquecível | Fonte: Wikipedia

Sabe aquela sensação de estar voando quando você passa por uma ponte muito alta ou quando fica na janela de um arranha-céu? Imagine isso, só que sobre montanhas a mais de 1 km de altura acima do nível do mar. Parece uma experiência única, não é mesmo? Bem, você pode aproveitá-la em Jasper, por meio da Glacier SkyWalk.

Como o nome já diz, trata-se de uma grande ponte, que fica localizada sobre um abismo entre as montanhas. Abaixo de você, se encontra uma grande floresta e uma geleira. Para incrementar a experiência, a ponte é feita de vidro, permitindo que você veja tudo bem abaixo de seus pés e aumentando a sensação de estar flutuando pelo céu.

Para aproveitar este passeio, o melhor é comprar tickets com antecedência, na página oficial dos parques de Jasper e Banff. Lá, você também confere preços, agendamento e disponibilidade. A ponte só pode ser visitada entre os meses de abril e agosto, pois o tempo tende a ser inapropriado e pouco seguro no resto do ano.

Sunwapta Falls

O tamanho pode não impressionar, mas a correnteza, sim | Fonte: Flickr

Claro que nem tudo o que fazer em Jasper precisa ser uma grande aventura. Às vezes, as coisas simples e os pequenos desvios tendem a ser as experiências mais relaxantes e gratificantes ao longo do caminho. E, também, nunca se sabe quando estes pequenos desvios vão proporcionar alguma experiência especial e única.

Sunwapta Falls é um bom exemplo disso. Trata-se de uma cachoeira de aproximadamente 20 metros de altura, com uma correnteza extremamente forte. Para chegar lá, você tem que pegar um pequeno desvio, com pouco mais de meio quilômetro, a partir de Icefield Parkway. Não é a atração mais impressionante do local, mas se você está procurando um passeio rápido e gratuito para preencher mais uma hora do seu dia, então, essa pequena cachoeira é exatamente o que você busca.

Maligne Lake

Navegar pelo Lago Maligne é uma ótima opção para explorar Jasper | Fonte: Wikipedia

Existe uma grande estrada em Jasper, chamada de “Maligne Road”, que liga três grandes atrações locais. Entre elas, está o Maligne Lake, um grande lago localizado em um vale entre as montanhas. Cercado pela mata e pela região montanhosa, é um ótimo lugar para aproveitar um pouco de tranquilidade e ar fresco. É interessante que você inclua esta parada em sua agenda de viagem.

As atrações pelo Maligne Lake, como você deve imaginar, são principalmente trilhas. Você pode passar o tempo fazendo uma longa caminhada ao redor do lado e aproveitando a paisagem para tirar belas fotos. Também há trilhas que se aprofundam um pouco mais na floresta ao redor, caso você queira explorar. E, por fim, existe a possibilidade de fazer um passeio de barco ou de caiaque pela água, se isso te interessar.

As trilhas são abertas ao público, enquanto o passeio de barco exige uma entrada. O preço da passagem é de $79 para adultos, $40 para crianças de 6 a 15 anos e gratuito para crianças com 5 anos ou menos. Você também pode conseguir um desconto de 10% ao fazer uma reserva pelo site com antecedência.

Pyramid Lake

O nome “Pyramid” vem do formado da montanha, que lembra uma pirâmide | Fonte: Flickr

A ideia de um lago perfeitamente azul e cristalino nem sempre condiz com a realidade, pois a água se agita um pouco com o vento e a cor depende muito do tipo de ecossistema local. Porém, há alguns locais ao redor do mundo que realmente atendem a essas expectativas. Um deles é o Pyramid Lake, outro dos belos lagos de Jasper e também um dos mais importantes para qualquer visita.

Seu nome vem de outro ponto de referência local, a Pyramid Mountain. A combinação da bela paisagem à beleza natural do próprio lago já são motivos mais que suficientes para fazer uma visita. Infelizmente, você não terá a mesma oportunidade de fazer um passeio de barco, mas não faltam trilhas para caminhar ao redor do local e aproveitar o ar puro que este ambiente tem a oferecer.

Columbia Icefield Glacier Adventure

Atravessar essa geleira sem um veículo seria impossível para turistas | Fonte: Wikipedia

É importante destacar que há uma grande diferença na experiência de caminhar em uma trilha perto destas geleiras e visitar uma bem de perto. Se é esse o tipo de aventura que você busca em Jasper, então, a Columbia Icefield Glacier Adventure é o passeio certo para você.

A atividade é uma visita organizada e bem planejada à Geleira Glacial de Athabasca, mas, em vez de caminhar ao redor, você passa por dentro dela com um caminhão, fazendo pequenas paradas para sentir o lugar. Se você quer um contato mais direto com esse ambiente, esse passeio de caminhão certamente vai te ajudar.

Assim como em outras atrações, a melhor forma de aproveitar a geleira é reservar seu lugar com antecedência. Até porque ela vem diminuindo ao longo dos anos. Visite o site oficial do parque e confira preços e horários dos passeios. Isso vai te poupar bastante tempo depois que chegar na cidade.

Maligne Lookout

Um pequeno exemplo do que você irá encontrar no Maligne Lookout | Fonte: Wikipedia

Em muitos casos, a grande atração de um pouco turístico não é o local em si, mas a oportunidade que ele te dá de descansar, aproveitar o ambiente e a companhia de outras pessoas. Se você pretende tirar um dia para aproveitar com a família, amigos ou com alguém especial, então o Maligne Lookout é a primeira e melhor sugestão.

Mais uma atração da Maligne Road, o Maligne Lookout, Maligne Overlook ou “Mirante Maligne” é, como o nome diz, uma pequena área com vista para praticamente todo o Maligne Canyon. Dentro dela, também há um estacionamento e espaço preparado para a realização de piqueniques. Ou seja, o lugar perfeito para fazer um programa mais relaxante e tranquilo – especialmente se você está viajando junto com amigos e família.

Lake Annette

Você já viu um lago cristalino como esse? | Fonte: Wikipedia

Mesmo que a sua intenção seja encontrar um ambiente bem diferente de seu país de origem, é difícil para muitos brasileiros abandonarem o amor pelas praias, especialmente aqueles que cresceram no litoral. Pode ser bem desafiador encontrar o que fazer em Jasper com essas especificações, já que o município se localiza no interior e a uma grande altura. Porém, isso não significa que não existam opções.

O Lake Annette, um dos principais lagos para turistas no local, é uma grande atração durante o verão canadense. Graças à sua faixa de areia, ele é transformado em uma “praia” por algum tempo todo ano. Obviamente, com a temperatura local máxima de 18ºC, é meio difícil se imaginar tomando um banho no lago, mas muitos cidadãos locais já estão acostumados com temperaturas bem menores.

Para completar a sua estadia, você ainda pode fazer passeios de caiaque, trilhas a pé ou de bicicleta – o que é mais uma excelente alternativa, tanto para relaxamento quanto para aventura.

Jasper SkyTram

Só essa vista já vale por vários passeios | Fonte: Flickr

Quando você está na dúvida em relação ao que fazer em qualquer novo lugar, especialmente em regiões montanhosas, o melhor é buscar uma vista ampla e completa de todos os pontos possíveis. Quanto mais alto você estiver, mais fácil será avaliar suas opções e depois se planejar de acordo. E, para isso, Jasper conta com o SkyTram.

Este teleférico te eleva a mais 1,2 km de altura acima do solo, totalizando mais de 2 km acima do nível do maro que possibilita uma visão em 360º de todo o local e seus principais pontos turísticos. Além de ser uma boa atração por si só, ele também é uma boa forma de explorar melhor suas opções, especialmente se você não se planejou muito bem.

Para entrar no SkyTram, você precisa comprar uma passagem, a qual pode ser reservada com antecedência. Basta visitar o site para conferir horários, preços e promoções antes de sair de viagem. Se você tiver que escolher ao menos uma atração com antecedência, que seja esta.

Agora que você conhece todas estas opções de o que fazer em Jasper, pode aproveitar os melhores passeios da cidade. Se quiser continuar acompanhando mais dicas como essas, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.

Topo