10 fatos interessantes e curiosidades sobre a Quebec City, Canadá

Posted in Eta Canada Blog

A cidade de Quebec possui uma beleza clássica com uma história rica, charme europeu e harmonização romântica. Ela é um dos mais antigos assentamentos europeus da América do Norte. Não é apenas a cidade pitoresca, mas a comida também é excelente. Selecionamos 10 fatos únicos sobre a cidade que encantarão os brasileiros que desejam visitar o Canadá.

1. Significado do nome Quebec ou Quebec City (que é a mesma cidade)

A palavra Quebec é proveniente da palavra algonquina “Kébec” que significa “onde o rio se estreita”. Localizada na província canadense de Quebec, Quebec City ou, simplesmente, Quebec, é a capital da província e a segunda maior cidade localizada lá. A primeira é Montreal. Está localizada no cruzamento de St. Lawrence e St. River Charles.

2. Quebec é uma província de língua francesa

O francês é a língua oficial desta província. Uma província seria mais parecida com o que conhecemos no Brasil como “estado”. Cerca de 80% dos residentes falam francês como língua nativa e quase 95% de Quebec falam francês. Este é o lugar de língua francesa mais antigo da América do Norte. No entanto, o inglês também é usado pela maioria dos residentes.

3. Quebec possui mais de 410 anos, foi fundada em 1608

Fundada em 1608, a cidade de Quebec possui mais de 410 anos. A cidade de Quebec é conhecida como “o berço da civilização francesa na América do Norte”. Você se sentirá em dois lugares ao mesmo tempo, pois o Quebec se parece muito com a Europa, porém, no Canadá! A parte chamada Old Quebec (Velha Quebec) possui por 4,85 km de muralha.

4. O prato típico Poutine foi inventado em Quebec

Poutine é um prato típico exclusivamente canadense. De lá, ele se espalhou para outros países, e hoje, você o encontra em toda a América do Norte. Mas poucas pessoas sabem que Poutine criado em Quebec. Ele é composto por batatas fritas, molho e queijo coalhado. As batatas têm um ponto peculiar, sem ficar empapadas. É a marca gastronômica aqui.

5. Quebec possui o Hotel mais fotografado do mundo (no Guines Book)

O hotel Fairmont Le Château Frontenac mantém o recorde mundial do Guinness por ser o hotel mais fotografado do mundo. O hotel é tão grande quanto o castelo localizado no rio St. Lawrence e Dufferin Terrace. Ele evoca uma versão canadense da Escola de Magia e Bruxaria de Harry Potter, em Hogwarts, muito interessante, não é?

Apesar da semelhança, o hotel não foi um castelo anteriormente, ele sempre foi um hotel. Construído em 1892, possui mais de 120 anos. Por seu estilo de castelo, atrai turistas de todo o mundo. Este hotel possui mais de 600 quartos, um spa, restaurante Starbucks e muitos outros restaurantes. Comer em um ambiente desses deve deixar a comida muito mais gostosa.

6. Quebec é o maior produtor mundial de Xarope Maple (de bordo)

O Canadá produz 70% do xarope de bordo puro do mundo. Desses 70%, cerca de 90% são fabricados na província de Quebec. Só para você ter uma ideia, em Quebec, foram produzidos cerca de 7.989.000 galões de xarope de bordo só em 2018. A cidade sozinha produz mais que a Vermont, a maior fabricante dos Estados Unidos, que produziu cerca de 890.000 galões.

7. Quebec também tem Carnaval, sendo o maior evento de Inverno do mundo

O Carnaval de Quebec é a maior festa de Inverno do mundo. Bem diferente do que os brasileiros são acostumados, seguindo o padrão europeu e norte-americano ao mesmo tempo. A cerimônia de abertura e encerramento do festival acontece no palácio de gelo. Isso mesmo, lá existe um full palácio de gelo.

Os brasileiros que visitarem o Canadá nesta época, não podem deixar de conhecer os desfiles do dia e da noite, que se estendem pela cidade alta, decorados com luzes e esculturas de gelo. Há também o baile de máscaras no Château Frontenac (o hotel castelo), festas públicas no palácio de gelo, eventos esportivos ao e competições de escultura em gelo.

8. Suas pernas ficarão fortes e bonitas: Quebec City tem 30 vãos de escadas!

Já imaginou uma cidade com cerca de 30 vãos de escadas? É, parece que a cidade de Quebec não nos quer sedentários. O interessante é que essas escadas também possuem o glamour correspondente ao local, e se harmoniza com as ruas de paralelepípedos. É um cenário tão bonito que nem dá para cansar, apenas vá com sapatos confortáveis.

9. O Quebec possui uma catarata maior que a de Niagara da Australia

As Cataratas de Montmorency são 30 metros mais altas que as de Niágara da Austrália. As cataratas de Montmorency têm cerca de 270 pés (82 metros) de altura. Elas estão localizadas no rio Montmorency, no Parque Montmorency. Brasileiros que querem conhecer Quebec no Canadá merecem conhecer e comparar com as Cataratas de Foz do Iguaçu.

10. Quebec possui as históricas Planícies de Abraham Martin

Em 1759, a planície localizada no Quebec, famosa por ser o local onde a batalha de Abraham Martin aconteceu, é hoje geograficamente conhecida por Planícies de Abraham. Aqui, também se realiza o feriado mais importante do Quebec, a festa anual de São João Batista. O local de 103 hectares também é usado como uma grande pista de gelo no inverno.

Parte dos segredos do Quebec foram revelados a você

Agora que você já conhece pelo menos 10 fatos interessantes e curiosidades do Quebec, temos certeza que deve ter aumentado, e muito, seu desejo de conhecer o local. Certamente, há muitos outros fatos e curiosidades que envolvem a cidade de Quebec que, ao longo do tempo, você irá descobrir.

Fique sempre ligado em nosso Blog, pois sempre trazemos novidades especiais para brasileiros que desejam visitar o Canadá. Nossas dicas são realmente validadas e embasadas em um contexto que fará com que sua viagem se torne ainda mais emocionante e bem proveitosa.

Continue conosco e teremos o prazer de desvendar para você os fatos interessantes e curiosidades do Quebec e das melhores cidades canadenses onde brasileiros desejam visitar. Qual desses fatos e curiosidades que você mais gostou? Acho que o hotel em forma de castelo nos faz sonhar e nos sentir como príncipes e princesas. Obrigado.

Topo