10 dicas do que se fazer em Ottawa

Posted in Cultura, Eta Canada Blog

Ottawa é a capital canadense e quem viaja para essa região pode encontrar muitas coisas para ver. Afinal, em uma viagem, a primeira dúvida que pode surgir é sobre o que fazer em Ottawa. Mas não há com o que se preocupar. Desde pontos turísticos até passeios culturais, certamente você irá encontrar algo que lhe interesse.

Se você está pensando em ir conhecer essa cidade do Canadá, veio ao artigo certo! Listamos alguns dos pontos turísticos e passeios que valem muito a pena serem feitos e que não podem faltar no seu roteiro.

Você com certeza vai encontrar o que fazer em Ottawa!

O que fazer em Ottawa

Pronto para conhecer as 10 dicas que separamos para você? Confira abaixo e anote o que mais lhe interessar!

1 – Museu da Guerra

O Museu da Guerra é um ótimo passeio para quem gosta de saber mais sobre história.

O Museu de Guerra Canadense é um dos principais museus de Ottawa. Uma visita ao local permite conhecer diversos artefatos de guerra como tanques, aviões e armas. Você consegue ver o quanto houve uma evolução em cada um deste objetos ao longo do tempo.

Desde equipamentos mais antigos até os mais modernos são encontrados ao visitar o museu. É o lugar perfeito para quem quer conhecer melhor o passado militar o mundo e do próprio Canadá. Há também alguns cenários de guerra, incluindo uma parte do muro de Berlim.

Os horários de visita variam conforme a estação do ano. Em épocas mais frias (setembro até março) o museu funciona de segunda à quarta-feira e aos sábados e domingos das 9h30 às 17h; quinta das 9h30 às 20h.

Os preços variam de $9 (para crianças de 3 a 12 anos) até $15 (para adultos). Estudantes e idosos pagam valores diferenciados.

2 – Catedral de Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame é a mais antiga igreja da cidade de Ottawa.

Quem quer passear por outros locais que não apenas os museus pode visitar a Catedral de Notre-Dame, a mais antiga igreja existente na cidade. Seu interior encanta os visitantes, já que é um ótimo exemplo da arquitetura neogótica.

Azul e dourado são as cores que você mais irá encontrar nos detalhes da igreja. Aproveite para ter um momento de paz e tranquilidade neste local.

A catedral foi construída no ano de 1885 e hoje além de ser a sede da Arquidiocese da Igreja Católica de Ottawa, faz parte do Patrimônio Histórico Nacional do Canadá.

Não há custo para entrar na Catedral de Notre-Dame e você pode realizar esse passeio em qualquer dia da semana. O espaço fica aberto para visitação diariamente.

3 – Major’s Hill Park

O Major’s Hill Park encanta quem gosta de passear ao ar livre. Créditos: TripAdvisor.

Por estar localizado em um ponto estratégico, próximo ao Parliament, ao Rideau Canal e ao ByWard Market, permite que você inclua mais de um passeio em sua agenda. É perfeito para quem ama ficar ao ar livre e ter contato com a natureza.

Limpo e muito organizado, conta com lindas flores, árvores e até mesmo esquilos. Nesse local você pode fazer trilhas, caminhadas, se exercitar ou descansar enquanto faz um piquenique. O mais legal é que esse ponto turístico não atrai apenas os turistas, mas também os moradores da cidade.

Se for visitar o Canadá na primavera, o parque com certeza deve ser incluído em seu roteiro. Inclusive, por estar em uma das áreas mais movimentadas da cidade, você pode no mesmo dia conhecer a Catedral de Notre-Dame e a Galeria Nacional do Canadá, que ficam bem pertinho.

Bastante seguro, não há cobrança de entrada e é um passeio ideal para ser feito durante o dia ou próximo do final da tarde. Nas épocas mais frias o parque ganha um charme a mais, já que fica coberto de neve. O lado ruim é que a visita precisa ser mais curta ou feita mais cedo.

4 – ByWard Market

Para fazer compras em Ottawa, dê um pulo no ByWard Market.

O que fazer em Ottawa? Que tal visitar um dos principais pontos de interesse? O local é perfeito para quem está em busca de diversão, pois reúne lojas, restaurantes e opções de entretenimento.

É uma ótima opção para quem deseja fazer um tour gastronômico e quer aproveitar para comprar algumas lembrancinhas da viagem. Quer tirar aquela famosa foto em frente ao letreiro Ottawa? Então você está indo ao lugar certo!

O ByWard Market é considerado um dos melhores pontos turísticos da cidade e pode ser visitado a qualquer hora do dia. Se você quer tomar um café da manhã e fazer compras de hortaliças pode visitar o espaço logo pela manhã. Mas se preferir almoçar e passear para fazer compras, a tarde também é um bom momento.

Por último, quem quer aproveitar a vida noturna encontra opções no ByWard Market. Basta dar um pulo nos bares e pubs que existem na região. Basicamente, você vai encontrar tudo que quiser. Agora você entendeu por que esse local é tido como um dos melhores para visitar, não é mesmo?

5 – Galeria Nacional

Quem gosta de arte e se pergunta o que fazer em Ottawa não pode deixar de visitar um dos principais museus de arte do Canadá.

Antes mesmo de entrar na Galeria Nacional você já se impressiona com seu prédio, feito todo de vidro e com a estátua de uma aranha localizada logo na entrada. O passeio é indicado para quem deseja ver pinturas de grandes artistas famosos de diversos períodos.

São mais de 30 mil obras no acervo e uma chance única de aprender mais sobre a história do Canadá. Além das exposições, você também pode descansar um pouco dentro do próprio museu enquanto toma um café ou faz um lanche no Café I’Entrée ou na Cafétéria des Beaux-Arts.

O horário de funcionamento varia e é interessante consultar antes de determinar o dia da visita. Nas quintas à noite e nos feriados nacionais a entrada é gratuita, então se estiver visitando a cidade em algum desses dias, vale a pena aproveitar para economizar.

A galeria fica bem próxima do ByWard Market e do Parliament Hill, permitindo agendar mais de um passeio para o mesmo dia.

6 – Canal Rideau

Mais uma opção de passeio ao ar livre, o Canal Rideau conta com uma linda vista.

O Canal Rideau é uma via navegável que se tornou um dos principais pontos turísticos de Ottawa. Um passeio que não pode faltar no seu roteiro. É considerado um ponto de lazer, pois há bancos, calçadões, trilhas, parques e muita natureza por perto.

Ideal para um momento de descanso e lazer, pode ser curtido em qualquer época do ano. No verão você pode caminhar ao redor do Canal ou tirar uma foto enquanto descansa em um dos bancos. No verão o que encanta é o pôr do sol, tanto que é indicado visitar o local mais para o fim da tarde.

No inverno a diversão também é garantida, já que como o canal está congelado, se transforma em um espaço perfeito para patinação no gelo. Na temporada fria você não encontrará barcos no Canal Rideau, mas pode se arriscar em uma partida de hóquei no local.

Pode ser visitado em qualquer época do ano, todos os dias e a qualquer horário. Não é necessário pagar nada.

7 – Parliament Hill

A Colina do Parlamento possui grande significado cultural.

Entre tudo o que você pode fazer em Ottawa você não deve esquecer de visitar um de seus principais pontos turísticos. O Parliament Hill é onde se encontra o parlamento canadense, pois o país é parte da organização Commonwealth. Ou seja, tem a Rainha Elizabeth como chefe de Estado ao mesmo tempo em que conta com uma democracia parlamentar.

A arquitetura dos edifícios é gótica e estes ficam localizados em uma colina, por isso chamados de Colina do Parlamento. É nesse local que você encontrará a Peace Tower, torre com mais de 92 metros de altura construída em homenagem aos canadenses que perderam a vida na primeira guerra mundial.

A visitação é gratuita, mas é preciso pegar uma senha para conhecer o Parliament Hill internamente. No verão é uma atração concorrida, então o recomendado é sair cedo para conseguir visitar o espaço. Não leve mochilas, pois é proibido entrar com elas no local.

8 – Museu da Civilização

O Museu da Civilização é um dos mais importantes do Canadá.

Para quem não dispensa as atrações voltadas para a cultura, o Museu da Civilização é uma boa opção para ser incluída no roteiro de passeios. Localizado na Laurier Street, seu acervo conta a história do país desde os povos indígenas até a chegada dos imigrantes.

Ideal para quem é apaixonado por história – sem contar a bela arquitetura modernista. A visita pode durar horas, então é indicado reservar um dia inteiro para esse passeio. Além das exposições tradicionais você encontra também as interativas.

Cinema, teatro e museu da criança são encontrados no mesmo lugar, o que garante entretenimento e bons momentos para toda a família.

Seu horário de funcionamento é de sexta à quarta das 9h30 às 17h e às quintas-feiras das 9h30 às 20h. A entrada custa $15, mas às quintas é gratuita entre 16h e 20h.

9 – Fairmont Château Laurier

O Fairmont Château Laurier é um hotel histórico da cidade de Ottawa.

O hotel Fairmont Château Laurier é o mais conhecido de Ottawa e foi construído à beira do Canal Rideau. Sua arquitetura é inspirada nos castelos franceses e mais do que um local para se hospedar é visto também como um interessante ponto turístico.

A boa notícia é que você não precisa se hospedar no hotel para admirar sua beleza. Se quiser você pode apenas visitar o espaço.

Localizado no centro de Ottawa, conta com luxuosos restaurantes e quartos bastante espaçosos. É um hotel 4 estrelas que recebe visitantes de todo o mundo.

Se não puder se hospedar por lá, aproveite para conhecer o local e inclua o passeio no mesmo dia em que for visitar o Canal Rideau ou outro ponto turístico no centro da cidade.

10 – Museu de Aviação e Espaço do Canadá

Ottawa conta com uma série de museus que podem ser visitados, e o Museu de Aviação e Espaço do Canadá é uma visita indispensável.

Como última opção do que fazer em Ottawa separamos mais um museu, agora dedicado aos aviões, o Museu de Aviação e Espaço do Canadá. Você pode visitar esse local tranquilamente e vai encontrar diversos modelos de aeronaves. Se trata do principal museu de aviação do Canadá e conta toda a história da indústria aeronáutica do país.

É o passeio perfeito para os amantes de aviões e da história canadense. Ainda assim, pode ser bastante divertido mesmo para quem está com as crianças. Aproveite os dias mais frios para visitar o espaço, já que passeios ao ar livre ficam mais complicados.

O primeiro hidroavião feito de metal está exposto nesse local e foi totalmente restaurado. Quem o vê exposto afirma que ele parece ter acabado de sair da fábrica.

Além dos aviões é possível encontrar também simuladores de voo, um teatro e muitas atrações infantis. E se você visitar Ottawa entre junho e agosto poderá voar a bordo do biplano Waco UPF-7, do ano de 1939. Uma verdadeira viagem no tempo.

Para conhecer o simulador de voo é feito um pagamento à parte e é preciso pagar o ingresso. Apesar disso, há desconto para estudantes e após as 16h a entrada é totalmente gratuita.

Conclusão

Quem está procurando o que fazer em Ottawa certamente vai encontrar opções que agradam a todos os gostos. Desde conhecer importantes e famosos pontos turísticos até apreciar um momento ao ar livre ou visitar os museus que contam um pouco da história canadense.

Gostou das sugestões de passeio? Conhece algum outro lugar que queira acrescentar na lista? Comente aqui no post e continue acompanhando as novidades!

Topo