Porque morar em Ottawa é uma ótima escolha?

O Canadá tem um dos mais altos índices de desenvolvimento humano (IDH) do mundo, o que o torna um dos melhores lugares para viver.

É uma nação organizada, de economia robusta e estável, com educação sólida e dotada de uma natureza exuberante.

A heterogeneidade cultural faz do Canadá um país cosmopolita, no qual os habitantes e suas culturas têm forte papel no desenvolvimento e crescimento do país.

Porque morar em Ottawa é uma ótima escolha?

A capital do Canadá, Ottawa, pertence à província de Ontário, é a quarta maior cidade do país, com aproximadamente 900.000 habitantes. Situa-se na fronteira com a província de Quebec, às margens do Rio Ottawa.

Está localizada a 400 quilômetros de Toronto, a 190 quilômetros de Montreal, a 500 quilômetros de Quebec e a 250 quilômetros da fronteira com o estado de Nova York.

Ottawa é conhecida pela excelente qualidade de vida, sendo a segunda melhor cidade do Canadá para viver e a terceira cidade mais limpa do mundo.

A taxa de criminalidade de Ottawa é inferior à média do país e a renda média familiar é a maior do Canadá.

A mão de obra da capital é altamente qualificada – mais da metade dos seus habitantes são graduados – e é lá que se concentra a maioria dos cientistas do país, além de engenheiros e doutores.

Outras características que pode fazer você querer viver em Ottawa são:

  • A região central lembra a Europa;
  • Ottawa é toda especial, pois tem faceta de cidade pequena e outros aspectos de cidade grande, o que agrada a todos os gostos;
  • Os moradores são, de um modo geral, muito hospitaleiros, prestativos, o que favorece demais a integração;
  • É uma cidade onde se pode experimentar a cultura canadense em todos os seus aspectos;
  • Pode-se praticar o inglês e o francês constantemente – é considerada a cidade mais bilíngue do mundo;
  • O centro é propício para circular a pé, de bicicleta, de patins ou por transporte coletivo;
  • Não há necessidade de carro;
  • Há um forte senso de comunidade atuante e disposta a ajudar quem precisa.

Como é o mercado de trabalho e a economia de Ottawa?

Os três setores que mais empregam no município de Ottawa são, em ordem de importância: o público, o de tecnologia e o de turismo.

De longe, o setor público é o maior empregador da cidade. São aproximadamente 72 mil pessoas no serviço público nacional e 12 mil o setor público municipal. No total, 20% dos postos de trabalho na cidade estão relacionados ao setor público.

No entanto, Ottawa não deve ser vista como uma cidade habitada basicamente por servidores públicos federais ou municipais.

Em segundo lugar, encontra-se o setor de tecnologia, que conta com mais de 800 empresas e suas respectivas fábricas. Por isso, gera 48 mil empregos no município e na região, sendo, por vezes, denominada de “capital nacional da alta tecnologia”.

Algumas empresas de TI com sede em Ottawa são: Adobe, Corel, General Dynamics, Protecode e Bell Canada.

O turismo representa o terceiro setor de maior importância para o mercado de trabalho e a economia de Ottawa.

A cidade recebe cerca de sete milhões de turistas todos os anos, condição que gera uma receita anual de mais de um bilhão de dólares canadenses para a cidade.

No início de 2013, a taxa de desemprego de Ottawa foi de 6,2%, considerada alta em relação a outras grandes cidades, todavia inferior à média canadense, de 7,2%.

Fonte: http://www.projetocanada.com/cidades-do-canada-para-viver/viver-em-ottawa/

Qual o custo de vida médio e como funciona o clima em Ottawa?

Uma notícia muito importante para quem pretende morar em Ottawa: o custo de vida da cidade é estimado como um dos mais baratos quando comparado às demais áreas metropolitanas do Canadá.

Para ter uma ideia, o preço médio de uma casa em Ottawa é $ 300.000, ao passo que em Toronto e em Vacouver ronda os 400.000 e 600.000, respectivamente.

Fonte: http://www.projetocanada.com/cidades-do-canada-para-viver/viver-em-ottawa/

Ottawa não fica nas margens do Lago Ontário, praticamente uma exceção quando comparada com outras localidades da província de Ontário. Dessa forma, a amplitude térmica é maior: suas temperaturas são altas no verão e, da mesma forma, os invernos são mais intensos. A temperatura máxima atinge os38°C e, a mínima, os -39°C. A temperatura média é de 6,3°C.

Quais os bairros mais familiares de Ottawa?

Veja a seguir uma lista especial para quem pretende morar em Ottawa com os principais bairros, dotados de boas escolas e ótima infraestrutura voltada para o público jovem, como quadras esportivas, piscinas e bibliotecas.

Barrhaven

Bastante familiar, é um bairro localizado no sudoeste da capital. É bem servido de parques, suas ruas são tranquilas – o que é bom especialmente para casais com bebês – e as casas são espaçosas.

Barrhaven tem várias opções de casas novas com preços convidativos, próximas a mercados e shoppings.

Nesse bairro ficam localizadas duas das três melhores escolas de ensino médio da cidade: John McCrae Secondary School e St. Joseph’s Catholic High School.

Há centro de esportes com piscinas e bibliotecas.

Barrhaven é um bairro calmo e familiar.

Carlingwood

Localizado no oeste de Ottawa, é um bairro prático para as famílias por oferecer vários serviços, como o Carlingwood Mall, o grande centro comunitário, com piscina, ginástica, aulas de dança, prática de esportes e a escola elementar École Élémentaire Catholique Terre-des-jeunes, a terceira melhor ranqueada.

Viver perto de um shopping pode ser uma mão na roda.

Chapel Hill West

É um bairro tradicional dos anos 80, cercado de áreas verdes e boas escolas. É, também, um excelente local para fazer amigos, pois aproximadamente 19% dos seus residentes têm menos de 15 anos.

Chapel Hill West é um excelente bairro para crianças e adolescentes.

KanataLakes

É um dos grandes nomes do oeste da cidade. Algumas das melhores escolas de ensino médio se encontram em Kanata Lakes: Earl of March Secondary School e All Saints Catholic High School.

São vastas as oportunidades para realizar atividades ao ar livre, pois o bairro dispõe de muitos parques, trilhas e até um campo de golf.

Há, também, a Kanata Wave Pool, a Beaverbrook Library e o Kanata Centrum (centro de compras).

Uma dica importante: o bairro abriga uma arena de hóquei, portanto, em dias de jogos, talvez seja uma boa ideia evitar o trânsito caótico no local.

Em KanataLakes há muita área verde para a prática de atividades ao ar livre.

Old Ottawa South

O Old Ottawa South é um bairro muito bem localizado, pois fica bem perto do centro da cidade.

É servido de boas escolas: Hopewell Avenue Public School, Glebe Collegiate Institute e Immaculata High School. Além disso, uma das melhores universidades do país, a Carleton University, está situada neste bairro.

Há boas atrações, como a pista de patinação no Rideau Canal, durante o inverno; o Ottawa Folklore Centre, com apresentações de músicos e o Mayfair Theatre.

Por ser próxima do centro da cidade, é uma área cujos valores das casas são mais altos.

O Old Ottawa South é um bairro muito bem localizado.

Gostou do artigo? Então curta e compartilhe com seus amigos. Você tem experiências em bairros de Ottawa? Compartilhe conosco. Sua participação é muito importante.

Topo