Por que Vancouver é uma excelente opção para brasileiros

Imagine se estabelecer em uma cidade considerada uma das melhores para se viver em todo o mundo. Uma das maiores cidades canadenses, Vancouver é uma ótima alternativa para brasileiros que desejam passar um tempo ou permanecer no exterior.

Praias, montanhas, parques e edifícios: tudo na mesma cidade, tornando Vancouver excelente para brasileiros.

Contando com uma excelente infraestrutura, Vancouver tem um clima bastante ameno em comparação com outras cidades canadenses. E o melhor: muito receptiva com imigrantes de todo o mundo. Logo, a adaptação é bem mais fácil.

Como se não bastasse, muitas empresas multinacionais têm sede no local, oferecendo inúmeras oportunidades de trabalho.

Exatamente por isso, muitas pessoas de outros países, em especial do Brasil, escolhem-na para se fixar e recomeçar uma vida. Saiba agora como Vancouver pode abrigar brasileiros e ser uma excelente moradia para toda a família.

Por que Vancouver é uma excelente opção para brasileiros?

Vancouver tem belas paisagens e oportunidades de trabalho e estudo.

Na introdução, você já ficou sabendo que Vancouver tem um clima mais agradável, é receptiva e tem oportunidades de trabalho para estrangeiros. Também tem uma paisagem muito heterogênea, contando com praias, florestas e montanhas.

Culturalmente, também é um local muito rico, oferecendo alternativas de diversão para pessoas de todas as idades. Também conta com uma universidade renomada – a British Columbia – e sua comida é excelente. Além de tudo, tem uma segurança invejável, diminuindo muito as chances de problemas com assaltos, sequestros e afins.

Trabalho

Como uma cidade grande, Vancouver abriga empresas de todos os setores.

O Canadá, especialmente cidades grandes como Vancouver, sempre busca mão de obra de imigrantes. Isso porque o país tem uma população de aproximadamente 35 milhões de habitantes em uma área de quase 10 milhões de quilômetros quadrados.

Para se ter uma ideia, o Brasil, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, tem uma população de mais de 200 milhões de pessoas.

Empresas como IBM, Microsoft, Schneider Electric e tantas outras têm sedes na cidade, empregando brasileiros e pessoas de todos os lugares do mundo.

Evidentemente, não é apenas chegar à cidade e encontrar uma vaga. As chances de trabalho em Vancouver, tanto para brasileiros quanto para pessoas do mundo todo, são principalmente para profissionais especializados. Além disso, é primordial ter um nível de inglês avançado.

Cultura

Além de tudo, a cidade também é colorida e valoriza as manifestações culturais.

Para quem valoriza esse aspecto, se sentirá em casa em Vancouver. A cidade ainda traz uma herança dos povos nativos, como a Brockton Point, onde nove esculturas de tronco de madeira estão expostas. Esse tipo de manifestação é milenar no país, mas ainda sobrevive.

Além disso, no interior da Universidade de British Columbia há o Museu de Antropologia, aberto para visitação o ano todo.

A Chinatown guarda as tradições orientais.

As tradições de outros países, principalmente os orientais, também estão presentes em Vancouver, sendo atrações excelentes também para brasileiros que apreciam conhecê-las. Os parques costumam ter cerejeiras, um tipo de árvore muito comum no Japão.

A China também está representada na Chinatown – similar à de Nova York e a maior dentro do Canadá. Você pode participar das festividades, frequentar os restaurantes e visitar o mercado.

Já para quem gosta das atrações indianas, é interessante conhecer o Punjabi Market, sem contar o Italian Cultural Centre, um programa ideal para conhecer os costumes italianos.

Universidade British Columbia

Com dois campi – um em Vancouver e outro em Kelowna –, é pública e centenária, tendo sido fundada em 1908. Com quase 60 mil alunos, oferece cursos de graduação e pós, onde muitos imigrantes estudam e se qualificam, seja para trabalhar no Canadá ou para fazer a carreira em seus países de origem.

Sendo assim, Vancouver também pode ser para brasileiros no que se refere aos estudos.

Ainda no Brasil, você pode fazer um planejamento para trabalhar, estudar ou ambos – evidentemente, você precisa tirar o visto correspondente para exercer essas atividades. Para saber mais sobre como conseguir uma vaga na pós-graduação, leia este texto.

Gastronomia

Nesse ponto, a cidade também é muito rica. Seus restaurantes servem comidas de todas as partes do mundo, já que grande parte da população que vive no local é imigrante.

Mesmo assim, pode-se dizer que Vancouver tem sua comida típica. Você encontra iguarias como batata assada no espeto, como se fosse um churrasco, e uma versão frita com molho de carne e queijo ralado que pode ser encontrada nos McDonald’s locais.

Alguns restaurantes também são especializados em frutos do mar, sendo, também, uma opção para brasileiros que vivem em Vancouver. Como uma cidade litorânea e que recebe correntes marítimas de todos os pontos – sul, norte e Ásia –, além das águas geladas, a variedade de espécies é incrível.

Segurança

Claro que, quando se fala de uma cidade segura, não quer dizer que o risco de assalto seja nulo. Mas, em comparação com qualquer lugar do mundo, as taxas em Vancouver são bem menores.

Algumas regiões são mais seguras do que as outras, como em qualquer grande cidade do mundo. Porém, mesmo nos locais mais vulneráveis, o policiamento é intenso e o perigo é menor que em qualquer capital do Brasil, favorecendo ainda mais Vancouver como uma alternativa aos brasileiros.

Dicas especiais para quem quer morar em Vancouver

Os aspectos positivos da cidade não são só os já mencionados. Morar em Vancouver, ainda mais para brasileiros, é uma experiência muito rica, pois locais não faltam para trabalhar, estudar e se divertir.

Confira agora algumas dicas pertinentes para quem deseja fazer as malas rumo à cidade.

O que fazer?

O que não falta são opções em Vancouver.

Vancouver é uma cidade tão privilegiada que você pode ir à praia, às montanhas e enfrentar temperaturas negativas no inverno e acima dos 30 graus no verão. Todas as sensações podem ser sentidas.

As opções de atividades ao ar livre são inúmeras, tornando Vancouver ainda mais atrativa para os brasileiros. Passeios de bicicleta ou a pé são bastante propícios, assim como estar a bordo de um barco.

Opções não faltam para quem quer passear, seja sozinho, em casal, com amigos ou família.

Onde comprar?

Além de oferecer tudo e mais um pouco para os seus moradores, Vancouver também é como se fosse o paraíso para quem gosta de fazer compras. Áreas como o Gastown, com souvenires e outras lembrancinhas à venda para turistas, são bastante visitadas.

A Robson Street, por sua vez, conta com artigos populares e marcas luxuosas. Restaurantes e hotéis cinco estrelas também marcam presença.

Vale mencionar também a South Granville e shoppings como o MetropolisMetrotown e o Pacific Center Mall, com centenas de lojas de todos os segmentos e estilos.

Onde estudar?

A Universidade British Columbia, já citada no texto, é considerada uma das 40 melhores instituições de ensino do mundo e mantém o MBA da SauderSchoolof Business. Esse curso se mantém nas primeiras posições no ranking mundial há pelo menos 15 anos.

Vancouver pode ser uma opção de estudo para brasileiros também em função de outras instituições. A Simon Fraser University oferece mais de 100 cursos de diversas áreas do conhecimento e também tem grande tradição no Canadá.

Para quem prefere se aprofundar no universo das artes, a VanArts (Vancouver Instituteof Media Arts) é a sexta melhor escola de animação do mundo.

Como funciona o transporte público?

Vancouver conta com transporte aquático dentro da cidade.

Basicamente, você pode se locomover através de ônibus, metrô e seabus, uma espécie de balsa.

Todas as linhas de ônibus da cidade levam a alguma estação do metrô. Um aspecto muito positivo é que, se você é amante das bikes, pode transportar a sua em um suporte externo, na parte frontal.

O seabus faz o transporte da região central até o norte de Vancouver em 15 minutos, com bilhetes cujo valor mínimo é 2,50 dólares canadenses.

Em todas as formas de transporte, não só em Vancouver, como em muitas cidades canadenses, você pode economizar através do bilhete mensal. Nesse caso, o valor unitário é bem mais em conta do que as tarifas cobradas individualmente.

Algumas das principais atrações turísticas de Vancouver

Vancouver também é uma ótima opção para brasileiros quanto aos pontos turísticos. Alguns deles já foram mencionados no decorrer do texto, como o Museu de Antropologia e Chinatown.

Mas você também pode visitar outros locais nos quais a diversão é garantida. Veja alguns exemplos:

Queen Elizabeth Park

No local, você pode andar ao redor de um vulcão extinto, visitar um jardim tropical e o chafariz Dancing Waters.

O parque também é um local propício para a prática de esportes. Você pode jogar golfe ou pode se arriscar em modalidades mais radicais, como a tirolesa.

Vancouver Aquarium

Você pode conhecer inúmeras espécies de animais no Vancouver Aquarium.

O maior aquário do Canadá tem 9 mil metros quadrados e está bem próximo ao centro, em outro ponto que vale a pena ser visitado, o Stanley Park.

Você pode conhecer animais aquáticos de todas as partes do mundo, incluindo peixes gigantes da Amazônia, golfinhos e a baleia-branca. Isso sem contar lontras e leões marinhos.

O mais interessante é que os visitantes podem alimentar e ajudar no treinamento dos animais – claro, com supervisão de profissionais especializados.

Montanhas Rochosas

No inverno, é uma estação de esqui e snowboard. Em outras épocas do ano, porém, não deixa de ser um ótimo local de visitação em Vancouver, também para agradar os brasileiros. Os parques nacionais, que podem ser visitados de carro em função de sua grande área, são uma opção para toda a família.

O outono canadense, entre os meses de setembro e dezembro, é o período mais indicado para visitação, pois não conta com aglomeração de turistas e o tempo não costuma ser chuvoso. Assim, você aproveita tudo o que o local tem para oferecer.

Praias

As praias de Vancouver têm água gelada, mas são excelentes opções de lazer.

Apesar da água gelada, as praias são excelentes opções de lazer em Vancouver, principalmente no verão. Para quem não quer enfrentar o banho, vale permanecer na areia, conversando, praticando esportes e apreciando o pôr do sol, que é maravilhoso.

Você pode aproveitar as English Bay Beach, Kitsilano Beach, Second e Third Beach e Wreck Beach.

Onde morar em Vancouver

Assim como toda cidade de médio ou grande porte, os bairros de Vancouver têm suas particularidades, sejam eles centrais ou periféricos. Conheça agora cinco regiões nas quais você pode se estabelecer sem medo:

1 – Downtown

O centro de Vancouver abriga vários perfis de pessoas e moradias.

A região central é uma das mais valorizadas de toda a cidade, sendo também interessante para brasileiros que pretender viver em Vancouver.

Com um perfil de moradores bastante heterogêneo, abriga apartamentos e casas em construções novas e tradicionais, com algumas até sendo parte do patrimônio histórico.

2- Kitsilano

Você já viu este nome no tópico sobre as praias de Vancouver. Trata-se do bairro que a abriga. Seus moradores são famílias jovens e estudantes, que gostam de praticar yoga e visitar cafés e mercados orgânicos.

3 – South Granville

Com muitos bares e restaurantes, atrai muitas pessoas que gostam desse tipo de diversão. Muito próximo ao centro – a 5 minutos de ônibus –, também abriga a GranvilleIsland, uma ilha dentro de Vancouver, com mercados, teatros, restaurantes e galerias.

4 – Kerrisdale

Muito procurada por idosos e aposentados, que vivem em condomínioshighrise. Porém, pelo seu baixo custo de vida, muitos estudantes também a escolhem para viver, até porque é próxima a escolas e universidades.

5 – South Vancouver (Marple)

Com muitas opções de transporte público, não tem muitos bares e restaurantes, sendo uma região perfeita em Vancouver para brasileiros que queiram um local mais tranquilo. As casas possuem quintais maiores, sendo ideal para crianças e grupos grandes de pessoas.

Você já conhece o eTA visto para o Canadá? Agora ficou fácil viajar para o país. É rápido e, o melhor, tudo online! Entre em contato para mais informações.

Comente em caso de dúvidas e leia nossos outros textos para conhecer mais não só sobre Vancouver, mas também sobre o Canadá.

Topo