Por que cada vez mais brasileiros se mudam para o Canadá?

O número de brasileiros no Canadá tem aumentado substancialmente nos últimos anos. Um dos grandes motivos que vem ajudando tal situação é a permanente crise econômica em que vive o Brasil.Estamos em meio a um turbilhão de corrupção que afeta diretamente nossos bolsos. A alta taxa de desemprego, o aumento da violência (que gera a insegurança), descaso com a saúde e com a educação são alguns exemplos do que temos vivido já há algum tempo.

Aliás, esse triste cenário nacional tem colaborado também para que outros países recebam brasileiros que estão em busca de dias melhores. Mas, sem dúvida nenhuma, o Canadá consegue ser a melhor opção para boa parte dessas pessoas.

Por que o Canadá é um bom destino para muitos brasileiros?

Os motivos que estão fazendo a quantidade de brasileiros no Canadá crescer são os melhores possíveis.

Vamos conhecer quais são esses motivos e como podemos fazer um paralelo com a vida que levamos atualmente no Brasil.

Estudo de qualidade

O Canadá oferece um dos melhores ensinos do mundo. Suas universidades são referência e atraem inclusive estudantes europeus e asiáticos vindos de países também desenvolvidos. Estudar no Canadá tem sido a porta de entrada de muitos jovens brasileiros, já que futuramente existe a possibilidade da conquista de um bom emprego.

E, a partir dessa oportunidade, a chance de se conseguir o passaporte canadense, tornando-se um imigrante qualificado para o mercado de trabalho.

Pensando na família, é possível vislumbrar os filhos crescendo em escolas de primeira linha, que visam não só o ensino, mas também a educação e o comportamento como pessoas.

University of Toronto: umas das melhores universidades do mundo.

Segurança de primeira

O Canadá é conhecido como um país seguro e de baixa criminalidade. Apenas como exemplo, a cidade de Montreal teve queda em seu número de homicídios no ano de 2016.

A segunda cidade mais populosa do país, com cerca de 2 milhões de habitantes, registrou apenas 23 homicídios em todo o ano que passou, sendo que o primeiro caso ocorreu apenas no mês de março.

O que os brasileiros no Canadá mais exaltam é o fato de poderem caminhar tranquilamente a qualquer hora do dia e da noite por suas ruas, portando aparelhos eletrônicos como celular e notebook sem temer que algo possa ocorrer.

É claro que algum incidente pode acontecer em qualquer país do mundo. Mas nada como estamos acostumados, já que os bandidos de plantão costumam furtar alguns objetos sem fazer uso de arma de fogo.

Viatura policial em Montreal.

Transporte que funciona

Uma das coisas boas de se morar no Canadá é poder desfrutar de um ótimo sistema de transporte público.

Dependendo da cidade, é possível encontrar ônibus, metrô, trem e até balsa. Tudo em um sistema integrado, como no caso de Vancouver. Em Toronto, por exemplo, há ainda bondes elétricos.

Os ônibus urbanos oferecem o serviço público mais extensivo do Canadá.Eles possuem ar-condicionado e ar quente, espaço para carregar bicicletas e espaço para cadeirantes. O embarque de cadeirantes e idosos com menor mobilidade é facilitado através de um sistema hidráulico que rebaixa a frente do ônibus.

Outras situações de conforto estão disponíveis, como letreiros digitais e áudio indicando as paradas seguintes.

Ônibus em Vancouver: na frente, suporte para carregar bicicletas.

Saúde gratuita

Todos os canadenses e residentes permanentes têm direito a serviços de saúde gratuitos no país, e com atendimento igualitário, não importando seu status social. Inclusive o sistema de saúde local é invejado até mesmo pelos vizinhos dos Estados Unidos.

Não se pode cobrar por nenhum dos serviços prestados pelos médicos, assim como não existe a possibilidade de se pagar por um atendimento prioritário ou por uma cirurgia que você queira realizar.

Para muitos brasileiros no Canadá, o que deixa a desejar nesse quesito é o acesso a especialistas. Os exames mais específicos são prescritos apenas em último caso. E os check-ups para pessoas saudáveis não são comuns.

Should ice Hospital, em Toronto, é considerado um dos dez melhores hospitais do mundo.

Mercado de trabalho e salário

O Canadá e suas províncias possuem programas que buscam convidar profissionais qualificados para trabalharem no país. Isso ocorre devido a falta de mão de obra local em muitas profissões específicas.

Profissionais brasileiros da área de Tecnologia da Informação têm conseguido uma boa colocação no mercado de trabalho canadense, assim como em outras áreas requisitadas. De acordo com as empresas de assessoria para imigração, são mais de 15.700 brasileiros residindo e trabalhando no Canadá.

Para quem não dispõe de tanta qualidade técnica e um inglês não fluente, o campo de construção civil sempre tem oportunidades. E os salários costumam ser altos, mesmo em funções que no Brasil são consideradas simples.

Com relação ao salário mínimo, ele é relativo a cada província. Exemplificando, em Toronto, o salário é de CAD$ 11,40/hora. Em Montreal, ganha-se CAD$ 10,75/hora. Vancouver, CAD$ 10,85/hora. Já em Calgary, paga-se CAD$ 12,20/hora. É nessa média que gira a hora trabalhada em todo o país.

Canadá tem oportunidades de trabalho para profissionais estrangeiros qualificados.

Qualidade de vida no Canadá

A qualidade de vida é, de fato, um dos grandes motivos que vem fazendo com que o número de brasileiros no Canadá aumente tanto. Além de tudo que vimos até o momento, soma-se ainda as opções de lazer.

O país oferece muitas opções gratuitas para passeios, como os parques urbanos, que costumam estar cheios, principalmente no verão. Há montanhas para curtir os esportes de neve no inverno e praias para relaxar nos dias quentes.

Por conta da segurança, fazer caminhadas ao ar livre e até se deslocar de um ponto ao outro a pé é comum e aumenta o prazer em no dia a dia.

Quer mais? O poder de compra é essencial. Saber que seu dinheiro vale, e muito, é uma sensação ótima. Poder comprar aquela roupa que você gostou sem influenciar negativamente na sua conta bancária. Comprar uma futilidade ou outra no supermercado, ir a shows, cinema, teatro, eventos esportivos, viajar aos finais de semana, enfim…

Poder gastar seu dinheiro para melhorar ainda mais sua qualidade de vida é algo que os brasileiros que ainda não tiveram a chance de morar no exterior não conhecem.

Pessoas curtindo o verão em Toronto.

Canadá libera a entrada de brasileiros sem precisar retirar visto

A partir do dia 1º de maio de 2017, o Canadá passou a facilitar a entrada de brasileiros no país.

A não exigência de visto vale para quem já tenha tirado o visto canadense nos últimos dez anos (seja para turismo, estudos ou trabalho), mesmo que o documento já tenha expirado sua validade. E também para quem possua um visto válido para entrar nos Estados Unidos.

Para isso, os brasileiros deverão preencher apenas uma autorização de viagem eletrônica, tendo que pagar uma pequena taxa de CAD$ 7. Essa autorização chama-se eTA (Eletronic Travel Authorization) que, após aprovada, terá validade por cinco anos ou até que seu passaporte expire.

Você já conhece o eTA visto para o Canadá? Agora ficou fácil viajar para o país. É rápido e, o melhor, tudo online! Entre em contato para mais informações.

E se você conhece histórias de brasileiros no Canadá, está vivendo no país ou está pretendendo ir morar por lá, compartilhe com a gente suas experiências e pensamentos através dos comentários.

Topo