Os 10 empregos mais indicados para brasileiros no Canadá

O jeito mais simples de encontrar empregos para brasileiros no Canadá é por meio de endereços eletrônicos, na internet. O procedimento sistemático que procura empregos de forma online é muito eficaz.

Mas, uma dica que tem muita relevância nesse processo é não limitar a pesquisa por oportunidades relacionadas à sua área de graduação ou ensino específico. Arrisque as diversas possibilidades que podem surgir, ainda mais se estiver em busca do seu primeiro emprego no país.

Os empregos para brasileiros no Canadá, relacionados ao mercado de trabalho, têm muita flexibilidade quando mencionados os diplomas obrigatórios para atuação em áreas específicas. Ao contrário do que acontece no Brasil, não há a necessidade, em várias áreas, da sindicalização ou associação a organizações da classe.

É muito comum que pessoas, que tenham apenas o nível colegial completo, trabalhem em áreas administrativas ou de negócios. E mais comum ainda é ver pessoas com as formações em administração, por exemplo, em cargos do ramo de turismo e hotelaria. Existem também muitos imigrantes formados em engenharia e até mesmo odontologia em atuação nas áreas de marketing, vendas e no comércio exterior.

De acordo com algumas pesquisas, as áreas de administração são responsáveis pela porcentagem que se destaca em relação a contratações em Vancouver. Em seguida, o setor que mais abre contratos é o de hotéis ou restaurantes. Depois desse, estão as áreas de comércio, setores contábeis, vendas, engenharias, enfermagem e, ainda, serviços sociais.

Os 10 empregos mais indicados para brasileiros no Canadá

Como, geralmente, as oportunidades são disponibilizadas de forma online, é necessário, em alguns casos, possuir uma conta na rede social LinkedIn, voltada para a questão profissional. São diversas as funções disponíveis para os falantes da língua portuguesa no Canadá.

1- Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um dos empregos para brasileiros no Canadá mais procurados.

A Booking.com é um dos sites que disponibilizam oportunidades para executivos que queiram atuar em setores de atendimento ao cliente ou vendas.

Apesar de ter empresas que exigem graduação e tempo de experiência no setor pretendido, o que acontece, quase sempre, é que, em alguns lugares, a necessidade de uma graduação ou especialização não é cobrada. Até porque, muitas vezes, a experiência que envolve o atendimento ao cliente, como ter trabalhado em call centers, supera as graduações e especializações.

Geralmente, o período de trabalho vai das 9h às 17h. Entretanto, alguns cargos podem ter a exigência de períodos da noite.

Os salários, em média, para os responsáveis pelo atendimento ao cliente, correspondem aos valores de CAD 37.000 a CAD 43.000.

2- Contábeis

As oportunidades no setor de contábeis para brasileiros no Canadá crescem anualmente.

A General Eletric (GE) é uma companhia que contrata especialistas em contábeis, e necessita de funcionários fluentes na língua portuguesa. A exigência para o cargo é a habilidade em resolver conflitos e capacidade de negociação. Além disso, é preciso ter facilidade para trabalhar sob pressão em ambientes de dinamicidade.

É esperado que esse servidor tenha habilidade não apenas com números, mas também com as análises de dados, e utilize ferramentas e suportes encontrados em plataformas digitais.

Os salários disponíveis variam, em média, de CAD 63.000 a CAD 75.000 (dólares canadenses) para a contratação de grau médio.

3- Agente de serviços aéreos

Companhias no Canadá promovem oportunidades de empregos para brasileiros.

A companhia aérea Air Canada sempre está em busca de agentes de serviços para atividades de contratação temporária. As oportunidades são disponibilizadas em Ottawa, em sua maioria.

As funções que devem ser realizadas pelos servidores correspondem ao auxílio aos clientes, a condução de passageiros ao check-in, a preparação e emissão de bilhetes e cartões de embarque, o auxílio de passageiros pré-embarque e, ainda, o fornecimento de informações sobre os horários dos voos e rotas.

Para esse cargo, também não há exigência de graduações superiores, apenas o nível médio. Essa é um das opções mais cotadas de empregos para brasileiros no Canadá.

4- Administradores ou especialistas em marketing

Administração e marketing são áreas que contratam funcionários com fluência em língua portuguesa.

Empresas que se destacam no país costumam contratar funcionários que tenham fluência em língua portuguesa, mas é exigido graduação em Marketing, em Administração de empresas ou em outro setor de relevância, com 36 a 48 meses de experiência em marketing.

Além disso, a pessoa precisa saber realizar as tarefas propostas, com os suportes e ferramentas de marketing e dos sistemas digitais de conhecimento, como o Google e redes sociais, como o Facebook, YouTube, Analytics e Insights. Apesar das exigências, essa é uma das opções mais buscadas de empregos para brasileiros no Canadá.

5- Áreas de enfermagem, bioquímica e afins

Áreas da saúde se destacam pela remuneração atraente no Canadá.

No Canadá, há um bom mercado para quem trabalha com enfermagem, radiologia, química e bioquímica, mas, para atuar nessas áreas, é necessário ter grau superior de escolaridade.

Os salários para esses profissionais podem variar entre US$51 mil e US$70 mil no país canadense.

6- Gerente de T.I.

T.I. é uma das áreas disponíveis para brasileiros no Canadá.

Esse é mais um dos empregos para brasileiros no Canadá. Se você trabalha com T.I., é uma ótima oportunidade, pois há uma grande procura por analistas, técnicos e profissionais da área em geral.

Os salários, em média, correspondem aos valores de CAD 92.000 e CAD 114.000. É uma das maiores remunerações no país.

7- Operadores de empilhadeira

Há várias ofertas para quem deseja conquistar uma vaga de emprego no Canadá.

Há diversas ofertas de empregos para brasileiros no Canadá, entre elas, dirigir empilhadeiras. A razão para a grande demanda de serviços nessa área é a venda e compra online de inúmeros produtos.

Em virtude disso, ocorreu um grande aumento da necessidade de armazenar e manejar produtos e mercadorias em geral em lugares estocáveis, para a ida e vinda de pedidos. Nessa situação, operadores de empilhadeiras são fundamentais para esses procedimentos, para que haja o contato com o resgate e alocação dos produtos.

O emprego de operador de empilhadeira é um fator relevante para a automação, até porque substituir os motoristas reais pelos artefatos computadorizados pode ter um custo altíssimo. Além disso, as empilhadeiras automatizadas têm exigência de modificação de layouts de locais e armazenamentos, isso sem falar na estruturação gigantesca, que precisa ser organizada.

Dessa forma, cargos como os de operadores de empilhadeira são um dos empregos para brasileiros no Canadá mais procurados, porque a demanda por esse tipo de mão de obra é alta, ainda que se fale na possibilidade de redução da função daqui uns anos.

O salário, em média, do operador de empilhadeira corresponde a hora efetiva de trabalho de CAD 16,59 e CAD 19,42.

8- Gerente de contas

Gerentes de contas são responsáveis por vendas de alto nível no Canadá.

A ideia, nessa função, é pensar como um representante responsável pelas vendas de alto nível. Entretanto, esse é um cargo que tem como requisito graduação ou uma especialização. Por isso, antes de se candidatar é importante que o interessado tenha em mãos a documentação de diploma de graduação.

O salário do gerente de contas, em média, corresponde aos valores de CAD 75.000 e CAD 92.000.

9- Analista de negócios

Analista de negócios é responsável por uma gama de conhecimentos tecnológicos.

Os analistas de negócios, especialmente os que possuem conhecimentos relacionados à tecnologia, desempenham um trabalho fundamental em grande parte das empresas canadenses. Esses servidores promovem a certificação de que a empresa utiliza, de fato, as suas fontes de maneira completa, com o auxílio de todos os funcionários contratados.

O setor de tecnologia é um dos mais competitivos no mercado de trabalho. Por isso, é fácil perceber, nas ofertas de trabalho para essa área, a procura incessante de profissionais que possuam experiência em tecnologia da informação.

O salário mensal, em média, corresponde aos valores de CAD 73.000 e CAD 87.000.

10- Trabalhador geral

Vagas para trabalhador geral são as mais fáceis de encontrar no Canadá.

Por último, mas não menos importante, está a vaga de trabalhador geral. Essa é mais uma das oportunidades de empregos para brasileiros no Canadá. O trabalhador geral é muito importante para ajudar no crescimento do país, por isso mesmo há uma grande procura de profissionais para esse cargo.

A terminologia é bastante vaga, justamente por ter a inclusão de diversas funções e tarefas relacionadas a ela, como nas linhas de produção e na logística.

Os cargos podem partir do manuseio de massas – pastéis, pizzas, afins – até o movimento de cargos em depósitos gigantescos. Os servidores desse cargo, geralmente, têm contratação temporária e conseguem o contrato por meio de agências de recrutamento.

As qualificações para essa ocupação dependem muito do papel que será realizado pelo candidato, mas, principalmente no Canadá, as experiências são muito mais interessantes que a educação em si.

Outra questão relevante a ser considerada é que, ainda que muito tenha sido conversado em relação aos grandes negócios que estão automatizando seus estabelecimentos, o Canadá não apresenta essa realidade no momento. Há, de fato, uma preocupação em considerar a migração de setores mais especializados, por exemplo, como o de soldagem e maquinistas.

Os salários referentes a esses empregos para brasileiros no Canadá, em média, são custeados por hora efetiva de trabalho, com variação entre os valores de CAD 15,90 e CAD 18,39.

Observação

Os empregos para brasileiros no Canadá se encontram em um mercado de trabalho cada vez mais amplo. Dados de 2016 revelam que, de um total médio de 92,4 mil brasileiros que requisitaram as suas permissões para a residência no país, uma média de 90% tiveram seus pedidos aprovados.

Hoje, os brasileiros preenchem o quarto lugar em relação às nações que mais requisitam permissões de residência temporária no país.

Há um forte interesse dos naturalizados brasileiros pela vivência no Canadá, tanto no trabalho quanto nos estudos, por conta de uma diversidade de benefícios que o país disponibiliza de maneira muito fácil e segura. O mercado de trabalho do Canadá é, com certeza, um dos melhores do exterior, quando refletidas as condições de moradia, trabalho, transporte, segurança pública e afins.

Importante

Ao se tratar do Canadá, é essencial que o brasileiro tenha um ótimo domínio da língua estrangeira, o inglês.

É importante que você imagine a seguinte cena: se uma pessoa, canadense, pós-graduada, quer conseguir um emprego no Brasil, mas não domina a língua portuguesa, é evidente que ela não terá facilidade em ser contratada no país.

O mesmo ocorre com os brasileiros ao ingressarem em terreno canadense. Dominar o idioma local é sempre essencial para quem quer se destacar e conseguir boas oportunidades de emprego.

Grande parte das vagas de empregos para brasileiros no Canadá também têm como exigência o francês. Por isso, é de extrema importância falar, além da língua portuguesa, o inglês e, em alguns casos, o francês, que poderá ser um grande diferencial nas entrevistas.

É bom lembrar ainda que se expressar bem será um diferencial quando, por exemplo, houver a necessidade de digitar e-mails, ou tiver que preparar currículo profissional. Do mesmo modo, possuir uma ótima pronúncia será de muita relevância no momento de conversar ao telefone ou durante uma entrevista.

Neste artigo, você viu uma lista com os 10 empregos mais indicados para brasileiros no Canadá. Aproveite para compartilhar essas informações com amigos que estejam por lá ou que desejam embarcar para esse país cheio de oportunidades para tentar uma vaga.

Topo