O que é Remembrance Day e por que essa data é tão importante para o Canadá?

O que é Remembrance Day?

O Remembrance Day é celebrado em 52 países ao redor do mundo, geralmente ex-colônias inglesas. Logo, é também uma data celebrada no Canadá. Todo dia 11 de novembro, os combatentes de guerra que deram a vida nas batalhas são lembrados e homenageados.

O Remembrance Day é celebrado em mais de 50 países, incluindo o Canadá.

Nos Estados Unidos, a data também existe e você saberá mais sobre isso em um tópico exclusivo, mais adiante.

A data não foi escolhida aleatoriamente: é uma referência à Primeira Guerra Mundial. Foi exatamente em um 11 de novembro (mês 11), às 11 horas, em 1918, que o armistício foi assinado, dando fim às batalhas.

Em algumas províncias canadenses, é feriado, apesar de a data ser reconhecida e lembrada no país inteiro.

Até 1931, a dia era o mesmo do Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças). As comemorações eram simultâneas. Desde então, o Thanksgiving é celebrado na quarta quinta-feira de novembro, portanto logo depois do Remembrance Day.

A partir de agora, saiba mais sobre essa celebração e o porquê de dessa data ser tão importante para o povo canadense.

Por que essa data é tão importante para o Canadá?

O símbolo do Remembrance Day é a papoula, chamada no país de poppy. Já nas últimas semanas de outubro, os canadenses se preparam para a data. Muitas pessoas usam um broche com estampa de poppy nas roupas. Assim, é mostrado o respeito com as pessoas que lutaram e morreram em combates, não só naturais do Canadá, como também de outras nacionalidades.

A papoula (ou poppy, no Canadá) é a flor símbolo da data e, ainda em outubro, as pessoas usam broches estampando-a nas roupas.

A flor passou a simbolizar a data em função do poema In FlandersFields, escrita por John McCrae, um médico canadense que serviu na Primeira Guerra. A obra é datada de 3 de maio de 1915, bem na época dos confrontos.

O assunto do poema é tão triste quanto a própria guerra: um grupo de combatentes acabou perdendo a vida guerreando e foi sepultado ali mesmo, no campo das batalhas. Depois de um tempo, notou-se que diversas papoulas nasceram no local. Por isso, ela se popularizou tanto.

Como a poppy é vermelha, foi fácil associar a cor com o sangue dos combatentes derramado durante a guerra. E não é só a flor que ganha destaque nessa época do ano. A frase “lestweforget”(para que não nos esqueçamos) é propagada ao lado da flor-símbolo da data.

No dia 11 de novembro, é muito comum ver a bandeira do Canadá hasteada nos edifícios governamentais. Às 11 horas, são feito dois minutos de silêncio para lembrar as vítimas das batalhas. Em algumas cidades, são organizados diversos eventos, como paradas, com o intuito de homenagear todos os soldados.

Até hoje, alguns lugares no Canadá são marcantes para lembrar a data. Um deles é o campus da Universidade de Toronto. Em 1917, o local foi sede de treinamento na América do Norte para pilotos militares que estavam servindo na Primeira Guerra Mundial.

Para lembrar o fato, a universidade conta com a Soldiers Tower, que faz uma homenagem bem especial aos 628 alunos da tradicional universidade canadense perderam a vida durante a guerra. Ao passar pelo monumento, é possível ver o nome de todos eles escritos.

Também é comum haver celebrações em igrejas e monumentos fúnebres pelo Canadá afora.

A data não lembra apenas aqueles que deram a vida na Primeira Guerra. Combatentes de outras guerras das quais o Canadá participou também são mencionados. É uma maneira de homenagear e lembrar aqueles que lutaram a pelo país em diversos momentos da história.

E se você estiver no Canadá na época do Remembrance Day, pode também participar das homenagens. Os correios distribuem os broches de papoulas e, junto com elas, um papel através do qual é possível fazer uma doação para o Royal CanadianLegion, uma instituição que faz um papel muito bonito: ajudar os veteranos de guerra sobreviventes, bem como suas famílias.

Diversos estabelecimentos, como farmácias e escolas, também distribuem as poppies. É só garantir e participar das homenagens, se solidarizando com os canadenses.

Qual o nome dessa data nos Estados Unidos?

Como já mencionado, o Remembrance Day é celebrado em diversos países ao redor do mundo, especialmente aqueles que no passado foram colônias do Reino Unido. Os Estados Unidos também fazem uma celebração muito semelhante, com o mesmo objetivo, mas com um nome diferente: Veteran Day.

A data é a mesma: 11 de novembro. No entanto, ao contrário do Canadá, o Veterans Day é um feriado nacional.

Mas esse nome não batizou sempre o feriado. Dos anos 30 (quando a data foi elevada ao status de feriado) até os anos 50, se chamava Armistice Day.

Somente em 1954 o nome foi alterado para o atual, não apenas para se referir diretamente às pessoas que perderam a vida em batalhas, como também para ampliar a lista de homenageados. Todos os soldados que morreram em todas as guerras das quais os americanos participaram são alvo das diversas homenagens realizadas em todo o território americano em 11 de novembro.

Você acabou de conhecer um aspecto bem interessante do Canadá, uma forte tradição. Se pretende viajar para o país e saber como é a vida nas principais cidades, leia os outros artigos do blog. Através de textos objetivos e cheios de informações relevantes, você conhece pontos turísticos, oportunidades de trabalho e estudo e tudo o que o país oferece.

É possível também saber mais sobre visto e passagens aéreas.

Como as novidades não param de acontecer, você também pode acompanhar o conteúdo novo e exclusivo através do site. Assim, se você planeja visitar ou viver no Canadá e acompanhar o Remembrance Day in loco, conhecerá os procedimentos de maneira clara.

Entre em contato, comentando neste post ou mesmo através dos contatos listados no site. Tire todas as suas dúvidas sobre o Canadá conosco.

Topo