Skip to content
Menu

O que é e como funciona o ETA Canadá?

Eta_Canada

Se você está pensando em viajar para o Canadá, saiba que existem alguns requisitos que você deve preencher antes de poder adentrar no país. Um dele é ter o ETA Canadá, que significa Eletronic Travel Authorization. Em termos simples, o ETA é uma espécie de visto, necessário para quem deseja entrar no Canadá. 

Com essa autorização, a imigração do Canadá verifica quem está elegível para entrar no país, bem como a motivação que o levará até lá, seja por trabalho, turismo ou apenas como um voo de conexão.

Tal sistema eletrônico de autorização foi desenvolvido pelo Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania, com a intenção de permitir que os requerentes dos países do programa de isenção de visto possam viajar para o Canadá conseguindo o visto eletrônico de maneira mais simples e rápida. 

O ETA Canadá pode ser solicitado online, se autorizado, a documentação é enviada por e-mail. Tornando menos complexo e desgastante a solicitação de visto. Por este motivo, mais abaixo falaremos um pouco mais sobre essa espécie de visto, além dos procedimentos para obtê-lo.

  

Espécies de visto para o Canadá

Importante ressaltar que existem outras espécies de visto para entrar no Canadá. Ao conhecer os variados tipos, você poderá decidir o que mais se encaixa em suas necessidades e motivação para entrar no país. Dessa maneira, vamos explicar um pouco sobre cada um dos tipos de visto para o Canadá.

 

como_funcciona_Eta

Duração máxima de 6 meses

Para quem deseja permanecer por até seis meses no país, o visto mais indicado é o ETA. Isso porque, além de ser mais fácil e rápido conseguir, ele é o ideal para turistas que pretendem permanecer por esse período de tempo, ou até mesmo para quem busca apenas transitar pelo país a fim de conseguir escala para outros voos.

Mais de 6 meses 

Para pessoas que desejam passar mais de seis meses, seja por motivo de estudo ou trabalho, o ETA já não é mais o visto aplicado. Nesses casos, o trabalhador ou estudante deverão solicitar um visto específico informando o motivo e o tempo que pretendem residir no país. Caso queira solicitar um visto de trabalho e estudo, também é possível, para tanto o requerente deverá fornecer uma série de informações necessárias para a concessão do visto. 

 

Residência fixa

Para quem deseja se mudar para o país e obter residência fixa, sem tempo determinado de deixar o local, há um visto específico. A concessão e requisição de tal visto é mais complexo e o processo é mais demorado. 

Diferente do ETA, os outros modelos de visto possuem um processo mais demorado e complexo. Enquanto o ETA pode ser solicitado online, os demais podem requerer uma visita ao consulado canadense no país de origem do viajante. Além disso, alguns requisitos básicos devem ser comprovados antes da obtenção da autorização. 

Já no ETA Canadá o viajante recebe uma resposta sobre o pedido, em no máximo 72 horas, a resposta é enviada ao endereço de e-mail do solicitante. Tudo de maneira bem simples e prática, com todo o processo sendo realizado de forma online. 

 

Qual a finalidade e como funciona o ETA Canadá?

O ETA Canadá foi criado em 2016. O programa de visto tem por finalidade complementar o programa dos Estados Unidos, o ESTA, o qual foi implementado em 2010. O ESTA foi estabelecido como medida de segurança e reforço dos controles no fluxo internacional após os ataques terroristas do início dos anos 2000. 

Com isso, o ETA Canadá, consolidou uma colaboração histórica entre os governos dos Estados Unidos e do Canadá na defesa das fronteiras que são correlatas aos dois países, utilizado como maneira de fornecer os mais altos padrões de segurança aos cidadãos. 

Com o novo sistema, os dados que o requerente fornece ao solicitar o ETA Canadá, permitem que as autoridades locais identifiquem rapidamente o perfil do solicitante. Assim, se confirmados os dados, as autoridades verificam se as informações e o perfil do requerente se encaixam nos padrões exigidos e podem liberar a solicitação eletrônica. 

Caso as informações e o perfil do viajante não se encaixem nos padrões exigidos pelas autoridades do Canadá, a autorização eletrônica será negada. O sistema do ETA Canadá é sofisticado e inclui vários conjuntos de dados, cada conjunto com uma função diferente, os quais são identificados através de siglas. 

Como, por exemplo, o sistema IAPI – Interactive Advance Passenger Information, o qual permite que as companhias áreas enviem os dados dos passageiros para a agência governamental canadense, com o intuito de verificar se o passageiro possui a documentação de viagem necessária para entrar no território canadense.

Com essa sistematização das informações, o governo canadense recebe antecipadamente os dados sobre os viajantes que vão entrar no território, bem como informa as companhias aéreas a permissão ou não de entrada dos passageiros. Tais informações são emitidas através da leitura do passaporte eletrônico, os quais fornecem o API – Advanced Passenger Information, contendo informações sobre o número do voo que o passageiro chegará ao Canadá. 

Tais solicitações e confirmações acontecem de maneira instantânea, devido à integralização dos sistemas, bem como da inserção das informações em um banco de dados digital. Isso traz mais segurança para os cidadãos, mais agilidade para as autoridades e mais praticidade para os viajantes. 

 

 

Como solicitar o ETA Canadá?

Solicitar o ETA Canadá é bem simples e fácil, todo o processo é realizado online, e a aprovação é recebida em poucos minutos no e-mail informado na aplicação. No entanto, em alguns casos a aprovação pode demorar mais tempo para ser liberada, em questão de horas ou até mesmo dias. 

Vale ressaltar que, a depender do caso, as autoridades locais podem solicitar alguns documentos adicionais, que devem se submetidos para que o processo de avaliação da solicitação possa prosseguir.

Assim, para solicitar seu ETA Canadá, você deve ter em mãos seu passaporte, um cartão de crédito e demais documentos. O tempo para preencher o formulário do ETA Canadá é limitado, por isso tenha todos os dados em mãos, após a inserção dos dados, um pagamento de 7 dólares será cobrado para a emissão da autorização de viagem. 

Após a conclusão desses passos, basta aguardar a resposta da autoridade pelo e-mail. Geralmente o processo leva apenas alguns minutos, todavia, pode ser que demore mais. Em caso de recebimento de aprovação da viagem, o documento emitido será válido por um período de 5 anos, ou até o vencimento do passaporte ao qual está vinculado. 

Dessa forma, com a aprovação do documento, o viajante pode ir por um número ilimitado de vezes ao Canadá, durante os cinco anos de validade do documento. Entretanto, cada estadia no país não pode exceder 6 meses. 

Com isso, assim que chegar ao país, o visitante receberá um carimbo no passaporte com a data de entrada, a partir da qual começará a contar o prazo de 180 dias para ele deixar o Canadá. Após os seis meses o visitante deverá deixar o país, e poderá voltar quantas vezes desejar até o vencimento do documento de autorização, contanto que em nenhuma das vezes exceda os seis meses no país. 

Em alguns casos a duração da estadia pode ser encurtada pelo oficial da imigração no momento de entrada do visitante, caso a autoridade note um destes pontos:

  • Que o visitante saiu do país por um curto período, apenas com o intuito de retornar e estender o tempo máximo de permanência;
  • Que o visitante não tem condições financeiras de permanecer no Canadá;
  • Que o visitante não tem como provar quais serão as suas atividades no Canadá durante a estadia. 

 

PERGUNTAS FREQUENTES:

 

preguntas_eta_canada

O que é ETA Canadá?

Se trata de uma autorização eletrônica de viagem, a qual é um requisito para entrada de estrangeiros no território do Canadá, que viajam por via aérea, utilizando-se do programa de isenção de visto.

Essa autorização é vinculada eletronicamente ao passaporte do viajante, possuindo uma validade cinco anos, ou até a data de vencimento do passaporte ao qual está vinculada, o que ocorrer primeiro. 

Através das informações fornecidas na solicitação do ETA Canadá, as autoridades locais são capazes de identificar se o perfil do viajante condiz com os padrões de permissão de entrada do Canadá, em caso afirmativo, o documento de autorização será emitido, com o pagamento de uma taxa, possuindo validade de cinco anos. 

 

Como posso obter um ETA Canadá?

A autorização eletrônica de viagem, do ETA Canadá pode ser solicitada online, através do preenchimento de um formulário específico e do pagamento de uma taxa. Dessa maneira, para obter a autorização basta seguir esses passos: 

  • Prepare sua documentação: tenha em mãos seu passaporte, cartão de crédito ou débito, e demais documentos listados nas páginas de informações sobre documentos no site;
  • Formulário: preencha todas as informações no formulário online de inscrição. Vale lembrar que o formulário não pode ser salvo, possuindo um tempo para ser preenchido, assim se certifique de ter toda a documentação e mãos, bem como de que preencheu todos os dados corretamente;
  • Taxa: assim que preencher o formulário, o valor da taxa será cobrado, para seguir com a solicitação você deverá pagar a taxa;
  • Resposta: após a solicitação as autoridades irão checar suas informações e liberar ou não a autorização, as repostas as solicitações chegam por e-mail;
  • Documentos adicionais: em alguns casos as autoridades podem solicitar o envio de documentos adicionais, envie os documentos necessários para poder seguir com a aprovação do pedido.  

 

Por quanto tempo um ETA Canadá é válido? 

A autorização do ETA é válida por 5 anos, ou até o vencimento do passaporte ao qual está associado, o que acontecer primeiro. Nesse período de cinco anos, o viajante poderá adentrar no país por um número ilimitado de vezes, desde que cada estadia não ultrapasse os seis meses. 

Já no que tange viagens domésticas para o Canadá, o ETA é dispensável. Vale ressaltar ainda, que o ETA aprovado não garante a entrada no Canadá. Isso porque, antes de entrar no país, um oficial da imigração irá checar toda a documentação do viajante, e é da autoridade imigratória a palavra final sobre a permissão ou não do visitante entrar no Canadá. 

 

Quanto custa o ETA Canadá?

A emissão da autorização eletrônica de viagem tem um valor de 7 dólares, importante mencionar que é dólares canadenses. O valor é pago a agência de imigração do país, e é devido logo após o preenchimento do formulário de inscrição, antes mesmo do envio do formulário deve-se pagar a taxa. Só com a confirmação do pagamento é que o seu formulário de inscrição será analisado. 

 

O ETA também é necessário para fazer escala no Canadá?

Sim, mesmo que o viajante esteja pousando no Canadá apenas como forma de realizar uma escala para outro país, ele precisa ter o ETA autorizado e válido. Todavia, caso esteja viajando de trem, ônibus, barco ou navio de cruzeiro o ETA Canadá não é necessário, mas outros documentos poderão ser solicitados. Dessa maneira, sempre observe quais documentos é necessário ter antes de embarcar em uma viagem para o Canadá.