O que é e como fazer uma carta convite para um visto canadense?

Quando um estrangeiro decide viajar ao Canadá para visitar amigos e/ou parentes que vivem no país, é necessário a apresentação de uma carta convite para visto canadense. Ou “Letter of Invitation”, como é chamada em inglês.

Essa carta convite será mais um documento a ser anexado no pedido de visto de turista para se conseguir entrar no Canadá. O conteúdo da carta deverá conter as informações solicitadas pela imigração local.

Em resumo, esse documento atestar que um cidadão canadense ou um residente devidamente legalizado está fazendo um convite oficial para parentes ou amigos lhe fazer uma visita.

Sendo assim, seria essa mesma pessoa a responsável por redigir acarta convite para visto canadense. Ela deverá ser simples e ir direto ao assunto. Também deverá vir acompanhada de algum documento que ateste a situação regular do cidadão no país.

Escrever a Letter of Invitation não significa que essa mesma pessoa se comprometa financeiramente pelo turista. Além disso, esse documento não garante a emissão do visto solicitado. Ela apenas ajudará os oficiais a entender o motivo da visita desse estrangeiro.

A carta convite para visto canadense é exigida no caso de visita a parentes e amigos.

O que deve conter na carta convite para visto canadense?

Vejamos o que uma carta convite para visto canadense deve possuir:

Sobre o convidado:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Endereço e número de telefone;
  • A relação com a pessoa que pretende visitar no país;
  • Motivo da viagem;
  • Quanto tempo pretende ficar no Canadá;
  • Onde se hospedará e quem ou como ela irá pagar pelas despesas;
  • Quando a pessoa pretende deixar o Canadá.

Sobre quem convida:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Endereço e número de telefone;
  • Profissão (caso trabalhe);
  • Se é um cidadão canadense ou residente permanente;
  • Cópia de um documento o qual comprove o status legal no país;
  • Relatar quem mora com a pessoa que convida, número de dependentes etc.

Vale ressaltar que a carta convite pode ser redigida a mão ou digitada. Para evitar que o oficial da imigração não entenda a letra, a dica é utilizar a segunda opção. Mas a assinatura deve ser original. O documento a ser apresentado no Canadá deverá estar todo em inglês.

Como fazer uma carta convite?

Agora que já sabemos o que uma carta convite para visto canadense deve possuir, vamos conhecer um modelo para te ajudar no momento de solicitar a sua:

Letter of Invitation to (nome do visitante)…

To Whom It May Concern:…

My name is (nome de quemconvida) and I would ask that you accept this letter as my letter of invitation to my (grau de relacionamento) (nome do visitante)….

(She/He/They) will be visiting me in (cidade a visitar), (província) and will stay in Canada from (date da chegada e partida). (She/He/They) will be staying with me in my home, in (cidade), (província)….

My home address is: (endereçocompleto)….

For your information, I have included the following information about myself:…

Passport Number: (nº do passaporte)…Born in: (lugar de nascimento)…Currentoccupation: (profissão)…Phone number: (nº de telefone)…

In the event that you require further information about me and/or my invitation to (nome), feel free to contact me at telephone number mentioned above or by email at (email)….

Thank you in advance for taking the time to consider my letter of invitation….

Respectfully,…

(assinatura + nome + data)

Você já conhece o eTA visto para o Canadá? Agora ficou fácil viajar para o país. É rápido e, o melhor, tudo online! Entre em contato para mais informações.

E se você já precisou de uma carta convite para entrar no Canadá, conte-nos como foi sua experiência através dos comentários.

Topo