O Guia Completo para tirar um visto online canadense

Quem deseja tirar um visto online para o Canadá deve iniciar os procedimentos o quanto antes, uma vez que essa documentação é exigida para a entrada de estrangeiros no país.

As mudanças ocorridas em 1º de maio facilitaram a emissão do visto canadense em alguns casos: para brasileiros que tiraram o documento na última década ou que tenham um visto válido para entrar nos Estados Unidos.

Mas, se você não se encaixa em nenhuma dessas situações, precisa solicitar o visto. Atualmente, é possível obter a liberação de três maneiras: contando com ajuda de um despachante, por meio do Centro de Solicitação de Vistos do Canadá (CVAC) ou pela internet, pelo site do Departamento de Imigração do Canadá (CIC).

Brasileiros podem solicitar o visto para o Canadá de forma online.

Guia para obter o visto online para o Canadá

1º passo

O primeiro passo para conquistar o seu visto online para o Canadá é responder a uma série de perguntas na plataforma do CIC e, assim, ganhar o checklist do visto. O intuito desse procedimento é comprovar a sua elegibilidade, ou seja, se você conta com o perfil para ser aprovado.

De maneira geral, os questionamentos são relacionados a temas como: idade, conhecimento sobre idiomas, família, formação educacional, experiência no mercado de trabalho, nacionalidade e objetivo da viagem ao Canadá.

2º passo

Depois de respondidas as questões, é necessário iniciar uma conta de acesso ao sistema do CIC para dar andamento ao requerimento de visto.

A conta pode ser criada pelo GCKEY, uma forma de acesso totalmente segura fornecida pelo governo canadense. É preciso ter tranquilidade e sempre anotar os dados exigidos, pois, futuramente, você terá que repassar a senha e a resposta alternativa registrada no cadastro.

3º passo

Nesse ponto, você já possui as informações de acesso à plataforma de Imigração Canadense e também todos os detalhes do checklist. A seguir, é preciso realizar o login, entrar no seu cadastro e clicar no botão “Visitor visa, study and/or work permit”.

Posteriormente, você deve informar o seu código do checklist e apertar na opção “continue”. Em seguida, você será encaminhado para uma página com uma lista completa de toda a documentação exigida para tirar o visto online para o Canadá.

4º passo

Você está próximo de finalizar de forma bem sucedida a solicitação para tirar o visto online canadense. Nesse ponto, você está na plataforma do CIC, com acesso à lista de documentos necessários.

Agora, é preciso visualizar quais são os formulários que exigem mais algumas informações e quais são os itens que você deve encaminhar.

Uma boa sugestão é começar a baixar todos os formulários e deixá-los em uma pasta separada no seu computador ou dispositivo móvel. Você precisa preencher cada um dos questionamentos de cada um desses arquivos e, no fim, apertar em “validar”.

É importante ressaltar que não há necessidade de assinar à mão nenhum desses documentos. No final de todo o procedimento será necessário criar uma assinatura digital para toda a documentação.

Os outros documentos exigidos precisam ser enviados no formato PDF, com tamanho de até 4MB. Uma maneira de agilizar o procedimento é abrir um arquivo no editor de texto e adicionar as imagens digitalizadas, uma por uma. Depois, você só precisará converter o arquivo para o formato PDF.

Quando você estiver com toda a documentação muito bem ordenada, pronta e revisada, basta efetuar o upload no sistema do Departamento de Imigração do Canadá. O botão de “upload” fica próximo a cada um dos procedimentos solicitados.

5º Passo

Depois que você encaminhou toda a documentação necessária e revisou item por item, a próxima ação é muito simples: encerrar o procedimento de solicitação do visto online para o Canadá e remeter tudo ao consulado.

É indicado checar todas as informações até o final da página e apertar na opção selecionada para continuar. Você acabará em uma página de verificação e, por fim, será encaminhado para o pagamento da taxa.

Nessa etapa, é essencial que você tenha um pouco de paciência. Isso acontece porque o pagamento é totalmente feito na linguagem de programadores e não admite erro algum. Portanto, procure não utilizar um cartão distinto do que foi colocado no seu sistema.

Caso você faça isso – mesmo que sem querer ou usando um cartão de crédito com permissão internacional – é provável que o seu pagamento seja recusado e seja constatada alguma falha.

Portanto, digite calmamente o endereço da mesma forma com que aparece no seu sistema e finalize o processo. Depois que o pagamento for realizado com sucesso, você só precisa esperar e torcer pela resolução esperada.

6º passo

Depois de concluídos todos os passos anteriores, você deve esperar para ser avisado sobre a necessidade de qualquer mudança ou sobre a situação do andamento do seu pedido de visto online para o Canadá. As informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado no site do Departamento de Imigração.

Você deve ficar atento ao e-mail cadastrado na hora de solicitar o visto online para o Canadá.

Mas, fique atento! Você não receberá uma mensagem direta com o resultado, apenas o alerta que a sua solicitação foi atualizada. Em seguida, é preciso acessar o sistema, efetuar o login e buscar por um espaço denominado “Application Messages”.

Você deve clicar na opção “To view this message click here” e efetuar o download do PDF com a mensagem. Caso você tenha conquistado a aprovação do seu visto online para o Canadá, basta encaminhar o seu passaporte, juntamente com uma cópia impressa dessa mensagem, para encerrar o processo.

Você já conhece o eTA visto para o Canadá? Agora ficou fácil viajar para o país. É rápido e o melhor, tudo online! Entre em contato para mais informações!

Você está pensando em tirar o visto online canadense? Aproveite para comentar se alguma destas dicas ajudou no processo para organizar a documentação necessária.

Topo