Museus em Montreal: aonde ir e o que levar?

A cidade de Montreal, no Canadá, é incrivelmente rica em história e cultura. Localizada na província de Quebec, ela possui uma grande importância na história de seu país, o que é muito interessante para quem está visitando e pretende aprender mais sobre a história desse lugar. Se esse é o seu caso, então você vai gostar de saber que há muitos museus em Montreal para você explorar e se informar.

Museus em Montreal: onde ir e o que levar?

Como em qualquer viagem, um tour pelos museus de Montreal exige alguns preparos. Todos nós já saímos de casa pensando em como poderíamos nos divertir para depois descobrir que não estávamos devidamente preparados, esquecendo uma peça de roupa, uma ferramenta, etc. Nada atrapalha mais sua diversão que isso.

Por isso mesmo, viemos aqui falar para você como se preparar para essa viagem. Não pense que só por que é uma ida ao museu que você não vai precisar de algo além das roupas do corpo. E, claro, já que você deve querer aproveitar ao máximo a viagem, também vamos listar alguns dos melhores museus disponíveis. Acompanhe!

Como se preparar para ir aos museus de Montreal

O preparo é o caminho para o sucesso e para um dia divertido nos museus também. Quanto melhor você se planejar, mais fluida será sua visita. Por isso, separamos alguns itens básicos que não podem faltar em nenhuma de suas viagens. Confira:

  • Câmera fotográfica: se você vai visitar um lugar novo, é melhor tirar várias fotos para guardar como recordação. E como ninguém precisa gastar com filme ou revelação hoje em dia, nada impede você de levar uma câmera e fazer a festa! A do celular também serve, mas talvez você queira algo de maior qualidade quando estiver em um desses lugares;
  • Capa de chuva ou guarda-chuva: Montreal não é isenta de alguns dias de chuva ao longo do ano. É melhor estar pronto para essa ocasião do que pegar um resfriado no meio de sua viagem;
  • Garrafa de água: fique sempre hidratado! O clima lá pode ser um pouco seco, dependendo da época, então é sempre bom levar água na mochila. Alguns desses museus são bem grandes, então você vai precisar caminhar um bocado para ver tudo;
  • Telefone celular carregado: nunca se sabe quando você vai precisar chamar um táxi ou manter contato caso o grupo resolva se dividir e ver coisas diferentes. Garanta que todos estejam com o celular carregado e com sinal. Só lembre-se de colocá-lo no silencioso, pois você estará no museu;
  • Um roteiro de visitas: este é mais um bônus, mas também pode melhorar sua experiência. Pegar um roteiro de viagens evita que você perca uma hora todo dia apenas decidindo o que deseja fazer. É menos tempo esperando e mais tempo explorando;
  • Roupas de frio ou de MUITO frio: Montreal é uma cidade fria o ano inteiro. No verão, a máxima não chega a 30°C, enquanto no inverno pode chegar a -13°C. Muito além dos limites de boa parte dos brasileiros. É melhor levar casacos, meias e todo tipo de agasalho na hora de sair.

Quais os melhores museus em Montreal

Museu de Arqueologia e de História de Pointe à Callière

Fachada do Musée d’Archéologie et d’Histoire Pointe à Callière.

Para quem deseja saber um pouco da história de Montreal antes dos humanos pisarem por lá, o Museu de Arqueologia de Pinte à la Callière é um destino certo. Lá você vai encontrar um amplo sítio arqueológico dentro do prédio, que conta com centenas de artefatos de grande valor histórico.

Além disso, o próprio prédio já é uma atração. Sua estrutura original era de uma missa, na qual foi celebrada a fundação desta cidade. Toda a estrutura foi incorporada na nova arquitetura da construção do museu, o que dá ainda mais charme e conteúdo cultural ao espaço. Um prato cheio para todos os fãs de história internacional!

  • Temática: história natural;
  • Faixa de preço: 20$ (adulto) a $8 (crianças de 5 a 12 anos);
  • Horário de funcionamento: terça a sexta, 10h às 17h.

Museu de Belas Artes de Montreal

O Museu de Belas Artes de Montreal. Fonte: https://www.flickr.com/photos/alwright1/18045219032

O museu Beaux-Arts, como é chamado por lá, é um dos principais museus em Montreal, com mais de meio milhão de visitantes todos os anos. Isso o coloca como uma das principais atrações turísticas da cidade. São mais de 35 mil obras entre esculturas e pinturas de diversas vertentes artísticas da história. Se você quer aprender sobre arte, então esse deve ser seu primeiro destino.

  • Temática: arte;
  • Faixa de preço: $12 (pessoas de 12 a 30 anos) a $20 (maiores de 31). Apresentações temporárias à parte por $12;
  • Horário de funcionamento: terça a domingo, 10h às 17h.

Biosphère

O domo que dá nome ao museu Biosphère.

Uma biosfera, de acordo com o dicionário, é o conjunto de ecossistemas que compõem o planeta Terra. Mas, no nosso caso, é uma atração turística que soa muito mais como um trocadilho do que qualquer outra coisa. Trata-se de um museu dedicado à vida natural com o formato de um domo transparente (daí a “bio-esfera”). Boa parte de seu foco é nas espécies de planta nativas da área e na sustentabilidade.

  • Temática: natureza;
  • Faixa de preço: $15 (adultos) a gratuito (menores de 18 anos);
  • Horário de funcionamento: 10h às 17h, todos os dias (verão) – 10h às 17h, quarta a domingo (inverno).

Museu Chateau Ramezay

A arquitetura preservada do museu Château Ramezay.

Avançando um pouco no tempo, talvez você queira museus em Montreal que falem mais sobre sua história colonial e de governo. O Chateau Ramezay foi construído no século XVIII para servir como casa para seu governador, sendo bem luxuosa para a época. Hoje em dia, ela é um grande museu sobre esta época, com obras de arte e diversos itens comuns utilizados na Nova França.

  • Temática: história colonial;
  • Faixa de preço: $10 (único);
  • Horário de funcionamento: terça a domingo, 10h às 16h30.

McCord de L’Histoire Canadienne

McCord de L’Histoire Canadienne, o museu mais completo de Montreal.

Por fim, para quem gostaria de ver todos os museus em Montreal, mas não tem tanto tempo, o melhor é pegar o mais amplo. Para isso, temos o McCord de História Canadense. Nele, você vai encontrar o maior número de exposições, obras e atividades sobre a história desse país como um todo, como roupas, artefatos, imagens históricas, entre outras.

  • Temática: história geral do Canadá;
  • Faixa de preço: $17 (adulto) até gratuito (menores de 18 anos, quarta após 17h e no primeiro domingo do mês). Atividades especiais são pagas à parte;
  • Horário de funcionamento: todos os dias, 10h às 17h (21h às quartas).

Agora que você conhece os melhores museus em Montreal e como se preparar, pode aproveitá-los ao máximo. Se quiser continuar aprendendo mais sobre o Canadá e como aproveitar suas visitas, continue nos acompanhando e comente caso queria fazer qualquer pergunta.

Topo