Como funciona o exame médico para visto canadense

O exame médico para visto canadense resume-se a um check-up completo que deve ser realizado em uma das clínicas cadastradas pela imigração do país. Sua realização pode acontecer ainda no Brasil.

São poucos os médicos responsáveis pelo processo por aqui. Apenas para exemplificar, a cidade do Rio de Janeiro possui apenas duas clínicas listadas, e a cidade de São Paulo, quatro. Somente algumas capitais do nosso país possuem clínicas liberadas para os exames.

O exame médico para visto canadense é a última fase do processo da solicitação do visto de estudante (cursos com duração de mais de seis meses), de trabalho e de residência permanente. Você será notificado pelo consulado via e-mail a respeito desse assunto.

Os exames solicitados são: sangue, urina, raio-X do tórax e exame clínico (escuta do coração, dos pulmões e medição de pressão, peso e altura). O exame de sangue serve também para constatar se o indivíduo possui alguma doença venérea.

No momento da consulta, a dica é ficar calmo para que não haja alteração na pressão arterial, correndo-se o risco de ser encaminhado a um cardiologista e atrasar o processo em questão.

O que é analisado no exame médico para visto canadense?

Não se sabe exatamente o que é levado em consideração na análise desses exames. O que se sabe é que o governo do Canadá busca entender se o postulante ao visto possui alguma enfermidade que possa gerar custos altos ao país, até mesmo se há alguma doença que ofereça risco para sua população.

Caso você sofra de algum problema de saúde e/ou faça algum tratamento contínuo, leve um laudo do seu médico atestando que você está bem e descrevendo o que realmente ocorre com sua saúde.

Se sua doença não for contagiosa ou tão grave, esse laudo poderá ajudar bastante no final, mesmo que não seja garantia total de que seu exame médico para visto canadense seja aprovado.

Exame médico para visto canadense: uma das fases da aplicação do visto.

Preparação, documentos e resultado do exame

É sempre bom confirmar com a clínica se há necessidade de estar em jejum antes do exame de sangue, por exemplo. Cada clínica pode exigir uma preparação diferente. No caso das mulheres, confirmar se o período menstrual é um fator que impede o processo médico.

Os documentos solicitados para a realização do exame médico para visto canadense são:

  • Passaporte válido;
  • Cópia do passaporte (dependendo da clínica);
  • Carta de solicitação do exame médico emitida pela imigração canadense.

Os exames podem ser pagos com seu convênio médico, desde que ele seja aceito pela clínica. Caso contrário, você deverá arcar com os valores. Peça ainda o recibo de pagamento com o nome completo do médico que o atendeu.

Os exames serão enviados para o consulado canadense, que levará cerca de quatro semanas para emitir uma resposta para vistos temporários e 16 semanas no caso de residência permanente.

Se houver atraso no processo, o recibo médico será sua prova de que tudo foi feito dentro do prazo.

Você já conhece o eTA visto para o Canadá? Agora ficou fácil viajar para o país. É rápido e, o melhor, tudo online! Entre em contato para mais informações.

E caso você já tenha passado pelo processo de exame médico para visto canadense, conte para a gente sua experiência nos comentários.

Topo