Emprego no Canadá em alta- mude de vida em 2017

E a coisa só tende a melhorar graças ao empenho do governo canadense em incentivar cada vez mais a imigração, inclusive, criando uma política governamental que, entre outras coisas, autoriza a contratação de imigrantes, mesmo sem terem um visto permanente, para áreas com menos exigência técnica e onde não haja interesse dos profissionais canadenses.

Só para exemplificar o esforço do governo, até pouco tempo atrás um imigrante teria que sair do Canadá a cada 24 meses para renovar o seu visto de trabalho. No entanto, graças à nova política de imigração, poderá trabalhar tranquilamente por um período superior a esse prazo, de acordo com cada situação específica que será devidamente analisada.

Não é de hoje que o Canadá é considerado um dos melhores países do mundo para trabalhar, muito em função da qualidade de vida, o respeito às diferenças étnicas e os altos salários, sem falar que se trata de um país onde a gestão de pessoas é considerada quase uma ferramenta sagrada nas mãos das empresas que buscam sempre estar entre as mais eficientes do mundo.

No entanto, de acordo com especialistas, não basta apenas vontade de ganhar mais ou viver num país desenvolvido para conseguir um bom emprego no Canadá.

É necessário, antes de tudo, planejamento, capacidade de integrar-se à cultura do país e, principalmente, um bom conhecimento do idioma local.

Emprego no Canadá está em alta em 2017: aproveite esta chance

Morar num país de 1º mundo, que preza pelo respeito à natureza e à diversidade cultural, conhecer uma outra cultura, ganhar experiência de vida, ter toda uma infraestrutura ao seu redor, são vários os motivos que levam um indivíduo a tentar empregar-se definitivamente no Canadá.

E para facilitar ainda mais a conquista desse sonho, o país vive um momento bastante singular, onde há uma inquestionável capacidade de absorção de mão de obra, mas que é prejudicada pela dificuldade de as empresas canadenses encontrarem a quantidade necessária de profissionais para ocuparem as milhares de vagas existentes.

110 mil vagas de emprego serão disponibilizadas para estrangeiros no Canadá.

Diante dessa, digamos, insólita realidade, o governo canadense não tem medido esforços para incentivar a imigração no país, facilitando ao máximo a aquisição da cidadania, do visto permanente, além de criar uma série de programas, como: o Permanent Visa, os Programas de Auxílio aos Novos Imigrantes, o Program Express Entry, Programa de Trabalhos Temporários, entre várias outras iniciativas, cujo objetivo é preencher cerca de 1,4 milhão de vagas até 2021.

De acordo com os representantes da CCBC (Câmara do Comércio Brasil-Canadá), numa palestra realizada em São Paulo em 2016, uma das grandes dificuldades enfrentadas pelo país, quando o assunto é o preenchimento de postos de trabalho, é o fato de que o Canadá possui uma das menores taxas de natalidade do mundo (10,31 nascimentos para cada 1000 habitantes).

E quando falamos de um país com quase 10 milhões de km2 e apenas 36,3 milhões de habitantes, fica fácil entender o porquê dessa dificuldade em conseguir profissionais –até mesmo para o preenchimento de alguns cargos do setor público (por mais incrível que isso possa parecer); tornando o incentivo à imigração uma verdadeira “Ordem do Dia” para os governantes do país.

Portanto, aqueles que já possuem alguns requisitos necessários para disputar uma vaga de emprego no Canadá, já podem começar a “esfregar as mãos” e irem se preparando, já que, só para 2017, serão disponibilizadas cerca de 110 mil vagas em inúmeras áreas, com destaque para os setores de TI (Tecnologia da Informação) e Comunicações, onde os profissionais com esse tipo de formação são aguardados com ansiedade.

Com alta empregabilidade e poucos profissionais disponíveis, é cada dia mais possível encontrar o emprego dos sonhos no Canadá.

As cidades com mais oportunidades de emprego

  • Quebec

A cidade mais francesa do país, localizada na província de mesmo nome, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Quebec, tem feito o possível para, ao menos, minimizar esse transtorno. Realizando, por exemplo, inúmeras campanhas de recrutamento de profissionais brasileiros, principalmente para as áreas de Tecnologia da Informação e Usinagem; oferecendo cerca de 216 vagas para brasileiros com boa formação nessas áreas.

Québec: uma das cidades canadenses que mais empregam brasileiros.
  • Montreal

A maior cidade da província de Quebec, com cerca de 3,9 milhões de habitantes em sua região metropolitana, considerada um polo industrial, comercial e cultural de toda a América do Norte – além de ser a que possui a maior taxa de estudantes universitários per capita no Canadá – oferece oportunidades para profissionais de várias áreas, principalmente dos setores de TI, indústria farmacêutica, tecnologia de ponta, indústria têxtil, entre outras.

  • Toronto

Agora estamos falando, simplesmente, da maior cidade do Canadá, com cerca de 2,8 milhões de habitantes, e que é famosa pela sua diversidade cultural, clima imprevisível, cosmopolitismo, além de ser uma das três mais seguras do país.

Estima-se que, só para 2017, 34 mil vagas em diversas áreas sejam preenchidas, com destaque para empresas e instituições, como: Amazon, Royal Bank of Canada, Universidade de Toronto, entre outras.

  • Ottawa

Em Ottawa, capital do Canadá, os imigrantes são bem-vindos até mesmo no setor público.

E para completar, a capital do Canadá, sede do governo, localizada na província de Ontário, também não poderia passar incólume por um mal que afeta todo o país.

Cidade com cerca de 1,3 milhão de habitantes, bilíngue (abriga as línguas francesa e inglesa), multicultural, bastante animada (apesar de pequena) e aconchegante, também é uma das que oferecem boas oportunidades de emprego no Canadá, curiosamente no setor público, onde inclusive os imigrantes podem prestar concursos públicos.

  • Por que Quebec é sua melhor chance?

Um dos motivos que fazem de Quebec uma das principais cidades para se conseguir um emprego no Canadá, é o fato de ser uma das que mais se interessa por profissionais brasileiros. Tanto é assim, que são vários os eventos, as palestras e as missões realizados no Brasil por representantes da imigração canadense, com o objetivo de incentivar os profissionais brasileiros a trabalharem no país.

Em Québec, um quarto dos profissionais de Comunicações e TI são estrangeiros.

No entanto, para obter um emprego em solo canadense é necessário ter uma boa dose de força de vontade, além de um bom conhecimento da língua francesa (língua oficial da província) e, principalmente, possuir um visto permanente.

Para os que já estão habilitados a concorrer a uma vaga de emprego em Quebec, as oportunidades são inúmeras, com destaque para o setor de Tecnologia da Informação, mas também para áreas como enfermagem, contabilidade, engenharia civil, ciências biológicas, engenharia aeroespacial, entre vários outros ramos.

De acordo com aexpertem recrutamento e treinamento de estrangeiros com formação em TI, Bacharel em Gestão de Recursos Humanos e sócia da Abacus RH, Josyanne Villeneuve, a intenção é preencher quase 50 mil vagas nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicações até 2019, com uma atenção especial para os imigrantes, que já representam um quarto da força de trabalho atuante nessas áreas no país.

Quase 50 mil vagas de emprego no setor de TI deverão ser preenchidas por imigrantes até 2019 em Quebec.
  • Quais as principais empresas que oferecem emprego?

  • Booking.com

Um dos maiores portais para reserva de hospedagens e demais procedimentos ligados ao turismo do mundo, está contratando profissionais (executivos) com graduação em Turismo e Hotelaria e experiência em atendimento ao cliente, dispostos a trabalhar no Canadá em seu setor de atendimento e vendas na cidade de Toronto.

  • Rogers Communications

Um dos maiores conglomerados de Telecomunicações, sediado na cidade de Toronto, deseja preencher cerca de 230 vagas nas áreas de assistente administrativo, supervisão de produção, vídeo jornalismo, redação e revisão de textos, cientista de dados (data scientist), analista web, entre vários outros segmentos, que estão devidamente elencados no perfil da empresa no LinkedIn.

Na General Eletric, o perfil de profissional mais requisitado é o de gerenciador de conflitos e que saiba trabalhar sob pressão.
  • General Eletric

Devido à imensa procura, a grande maioria das vagas de trabalho na GE já foram preenchidas, porém a empresa mantém um cadastro de reserva, graças à imensidão do seu setor de pessoal.

As vagas são para profissionais com formação em contas a receber, que seja fluente na Língua Portuguesa, proativo, com habilidade para o gerenciamento de conflitos, entre vários outros requisitos.

  • Amazon

A gigante do e-commerce também está contratando profissionais brasileiros para trabalhar no Canadá e o anunciado são cerca de 1.167 vagas para gestor de publicidade, gerente de software, gerente de vendas, executivo de vendas, profissional com formação em Marketing, gerente de suporte, entre outros.

Os candidatos deverão acessar a sua página no LinkedIn.

  • Hootsuite

A Hootsuite é uma multinacional especializada em administrar redes sociais, que está contratando (para um cadastro de reserva) profissionais que possam exercer a função, em tempo integral, de advogado do usuário, além de saber realizar um bom pós-venda.

Os interessados deverão enviar o seu currículo por meio de um formulário disponibilizado no perfil do LinkedIn da empresa.

  • RBC

O Royal Bank of Canadá, está contratando 612 profissionais para o preenchimento de postos de trabalho nas áreas de Data Scientist, representante de vendas, Gerente de Marketing, consultor financeiro, gerente de TI, desenvolvedor web, assistente administrativo, entre outras.

Os currículos deverão ser enviados por meio de um formulário no perfil do LinkedIn da RBC.

  • National Money Mart

Essa empresa, especializada em soluções financeiras desde 1982, está contratando (para cadastro de reserva) profissionais com experiência em atendimento ao cliente, e que tenham o domínio das línguas inglesa e portuguesa.

As vagas são para Toronto, e os currículos também deverão ser enviados em seu perfil no LinkedIn.

  • Microsoft

Para muitos, trata-se de um sonho trabalhar na filial canadense da Microsoft. Um sonho que poderá ser realizado, já que a empresa possui 68 vagas para engenheiro de software, executivo de vendas, gerente de projetos de Data Center, gerente de produtos, entre outras inúmeras áreas.

Nunca foram tão reais as chances de trabalhar na filial canadense da Microsoft, como em 2017.
  • Nestlé

A gigante do setor alimentício e de bebidas também está contratando. E já são confirmadas 67 vagas para representante de pagamento, merchandiser de comércio eletrônico, supervisor de armazém, gerente de loja da Nespresso, especialista em performance industrial, além de inúmeras outras vagas para profissionais fluentes nas línguas francesa ou inglesa, e que possuam boa formação na área pretendida.

  • Autodesk

A Autodesk, referência mundial quando o assunto é tecnologia, recebe currículos (para um cadastro de reserva) de profissionais com fluência em português, com pelo menos três anos de experiência em marketing ou administração de empresas e que saibam lidar com ferramentas de marketing, já que terão que manipular as configurações do Google, Facebook, YouTube, entre outros.

  • Como se candidatar a uma vaga?

Em tempos de soluções e ferramentas digitais, quando se trata de candidatar-se a uma vaga de emprego no Canadá, os sites de pesquisa online são, sem dúvida, os principais aliados do cidadão comum.

Alguns deles, como Monster, Working.com, Canadajobs.com, Workopolis, Jobs.ca, Craiglist, entre outros, são verdadeiros parceiros e, geralmente, o caminho mais fácil e democrático para atingir o objetivo da conquista de uma oportunidade nesse desafiador mundo dos negócios.

Também é importante estar bem informado, consultar periodicamente os perfis das empresas nas principais redes sociais: LinkedIn, Facebook, Google+, YouTube, Twitter, entre outras redes que são capazes de unir essas duas realidades: a empresa e o candidato.

Muitas redes sociais possuem, atualmente, espaços para o envio de currículos para as empresas.

Outra coisa essencial, segundo a maioria dos especialistas em RH, é atentar para alguns detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos, como a habilidade de procurar novos caminhos, talvez desistir da área dos seus sonhos, ou mesmo dar um giro de 180° na sua carreira profissional e descobrir uma vocação que permanecia silenciosamente guardada no fundo do baú de tantas necessidades e urgências.

Obviamente, o candidato deve elaborar um bom currículo, cuja recomendação é a de que seja construído nos moldes exigidos pelas empresas canadenses, que além de não admitirem erros ortográficos, de digitação e, principalmente, falta de veracidade das informações. As empresas determinam que eles sejam elaborados com o seguinte formato:

Um cabeçalho

Que deverá conter nome, endereço, estado civil, telefone de contato, data de nascimento e um endereço de e-mail.

Cargo pretendido

Especificando com a máxima clareza possível a área de atuação e os seus objetivos profissionais a curto, médio e longo prazo.

Qualificações

Também no currículo deverão constar a sua formação, os cursos concluídos, o nível de habilidade com as línguas inglesa e francesa, o tempo de experiência na área, entre outras informações similares.

O excesso de erros ortográficos e de digitação na hora de elaborar o currículo podem ser determinantes para a perda de uma vaga.

Experiência profissional

Empresas onde trabalhou, tempo de permanência, cargo ocupado, possíveis promoções ou simplesmente ascensão de cargos, entre outros.

Carta de recomendação

E, por fim, algo que pode parecer um simples detalhe, mas que, para quem está em busca de um emprego no Canadá, não deverá jamais ser esquecido.

A carta de recomendação deverá ser anexada ao currículo, após ser bem redigida e revisada, para que, mais uma vez, você não seja traído pelos temíveis erros gramaticais.

E então, pronto para finalmente agarrar uma das dezenas de milhares de vagas de emprego para imigrantes em 2017 no Canadá?

Deixe-nos essa resposta, em forma de um comentário, logo abaixo.

Mais de 100 mil vagas de emprego no Canadá. Esse é o número que vem chamando a atenção de profissionais do mundo todo, principalmente dos brasileiros, que já possuem uma longa tradição de atravessar o continente em busca de qualidade de vida, civilidade e, obviamente, dos ótimos salários oferecidos pelas empresas do país.

Topo