Edmonton no Canadá: O que fazer ao ar livre no inverno e quais os principais pontos turísticos

A cidade de Edmonton, no Canadá, é a capital e a segunda cidade mais populosa da província de Alberta. Ela possui 932.546 habitantes, de acordo com o último censo oficial realizado em 2016 e divulgado em 2017. Sua área metropolitana alcança a marca de 1.321.426 habitantes.

Na província, Calgary lidera esse ranking com uma população de 1.239.220 habitantes. De acordo com o censo, Edmonton teve um crescimento populacional na casa dos 13,9% desde o ano de 2011.

Edmonton é ainda a segunda capital provincial mais populosa do país, atrás somente de Toronto, que pertencente a província de Ontário. A cidade foi fundada em 1795, sendo atualmente um grande centro industrial, com destaque principalmente para o processamento e refino de petróleo e operações de mineração de diamantes.

Essa belíssima cidade canadense fica próxima ao rio Saskatchewan do Norte, fazendo parte do extremo norte do chamado Corredor Calgary-Edmonton. Cerca de 68km do rio cortam o município. Sua área cobre 683,88 km², sendo uma das maiores cidades norte-americanas. Maior até que Toronto, por exemplo.

Sua distância a partir de Toronto é de 2.700km, enquanto de Vancouver chega a 823km. As estações do ano em Edmonton são bem definidas, com um verão de temperaturas médias de 25°C e máximas de até 38°C. Enquanto o inverno é muito frio, com médias de -17°C. As máximas variam entre 8°C e -20°C, com mínimas entre -5°C e -45°C.

Edmonton é um centro cultural, governamental e educacional. Por lá são realizados vários eventos anuais de classe mundial. Por conta disso, a cidade é apelidada de Festival City. Ela conta com o maior shopping center da América do Norte, o West Edmonton Mall, que um dia já foi o maior do mundo. Além do maior parque histórico do país, o Fort Edmonton Park.

Muito mais que isso, a canadense Edmonton é rica em opções de atividades para serem realizadas durante o inverno. Ela tem opções incríveis para o turismo e, sem dúvida alguma, é um local que deve ser visitado por todos os brasileiros que buscam o Canadá para curtirem as férias. E por aqueles que vivem no país também, claro.

Edmonton no Canadá: o que fazer ao ar livre no inverno?

Já sabemos que o Canadá é conhecido por todos como um dos países mais frios do mundo. E acabamos de ver que as temperaturas em Edmonton costumam ser rigorosas no inverno. Mas saiba que essa época do ano não é sinônimo de um período em que devemos nos trancar em casa. Muito pelo contrário.

O país oferece atrações interessantes também para se curtir no frio local. E com Edmonton não é diferente. Assim, vamos conhecer 6 atividades para fazer ao ar livre durante o inverno na cidade.

1. Patinação no gelo

É claro que essa atividade deve configurar entre as principais nessa época do ano. Afinal, os canadenses são apaixonados pela prática de atividades esportivas independentemente do clima. Para se ter uma ideia, o governo local relaciona a prática de esportes pela população como uma questão de saúde pública.

O Hawrelak Park é um belíssimo parque local que conta com uma pista de patinação que costuma ser bastante disputada. O lugar é perfeito também para fazer piquenique e pedalar. Outros lugares para patinar no gelo ao ar livre são encontrados na cidade, assim como um pequeno lago congelado na Churchill Square, a principal praça do centro de Edmonton.

Pessoas patinando no Hawrelak Park.

2. Assistir à aurora boreal

Esse é o sonho de muitos viajantes. Conseguir ver esse fenômeno de luzes no céu é uma atividade possível de se realizar em Edmonton. A chamada NorthernLights, luzes verde e rosa que parecem dançar no céu são visíveis durante todos os quatro meses de inverno, sempre depois da meia noite.

Há empresas de turismo disponibilizando o passeio. Mas a possibilidade de ver esse espetáculo também existe sem precisar se deslocar muito.

Northern Lights vista a partir da cidade de Edmonton.

3. Visitar a Blackfoot Forest Reserve

A Blackfoot Forest Reserve é uma área natural especial que inclui 170km propícios para fazermos caminhadas, hiking, mountain bike, equitação, esqui e outras atividades durante o dia.

O local é incrível para admirar de perto a vida selvagem, pois encontramos com cervos, veados, alces, bisões e até castores pelo caminho. Sem contar as mais de 250 espécies de aves migratórias.

O lugar está localizado a 45 minutos de distância do centro da cidade e pode ser acessado através de passeios guiados.

Vida selvagem encontrada no Blackfoot Forest Reserve.

4. Praticar snowshoeing

Aí está uma opção tão empolgante quanto a patinação no gelo. O snowshoeing é uma das atividades favoritas dos canadenses no inverno. Trata-se de um esporte onde caminhamos por trilhas em parques com um equipamento que possui uma espécie de prancha para os calçados, facilitando a locomoção na neve fofa.

Os locais indicados para essa atividade em Edmonton são o River Valley, um parque com mais de 150km de trilhas, e o ElkIsland National Park, conhecido por ser um santuário de diversas espécies, onde também existem muitas trilhas.

Pessoas praticando o snowshoeing em um parque canandense.

5. Brincar de tobogganing

A ideia do tobogganing é descer uma ladeira sentado em uma pequena prancha de plástico. Dentre os inúmeros locais para realizar a brincadeira em Edmonton podemos citar o GovernmentHouse Park, um parque que está situado no lado norte do rio Saskatchewan. Além do Whitemud Park, outro parque recreativo e de atividades localizado na região.

O tobogganing é certeza de diversão, ajudando a espantar o frio.

6. Praticar Hóquei no gelo

Essa é uma dica para os mais aventureiros, digamos. E para aqueles que acreditam que realizar atividades comuns da cultura de um país visitado também faz parte do turismo. Nesse caso, praticar o hóquei no gelo, mesmo que por curiosidade, deve fazer parte das atividades de inverno.

Encontrar uma quadra de hóquei no gelo no Canadá é fácil, já que o jogo nasceu nesse país. Mas para turistas, o indicado é agendar um horário em um local apropriado e contar com guias experientes, que irão oferecer uma experiência mais segura para todos os envolvidos.

Pessoas praticando hóquei no gelo em Edmonton.

6 pontos turísticos essenciais para quem visita Edmonton no Canadá

O mesmo pensamento de sair para a rua e não se entregar ao frio vale para visitar alguns pontos turísticos de interesse em Edmonton, no Canadá. Portanto, vamos conhecer agora 6 desses atrativos que são essenciais para qualquer visitante.

1. Art Gallery of Alberta

A Galeria de Arte de Alberta possui uma fachada arquitetônica supermoderna, toda curvilínea, prateada e com vidros, o que já faz do prédio um atrativo maravilhoso. Aliás, esse é um dos cartões postais da cidade. Localizado no centro de Edmonton, o lugar é um dos pontos de visita obrigatório.

O edifício foi inaugurado em 2010 e possui três andares. Além de salas de exibição, restaurante e cafeteria, a ArtGalleryOf Alberta dispõe de um teatro com 150 assentos. Suas salas de exibição abrigam um acervo composto por 6 mil pinturas, instalações, fotos e esculturas de artistas históricos e contemporâneos.

A galeria está aberta para visitação interna nos seguintes horários:

  • Terça e quarta-feira: das 11h às 20h;
  • Quinta e sexta-feira: das 11h às 17h;
  • Sábado e domingo: das 10h às 17h;
  • Segunda-feira: fechado.

O preço para adultos é de $12,50, enquanto para idosos e estudantes o valor é de $8,50. Menores de 17 anos não pagam. Horários e valores podem sofrer alterações sem aviso prévio.

O moderníssimo edifício da Galeria de Arte de Alberta, em Edmonton.

2. William Hawrelak Park

Lembra daquela dica oferecida sobre patinação no gelo no primeiro item a respeito do que fazer ao ar livre no inverno? Pois então, o Hawrelak Park é um parque incrível em qualquer época do ano. É o preferido não só dos nativos, mas também dos turistas, onde se incluem os brasileiros.

O parque apresenta muitas opções para realizar caminhada, corrida, trilhas, passeios de bicicleta, piquenique, dentre outras atividades. Possui também uma natureza exuberante e muitos animais em seu habitat natural. Sem contar que o espaço recebe diversos festivais e eventos importantes ao longo do ano.

No verão, você poderá encontrar tendas com comida de praticamente todos os países do mundo, performances ao vivo de diferentes culturas, música e artesãos expondo seus trabalhos.

Vista aérea do William Hawrelak Park.

3. Alberta Legislature Building

O prédio da Assembleia Legislativa de Alberta é mais um passeio ideal para quem gosta de belas construções arquitetônicas– e também para quem quer saber mais da história política da província. O edifício foi construído entre os anos de 1907 e 1912, estando rodeado por 23 hectares de parques, onde é possível avistar esquilos e coelhos.

É possível fazer uma visita guiada gratuita ao local, bem como conhecer a estrutura interna, feita de mármore e madeira entalhada, que apresenta pinturas belíssimas. Você poderá ver ainda vários quadros de ex-governadores, premiers e presidentes do congresso disponíveis nas paredes do Alberta LegislatureBuilding.

A Assembleia está aberta para visitação interna nos seguintes horários:

  • De 1 de setembro a 31 de maio:

Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h;

Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.

  • De 1 e junho a 31 de agosto:

Segunda a domingo e feriados, das 10h às 17h.

Os tours ocorrem a cada hora. O último passeio começa às 16h.

O imponente prédio do Alberta Legislature Building.

4. West Edmonton Mall

O West Edmonton Mall é um imenso shopping center, sendo considerado o maior de toda a América do Norte. Maior até mesmo que qualquer centro de compras dos Estados Unidos. Ao todo, são mais de 800 estabelecimentos, onde se encontram lojas, serviços, restaurantes e mais de 23 mil funcionários alocados.

Dentro do West Edmonton Mall temos ainda o The World Waterpark, um parque aquático que possui a maior piscina de ondas artificiais do mundo. Além de mais de 21 toboáguas. Quer mais? Então aproveite também o Galaxyland, o maior parque de diversões infantil indoor do mundo, com 27 atrações disponíveis. Inclusive uma montanha russa.

Não é exagero nenhum dizer que é fácil se perder no local e que devemos reservar muitas e muitas horas para podermos conhecer o máximo do complexo.

Vista do The World Waterpark, localizado no West Edmonton Mall.

5. Sir Winston Churchill Square

Essa é a principal praça da cidade de Edmonton, no Canadá. É onde no inverno encontramos uma das pistas de patinação no gelo mais populares da cidade. A praça é lindíssima, moderna e cheia de coisas para fazer ao ar livre.

É nela que ocorrem vários festivais ao longo do ano, como o Edmonton Fashion Week, Edmonton International Street Performers Festival e Tasteof Edmonton, por exemplo. Apresentações de música ao vivo também fazem parte dos atrativos do lugar.

Ao redor da Sir Winston Churchill Square estão vários edifícios culturais e governamentais, incluindo a Prefeitura de Edmonton e a Galeria de Arte de Alberta, vista no primeiro tópico dessa lista.

Sir Winston Churchill Square.

6. Winspear Centre

O Winspear Centre é uma casa de espetáculos fantástica, situada no coração do centro vibrante de Edmonton, sendo o berço da Edmonton Symphony Orchestra. A casa tem capacidade para cerca de 2 mil pessoas, atraindo muitos turistas que desejam apreciar um concerto clássico ou algum show de artistas consagrados do rock, jazz ou pop music.

Uma das atrações do lugar é o Davis Concert Organ. Trata-se de um instrumento de metal e madeira com aproximadamente 19 toneladas, com altura equivalente a de três níveis do salão. Caso você não consiga assistir a uma apresentação no teatro, saiba que é possível apenas visitar o interior do Winspear Centre através de passeios guiados.

O fantástico Winspear Centre, a principal casa de espetáculos de Edmonton.

Agora que você já sabe um pouco sobre Edmonton, no Canadá, além de conhecermos algumas dicas sobre o que fazer ao ar livre no inverno e os pontos turísticos a serem visitados, é o momento de você compartilhas suas informações.

Aproveite para nos contar sobre seus interesses e dúvidas a respeito da cidade. E caso já tenha visitado ou vivido na capital da província de Alberta, deixe suas impressões, colaborando com informações importantes para os futuros turistas e moradores brasileiros na cidade.

Topo