Canadá: saiba quais são suas províncias e territórios

Com aproximadamente 10 milhões de km² e 36,6 milhões de habitantes, o Canadá é considerado o segundo maior país em território do mundo, ficando atrás apenas da Rússia. Por isso, há a divisão entre três territórios e dez províncias no Canadá.

Além disso, o Canadá é uma monarquia constitucional, um estado federal e uma democracia parlamentarista, com dois tipos de jurisprudência, o direito civil e o direito comum, o que também interfere na divisão das suas regiões.

Províncias do Canadá

Alberta

Alberta possui duas grandes cidades: Edmonton, a capital política e industrial de Alberta, e Calgary, considerada a capital financeira e a maior cidade dessa região.

Alberta tem uma das economias mais influentes do país. É uma grande produtora de petróleo e de gás natural, sendo a responsável pela produção de mais de 70% desses combustíveis no Canadá, que exporta para os Estados Unidos. Também é considerada forte nas atividades de agropecuária, indústria de manufatura, finanças e turismo.

British Columbia

Esta é a terceira maior região do país, tanto em área quanto em população. Localizada no extremo oeste do Canadá, é a única subdivisão banhada pelo Oceano Pacífico.

As duas cidades mais populosas são Victoria e Vancouver, que abrigam mais de 60% da população de British Columbia. Vancouver, além de ser a maior cidade desta região, tem a terceira região metropolitana mais populosa do Canadá. A capital de B.C. é Victoria.

A principal característica desta subdivisão são as suas belezas naturais. Possui diversos parques e reservas naturais, além de praias e montanhas que atraem milhares de turistas anualmente.

A economia é baseada no turismo e no transporte, pois Vancouver é o maior polo portuário e o segundo maior centro aeroportuário do país, além de ter grande importância na área ferroviária. Outras duas atividades que se destacam são a indústria madeireira e a agricultura.

Quebec

Quebec é a maior província do Canadá em área. Crédito: Fasken

Cerca de 80% da população do Quebec é descendente de franceses e, por isso, o francês é o único idioma oficial da região. Outro ponto destoante do Quebec é que a maioria da sua população é católica, enquanto, no resto do Canadá, a maioria é protestante. A arquitetura das estruturas das cidades também é diferente, lembrando as cidades francesas.

A capital é a Cidade de Quebec e a maior cidade é Montreal.

Manitoba

Manitoba tem como principais fontes de renda as indústrias de manufatura e agropecuária, a mineração e o turismo. A capital da região é Winnipeg, que também é a maior cidade e o principal polo comercial, industrial, financeiro e de transporte desta subdivisão.

Manitoba é uma das líderes nacionais da indústria agrária. A atividade madeireira também é considerada uma atividade importante na região.

New Brunswick

É a única província do Canadá que possui o inglês e o francês como idiomas oficiais. A silvicultura, a manufatura, o turismo, a mineração e a pesca são as principais atividades econômicas de lá. New Brunswick é uma das maiores produtoras de madeira do país.

A capital é Fredericton e a maior cidade é St John’s.

Terra Nova e Labrador

Localizada no leste canadense, nas margens do Oceano Atlântico, esta subdivisão foi originalmente colonizada por franceses e, posteriormente, se tornou colônia britânica, como permaneceu até 1948, quando um referendo público decidiu que Terra Nova e Labrador fosse anexada ao Canadá.

A capital e maior cidade desta região é St. John.

Nova Scotia

Sua principal característica é possuir as maiores variações de maré do mundo. A economia da região é caracterizada, principalmente, pela pesca e pelo turismo. Juntamente a Nova Brunswick, Ontário e o Quebec, Nova Scotia é uma das quatro províncias originais do Canadá.

A capital e maior cidade desta região é Halifax.

Ontário

É a mais populosa província do Canadá, abrigando cerca de um terço da população canadense. A maior cidade do Canadá e capital da região, Toronto, e capital do país, Ottawa, estão localizadas em Ontário.

A principal fonte de renda é a manufatura, que rendeu à subdivisão o nome de Manufacturing Heartland Of Canada (“Coração Manufatureiro do Canadá”). A indústria automobilística e o turismo também se destacam.

Prince Edward Island

Mesmo sendo a menor subdivisão do país, é a que possui a maior densidade demográfica. As principais atividades econômicas de Prince Edward Island são a agricultura, o turismo e a pesca.

A capital e maior cidade desta região é Charlottetown.

Saskatchewan

Anteriormente à colonização europeia, a região foi habitada pelas tribos nativo-americanas dos athabaskan, dos algonquinos e dos sioux. Fez parte dos Territórios do Noroeste até 1905, quando o aumento populacional fez com que a região se tornasse uma província.

A capital é Regina e a maior cidade é Saskatoon.

Territórios canadenses

Territórios do Noroeste

Essa região tem como principal característica as inúmeras reservas naturais de ouro, gás natural e diamantes. Além disso, este território tem a renda per capita mais alta do país, chegando ao valor aproximado de US$ 95 mil.

A capital e maior cidade desta região é Yellowknife.

Nunavut

Este território inclui quase a totalidade do Arquipélago Árctico Canadiano e possui uma baixíssima densidade populacional, com apenas 0,01 habitante por km².

A capital e maior cidade desta região é Iqaluit.

Yukon

No território do Yukon está localizado o Monte Logan, a maior montanha do Canadá. Crédito: WallDevil

É o maior dos três territórios em extensão. Lá, está localizado o Monte Logan, maior montanha do país e segunda maior da América do Norte.

A capital e maior cidade desta região é Whitehorse.

Qual é a diferença entre Província e Território?

A principal diferença entre ambos é que as primeiras recebem o seu poder e sua autoridade direto da Coroa, enquanto os territórios têm os mandatos e poderes delegados pelo Parlamento do Canadá.

Os três territórios ficam ao norte do país e ocupam cerca de 40% do Canadá, mas possuem apenas 3% da população total.

Conseguiu entender melhor como funciona a divisão dos territórios e províncias do Canadá? Achou que o texto poderia ter outras informações? Deixe um comentário para que possamos estar sempre aprimorando os conteúdos do nosso site.

Topo