Canadá de trem: quais são as principais companhias e os melhores roteiros?

Das diversas opções de turismo que o Canadá oferece as mais exuberantes e transformadoras são os passeios de trem. É possível atravessar o país de uma ponta a outra somente pelos trilhos. Mesmo que os trens sejam um dos meios de transporte mais antigos do mundo, hoje existem inúmeras companhias que oferecem viagens com muito conforto e elegância. Além disso, apreciar as belas paisagens do Canadá, pelas janelas panorâmicas, faz toda a diferença.

Os passeios de trem são muito utilizados pelos próprios canadenses, pois assim é possível conhecer muitas cidades. Fora isso, a experiência que uma viagem de trem pelo Canadá traz muitas pessoas não conseguem nem descrever, tamanha é a sensação de liberdade. Descubra agora algumas companhias que podem proporcionar momentos inesquecíveis com os trens do Canadá.

Quais são as principais companhias de trens do Canadá?

Dentre as muitas companhias de trens do Canadá, três se destacam pelo serviço oferecido e pelo conforto.

Rocky Mountaineer

Possivelmente a mais bela viagem de trem pelo Canadá. As paisagens são realmente de tirar o fôlego, além de um atendimento excelente e culinária sofisticada. Todo o serviço oferecido é muito organizado e o ambiente divertido. O Rocky Mountaineer é um trem de luxo, oferece janelas panorâmicas e poltronas com toda a comodidade que você merece.

A bordo do trem mais luxuoso do Canadá você viverá momentos inesquecíveis em todo o trajeto.

The Canadian

The Canadian, da empresa Via Rail, é um dos mais conhecidos trens do Canadá. Existem duas opções para a viagem. Uma classe econômica (Economy) e uma classe especial (Sleeper Plus). Esta última se subdivide entre Upper Bed/Lower Bed, Cabins e Berths. Cada uma com as suas vantagens, gostos e preços.

The Canadian é conhecido por percorrer o trajeto mais longo dentro do Canadá, cerca de 4500 km.

The Corridor

O trem The Corridor também pertence a empresa Via Rail. Normalmente, faz o percurso de Toronto a Ottawa, cerca de 5h de viagem. Uma ótima ideia para quem não quer passar a noite no trem. Os vagões disponibilizam Wi-Fi e os assentos possuem tomadas, ideal para quem precisa usufruir de dispositivos móveis. Além disso, existe uma classe executiva que oferece refeições deliciosas, um saboroso vinho para acompanhar e um lounge exclusivo.

Esse trem do Canadá é ótimo para conhecer como é andar de trem sem precisar pernoitar.

Os melhores roteiros de trem para conhecer o Canadá

Agora que você já está familiarizado com as companhias de trem, conheça os possíveis roteiros para desfrutar o melhor do Canadá.

De Toronto a Vancouver

Esta é uma viagem deliciosa a bordo do trem The Canadian, da empresa Via Rail. São cerca de 4500 km percorridos, 96 horas acompanhando as maravilhas do Canadá. Além disso, são três fusos horários diferentes e 34 paradas. São 3 dias e 4 noites conhecendo Vancouver, Kamloops, Jasper, Edmonton, Saskatoon, Winnipeg, Sioux Lookout, Sudbury Jct. e Toronto.

Durante o percurso é possível acompanhar as mudanças de relevo e vegetação, as pradarias até as montanhas rochosas, passando por diversas províncias, dentre elas Ontario e British Columbia. São feitas paradas de 2h para apreciar o lugar e fazer algumas visitas. Caso exista o interesse de ficar em algumas dessas cidades por mais tempo, compre as rotas fracionadas.

Panorâmica da cidade de Vancouver.

De Vancouver a Whistler

Nesta viagem, a bordo do trem de luxo Rocky Mountaineer é possível percorrer os 120 km que separam as duas cidades. Além disso, inclui um acesso para um dos maiores complexos de esqui do Canadá. Esse passeio pode ser feito em qualquer época do ano, pois com as janelas panorâmicas e o conforto do trem, você não perderá as mais lindas paisagens que o Canadá dispõe.

Esse trem do Canadá vale muito a pena para quem busca muito conforto e luxo enquanto viaja.

Rainforest to Gold Rush

Essa é uma rota equivalente a anterior, porém é para quem gosta de viajar um pouco mais, pois são três dias de viagem. O diferencial é que o trem passa por Whistler, Quesnel e Jasper e mostra um pouco mais da natureza da região e a história da corrida do ouro no país. Fora isso, é possível conjugar a viagem com uma saída de Seattle ou ainda prolongar o seu roteiro com um cruzeiro pelo Alaska.

De Montreal a Halifax

Um roteiro menos conhecido para viajar de trem pelo Canadá, que dura quase 24h. Você conhece um pouco mais da cosmopolita Montreal, com sua influência francesa e britânica. Os restaurantes de excelente qualidade e os movimentos culturais. Depois, a tranquila e praiana cidade de Halifax. Não deixe de conhecer o Halifax Seaport Farmer’s Market e o Waterfrost. Também é possível dar uma esticada e ir até o Garrison Brewing Company degustar cervejas artesanais.

Qualquer opção é uma viagem e tanto, não é mesmo? Para quem deseja conhecer o Canadá é uma ótima alternativa, com muito conforto e garantia das paisagens mais belas do país. Se você já fez alguma dessas viagens, comente conosco como foi essa experiência! Se tiver alguma dica para quem fará um desses passeios de trem pelo Canadá, fique à vontade!

Topo