As 10 melhores cidades do Canadá para se morar

A disputa para saber qual a melhor cidade do Canadá para se morar é boa. Afinal, falamos de um dos melhores países do mundo em todos os aspectos, onde suas cidades estão sempre figurando no topo do ranking dos melhores lugares para se viver no planeta.

O Canadá possui um extenso território e cidades que oferecem as mais variadas características possíveis. Ou seja, cada localidade tem sua particularidade no que diz respeito a comportamento, opções de lazer, clima, entre outros aspectos.

Para se ter uma ideia, a cidade de Toronto, taxada como a quarta maior de toda a América do Norte, foi considerada a 4ª melhor do mundo para se viver em 2017. A afirmação é com base em um estudo publicado pela respeitada revista inglesa The Economist. Em 2015, Toronto chegou liderar tal lista.

Qual a melhor cidade do Canadá para se morar?

A MoneySense listou em 2016 quais foram as melhores cidades do Canadá para se morar. Essa revista canadense é voltada para o mercado de investimentos e estilo de vida, sendo a publicação mais vendida desse nicho no país.

Para a MoneySense, a cidade campeã do ranking foi Ottawa, localizada na província de Ontario, também considerada a segunda mais propícia para se aposentar no país. Em 2015, a capital federal havia ficado com a segunda posição.

Ao todo, 219 cidades canadenses foram analisadas em 2016. No geral, 35 itens foram avaliados na pesquisa. Entre eles, destacam-se: preços de habitação, renda familiar, segurança da cidade, acesso a saúde, índice de desemprego, cultura, caminhada até o trabalho e clima. A pesquisa é realizada anualmente.

Ottawa foi muito bem avaliada em itens como habitação a preços acessíveis, população, segurança e o acesso aos cuidados de saúde. A cidade foi considerada também como a melhor para os recém-chegados. Isso se deve aos empregos gerados na área de tecnologia e no setor governamental, bem como a diversidade cultural presente na cidade.

As 10 melhores cidades do Canadá para se morar

Podemos afirmar que, das 10 melhores cidades do Canadá para se morar, apenas uma é considerada como grande para os padrões locais. Destas, quatro são consideradas medianas e cinco podem ser chamadas de pequenas.

Vamos conhecer, então, cada uma destas cidades listada pela revista MoneySense e saber um pouco sobre cada uma delas. Se a sua intenção é se mudar para aquele país, aproveite para fazer sua escolha.

1 – Ottawa

Ottawa, a melhor cidade do Canadá para se morar

A campeã Ottawa é a quarta maior cidade do Canadá. E, como já vimos, trata-se da capital do país. Segundo dados de 2016, Ottawa possui uma população local de 934 mil habitantes e uma população metropolitana de cerca de 1,4 milhão. A capital possui o mais alto padrão de vida na nação e a menor taxa de desemprego.

A cidade se encontra na província de Ontário, estando na fronteira com a província de Quebec, às margens do Rio Ottawa. Está a aproximadamente 400km de Toronto e a 190km de Montreal.

Estamos falando do centro político canadense e do município com o maior nível educacional do país. Ela abriga várias instituições pós-secundárias, de pesquisa e cultura, incluindo o Centro Nacional de Artes, a Galeria Nacional e vários museus.

Ottawa também possui outros atrativos como parques, restaurantes, shopping centers e casinos. Um de seus destaques é a bela construção do prédio do Parlamento.

Além disso, há o conhecido Canal Rideau, onde os visitantes podem passear de barco com uma bela vista cidade. No Inverno, o canal se transforma em uma das mais populares e imensas pistas de patinação do país. Afinal, o local sofre um dos invernos mais bruscos do Canadá. Em compensação, o verão chega a ter 30ºC de temperatura.

2 – Burlington

Uma bela vista da charmosa Burlington

Segunda colocada no ranking, Burlington também está situada na província de Ontario, possuindo uma população com aproximadamente 183 mil habitantes. A cidade fica à beira do lago Ontario e a apenas 30 minutos de Toronto. Para a MoneySense, essa cidade é a terceira melhor para criar filhos no Canadá.

Economicamente, Burlington está localizada de forma estratégica perto do centro geográfico da Golden Horseshoe, uma região densamente povoada e industrializada da Grande Toronto, com mais de 8 milhões de pessoas.

Sua principal atração é o Waterfront, uma região na frente do lago Ontario, que conta com parques, trilhas e um trapiche, localizando-se no centro da cidade. Em junho, o local abriga o Soundsof Music Festival, um festival popular e gratuito de música.

O clima de Burlington oferece verões quentes e úmidos e invernos frios e um pouco mais secos. As temperaturas médias mensais variam de 22,3°C em julho a -4,2°C em janeiro. No inverno, encontramos uma pista de patinação no gelo na orla. E tem mais: é na cidade que está o maior jardim botânico do Canadá, o Royal BotanicalGardens.

3 – Oakville

Centro de Oakville

Mais uma cidade situada na província de Ontario. Na região do lago de mesmo nome, Oakville também faz parte da Grande Toronto. Sua população é de quase 194 mil habitantes.

A cidade se destaca pelos vários festivais culturais gratuitos ao longo do ano. Podemos citar, por exemplo, o DowntownOakville Jazz Festival, um festival anual de jazz que ocorre no verão desde o ano de 1992.

No final da primavera, Oakville sedia o For the Love of the Arts Festival. O evento serve para mostrar talentos locais com habilidades em artesanato, arte literária, performances de dança, teatro e música.

A cidade também dispõe de uma abundância de parques, trilhas, riachos, campos de golfe, uma bela costa e jardins premiados, o que a destaca como uma região de muitas maravilhas naturais.

4 – St. Albert

A pequena e simpática cidade de St. Albert

St. Albert encontra-se na província de Alberta, fazendo parte da região metropolitana de Edmonton. A cidade possui por volta de 66 mil habitantes.

Por ser pequena, tranquila, segura e oferecer uma excelente qualidade de vida, St. Albert é propícia para a prática de esportes, inclusive por parte das crianças. Para os adultos, o costume é desfrutar dos 85km de trilhas existentes pelo rio Sturgeon.

St. Albert é rica em artes, sendo lar de escritores, pintores e bandas de renome. A ArtGalleryof St. Albert, uma galeria de arte pública, é o atrativo principal do centro da cidade. A localidade também é notável por sua herança aborígene.

A região possui um inverno rigoroso, com profundidades de neve superiores a 1cm observadas em cerca de 141 dias por ano.

5 – Boucherville

Îles-de-Boucherville National Park, em Boucherville

Na província de Quebec, encontramos Boucherville, uma pequena cidade com menos de 50 mil habitantes, distante 20km de Montreal.

O município tem como destaque o Îles-de-BouchervilleNational Park, um parque nacional localizado no rio Saint Lawrence, em frente ao resto da cidade. Ele está desabitado, mas serve como uma área natural e recreativa para residentes e turistas.

Com relação ao clima, por estar próximo a Montreal, suas temperaturas máximas no verão não passam de 26ºC. O mês de janeiro é o auge do seu inverno, com temperaturas batendo a casa dos -13ºC.

Há poucas informações sobre o local. Na realidade, Boucherville deixou de ser uma vila, tornando-se de fato uma cidade, apenas em 1957. Mas, mesmo assim, não recebe muita atenção nacional, conforme afirmam os próprios canadenses.

6 – Blainville

Vista aérea de Blainville

A cidade de Blainville também está na província de Quebec, possuindo menos de 60 mil habitantes. Localizada a 30km de Montreal. O clima por lá é muito parecido com o de Boucherville.

Além de ser considerada a sexta melhor cidade do Canadá para se morar, foi classificada pela revista MoneySense como a melhor para se criar filhos, com custos limitados a apenas CAD$ 8 por dia. No estudo apresentado no ano passado, Blainville liderou o ranking no quesito “estatísticas de habitação”.

Blainville é um município dinâmico, reconhecido pela ampla gama de atividades e eventos culturais, esportivos e recreativos voltados aos residentes e visitantes ao longo do ano. Isso inclui shows gratuitos, noites de cinema ao ar livre, exposições e um desfile de Natal.

A localidade oferece ainda uma rede de ciclovias que se estende por mais de 50km, sem incluir o trecho de 7,4km da Rota Verde que corta a cidade de norte a sul.

7 – West Vancouver

West Vancouver é uma cidade bela e cara

West Vancouver fica na conhecida província de British Columbia. Está localizada ao noroeste de Vancouver, fazendo fronteira com North Vancouver a leste. Sua população gira em torno de 45 mil habitantes.

A cidade é o lar do primeiro shopping center do Canadá, o Park Royal Shopping Centre, um ponto turístico obrigatório aos visitantes. E também do HorseshoeBay Ferry Terminal, um dos principais pontos de conexão entre o continente e a Ilha de Vancouver.

West Vancouver é um lugar bonito, com um calçadão onde se concentra belos prédios. Possui ainda casas de frente para o mar e com bela vista para o Stanley Park e a Lions Bridge, uma ponte suspensa que liga o centro à região oeste de Vancouver.

O inverno por lá pode ser classificado como menos rigoroso do que se imagina. Temperaturas negativas podem acontecer a qualquer dia dentro dessa estação do ano. Mas sua média costuma variar entre 0ºC e 6ºC. Já no verão, as máximas variam entre 20ºC e 30ºC.

8 – North Vancouver

North Vancouver sobressai por sua natureza

North Vancouver segue os mesmos padrões de localização de West Vancouver, sendo parte integrante da Grande Vancouver. Sua população é de cerca de 55 mil habitantes.

A cidade de North Vancouver é separada de Vancouver pelo BurrardInlet, um fiorde costeiro relativamente raso no sudoeste da província de British Columbia.

A rua principal do município é a LonsdaleAvenue, que começa na LonsdaleQuay e vai para o norte até a 29th Street, terminando na Rockland Road. Uma atração turística que deve ser aproveitada por seus visitantes.

A cidade goza de uma das paisagens naturais mais impressionantes da região, oferecendo uma variedade diversificada de parques e trilhas.

9 – Lévis

Muita neve no inverno de Lévis

Lévis fica na província de Quebec, sendo atualmente um centro industrial. Ela possui uma população aproximada de 144 mil habitantes. A cidade é famosa pelo seu pôr-do-sol romântico. Quem visita Quebec City pode pegar o ferry e seguir para Lévis.

A cidade apresenta muitos pontos de acesso ao majestoso rio São Lourenço, patrimônios culturais e galerias de arte. Seja a pé ou de bicicleta, conhecer o Parcdes Chutes-de-la-Chaudière, um belo parque local, é a dica.

Por lá encontram-se trilhas equipadas e cachoeiras com quedas de até 35 metros, que podem ser vistas a partir de uma passarela suspensa com 23 metros acima do rio.

Como já vimos anteriormente, a província de Quebec possui um inverno rigoroso. O frio e a neve perduram ainda por um longo tempo. Para se ter uma ideia, pode nevar na região durante sete meses no ano, e a neve pode ficar acumulada nas ruas por até seis meses.

10 – Waterloo

Waterloo, a décima colocada entre as melhores cidades do Canadá para se morar

Waterloo encontra-se situada na província de Ontario, assim como as primeiras três melhores cidades do Canadá para se morar. Apesar de ser o décimo melhor da lista, o município é o terceiro mais indicado para os recém-chegados ao país.

A cidade possui cerca de 105 mil habitantes e está a 80km de Toronto. A maioria de sua população é de ascendência alemã. Por isso, ela sedia a maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha, com participação de cerca de 700 mil pessoas. Passeio obrigatório no meses de outubro.

Waterloo é um grande centro educacional e sede de duas universidades de alto nível no Canadá: a Universidade de Waterloo e a Universidade WilfridLaurier. A cidade possui um forte centro industrial de alta tecnologia. A maior fonte de renda local é a fabricação de computadores e produtos eletrônicos, seguida pelo fornecimento de serviços educacionais.

O município possui 5 parques, com destaque para o RIM Park e o Waterloo Park. Esse segundo contém edifícios históricos, exibições de animais e o parque aquático LionsLagoon dentro dos seus 45 hectares.

Em Waterloo, os verões são quentes e os invernos são congelantes, secos e com muito vento, parecido com Toronto. No inverno, as temperaturas mínimas ficam entre -30ºC e 0ºC. Já no verão, as temperaturas máximas variam entre 20ºC e 30ºC.

Tem conhecimento de outras características que se referem a essas 10 cidades listadas como as melhores do Canadá para se morar? Compartilhe com a gente seus comentários!

E não deixe de olhar os demais posts em nosso blog!

Topo