15 parques naturais do Canadá e seus principais atrativos

O Banff e o Yoho, nas montanhas rochosas; o Wapusk, cercado pela imponência da floresta boreal; a “imensidão verde” do Algonquin Provincial Park em Toronto; e, em Vancouver, o charme do Queen Elizabeth Park. Esses são apenas alguns exemplos de parques naturais do Canadá que, sem sombra de dúvida, representam verdadeiros símbolos vivos da identidade do país.

Oficialmente, o Canadá tem cerca de 40 parques nacionais, sem contar os mais de mil espalhados pelas sua províncias. Muitos podem ser considerados verdadeiras obras de arte esculpidas pela natureza, com trechos de tundra ática, de montanhas rochosas, às margens da costa canadense.

A manutenção desses parques é quase uma questão de honra para o governo e a população, pois reconhecidamente prezam pelo cuidado com o meio ambiente, pela preservação da flora e da fauna nativas e, principalmente, pela manutenção das condições de vida das gerações futuras.

 15 parques naturais do Canadá: confira seus principais atrativos

1.WatertonLakesNational Park

Com as pradarias canadenses e as montanhas rochosas como pano de fundo, surge, magnífico esse parque localizado na província de Alberta, a 240km de Calgary, e que tem como principal característica suas incomparáveis flora e fauna, além de lagos com águas translúcidas, rios exuberantes, cascatas e um relevo que parece ter sido especialmente projetado para a prática de trilhas e esportes a céu aberto.

Trata-se de uma Reserva da Biosfera e Patrimônio Mundial da UNESCO, que desde meados dos anos 90 recebe uma multidão de visitantes, entre os meses de julho e agosto, em busca dos seus mais de 500km² de vida selvagem. O local é habitat de ursos, lobos, corujas selvagens, entre outras espécies que competem com as trilhas de Bear’sHump e o pôr do sol do Lago Upper pela atenção dos turistas.

O fim de tarde no Lago Upper é considerado um evento à parte no WatertonLakesNational Park.

2.Van DusenBotanical Garden

Esse parque é na verdade uma espécie de jardim botânico. Com aproximadamente 23 hectares, localizado a poucos minutos do centro de Vancouver, impressiona pela quantidade de espécies exóticas da fauna e flora canadense, além de outras trazidas de várias partes do mundo.

Por cerca de 10 CAD o turista terá à disposição uma enorme variedade de flores, plantas e um labirinto cercado por arbustos e totens, além de exposições diárias com objetos que pertenceram aos “Primeiros Habitantes” da região.

Esse é um dos mais disputados parques do Canadá muito em função da sua estrutura com lojas de souvenires, bares, lanchonetes, espaço para crianças, piscinas, além dos eventos especiais que acontecem no natal–no mês de dezembro– e que transformam o parque numa região encantada e de sonhos.

Um labirinto que guarda verdadeiras preciosidades da flora canadense é uma das principais atrações do Van DusenBotanical Garden.

3.Banff National Park

O mais antigo e tradicional parque do Canadá foi construído no final do século XIX em meio às montanhas rochosas canadenses e, por isso mesmo, possui um dos cenários mais fascinantes de todo o país, com suas montanhas nevadas, lagos, lagoas, geleiras e um trecho de floresta praticamente intocado pelo homem.

São cerca de 6.200km² de uma paisagem exuberante, Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1985, com pontos turísticos fascinantes, como os Lagos Louise e Moraine, que oferecem uma visão panorâmica considerada das mais belas do Canadá.

O parque é ideal para a prática de trekking, escaladas, esqui, caiaque, ciclismo e também para boas horas de relaxamento em meio a uma paisagem de cinema, entre um coquetel e outro nos agradáveis restaurantes do local.

O Banff National Park é considerado o mais tradicional parque canadense.

4.Queen Elizabeth Park

O Queen Elizabeth Parké reconhecido internacionalmente por ser o local mais alto de Vancouver–a 153m acima do nível do mar –e, juntamente com o Stanley Park, o ponto turístico mais requisitado da cidade.

O Elizabeth também é famoso mundialmente pelos belíssimos jardins que compõem os quase 130 hectares repletos de bromélias, cerejeiras, ciprestes, pinheiros, entre outras dignas representantes da flora canadense.

Outro fator que eleva ainda mais o status do parque é a sua excelente infraestrutura com várias atividades culturais, lagos, piscinas, quadras de tênis, basquete, boliche, extensa ciclovia e uma das mais divertidas tirolesas da região.

Como se não bastasse ter alguns dos mais belos jardins do país, o Queen Elizabeth é dos parques canadenses que possuem melhor estrutura para os visitantes.

5.The ButchartGardens

Já o ButchartGardens é, digamos, um presente deixado pelo casal de milionários, Robert e JennieButchart, moradores de Victória, Colúmbia Britânica, que, apaixonados pela flora do país, não perderam tempo em construir no seu quintal uma verdadeira obra de arte, hoje considerado um dos principais pontos turísticos do Canadá.

Construído em 1904, atrai anualmente pouco mais de 1,5 milhão de turistas, que se encantam com seus 21 hectares que abrigam 700 espécies da flora canadense, em setores temáticos, como o Jardim Japonês, o Jardim das Rosas, o Jardim Submerso, a Lagoa Estrela, o Espaço Italiano, entre outros setores que organizam o parque de acordo com a preferência do visitante.

Por incrível que pareça, o The ButchartGardens é um jardim particular deixado como presente por um casal de milionários de Victória, Colúmbia Britânica.

6.YohoNational Park

Fundado em 1885, o YohoNational Park desde 1984 é um Patrimônio Mundial pela UNESCO, muito em função da sua importância como área de preservação ambiental composta por 28 montanhas (com mais de 3 mil metros de altitude), uma extensa trilha (com cerca de 400km), além de rios, lagos, cascatas e uma vegetação exuberante.

Incrustado nas montanhas rochosas, é também considerado um dos mais tradicionais parques do Canadá, disputando com outros a preferência dos milhares de turistas que visitam o país durante o ano.

Todos interessados em conhecer locais como a cachoeira Takakkaw Falls (com 255m de altura–uma das maiores do Canadá), o SpiralTunnels (centenária ferrovia bastante famosa pelas suas curvas que a tornam uma das mais perigosas do país), além do Natural Bridge, o Lago Esmeralda, entre outras atrações do local.

O SpiralTunnels é uma centenária ferrovia que compõe o cenário do YohoNational Park.

7.JasperNational Park

Trata-se de um dos maiores parques canadenses, fundado no início do século XX. Com quase 11 mil km² cercados da mais exuberante vegetação nativa do país, ofereceum clima de paz e tranquilidade, ar puro, além de uma fauna típica, na qual se destacamvárias espécies de alces, renas, lobos selvagens, bisões, furões de pata preta, veados, entre outras.

O Jasper localiza-se na província de Alberta, nos arredores do Banff National Park, a oeste de Edmonton, onde está o imponente Monte Colúmbia, o Columbia Icefield (uma das maiores geleiras do Ártico), o misterioso Lago Maligne, e mais uma infinidade de pontos turísticos.

A descida nas inúmeras corredeiras do Parque Nacional Jasper é um dos maiores desafios para os turistas.

8.Beacon Hill

Praticamente uma unanimidade entre as principais atrações de Victória, capital da Colúmbia Britânica, o Beacon Hill é um dos mais extensos parques canadenses, com cerca de 76 hectares que, além de uma natureza exuberante, oferece ao turista uma excelente infraestrutura com espaço para crianças, calçadões a beira-mar, campos de golfe, zoológico, estufas artificiais e mais uma infinidade de equipamentos.

Uma curiosidade é que o local costuma ser um dos pontos turísticos preferidos dos próprios habitantes de Victória, que competem com os visitantes pela sua imensa área verde, repleta de uma flora riquíssima, na qual se destacam o cedro vermelho, as vinhas da região do Oregon e o imponente carvalho de Garry (famoso por ser a única árvore nativa do oeste do Canadá).

Com quase 76 hectares, o Beacon Hill possui uma das faunas mais exuberantes do Canadá.

9.Wood BuffaloNational Park

No ano de 1922, o Wood Buffalo National Park foi criado com o nobre objetivo de evitar a extinção do maior rebanho de bisões do planeta, com cerca de 2 mil animais.

Localizado entre o Norte de Alberta e o Noroeste canadense, foi declarado, em 1983, Patrimônio Mundial pela UNESCO, estabelecendo-se como uma das principais reservas de proteção ambiental do mundo.

No entanto, de acordo com dados da UNESCO, o parque corre sérios riscos de perder sua condição de Patrimônio Mundial, graças às constantes atividades industriais que, segundo a Agence France-Press (AFP), ameaçam inúmeras espécies nativas da região, que inclui ursos, alces, lobos, castores, bisões, corujas, entre outras.

Com o objetivo de evitar a extinção do maior rebanho de bisões do planeta, em 1922 foi criado o Wood BuffaloNational Park, na província de Alberta

10.WapuskNational Park

Um dos mais originais parques do Canadá, cujo nome significa “urso branco”, foi criado em 1996 e está localizado a 44km da cidade de Churchill, ordeste da província de Manitoba, estrategicamente situado na região oeste da Hudson Bay.

Caracteriza-se por possuir o maior contingente de ursos polares do Canadá, cerca de mil espécies que se juntama uma grande variedade de aves, raposas árticas, raposas vermelhas, alces, lebres de rapé, corujas cinzas, lobos da madeira, entre várias outras que se espalhampor uma extensão de quase 11.480 km² de tundra e floresta boreal.

O WapuskNational Park é considerado o “antuário dos ursos polares” no Canadá.

11.Prince Albert National Park

Por ser um parque cujo relevo se caracteriza por extensas planícies na cidade de Prince Albert, província de Saskatchewan, a grande atração são os enormes rebanhos de búfalos que se espalham pela quase totalidade dos 4km² de terras do parque.

No entanto, ainda há espaço para a beleza de uma floresta extremamente densa, rios, lagos, praias de areia branquíssima, trilhas desafiadoras, além de várias outras atrações deste que é um dos parques canadenses mais completos.

Além do show que representa a flora e a fauna do local, o turista ainda tem à disposição toda uma infraestrutura com restaurantes, hotéis, bares, espaço para campings e piqueniques, comércio, além de guias profissionais que esmiúçam toda a história e curiosidades do local.

O Prince Albert Park se destaca por ter uma praia em meio à exuberante vegetação nativa do Canadá.

12.Kluane National Park and Reserve

Com a imagem vigorosa do Monte Logan (o pico mais alto do Canadá) ao fundo, o Parque Kluane surge como parte do conjunto de parques naturais e sítios arqueológicos do país, no sudoeste de Yukon, território canadense entre o Alasca e a Colúmbia Britânica.

Foi criado em 1976, por iniciativa do governo, e hoje abrange uma área total de cerca de 21.990km², onde se destacam suas imensas geleiras, vegetação nativa, lagos, rios, cachoeiras, entre outras atrações ideais para quem gosta de uma boa aventura.

As trilhas inconfundíveis, as corredeiras desafiadoras, entre outras atrações semelhantes, são um convite para aqueles que preferem se aventurar em esportes radicais.

O Monte Logan (o pico mais alto do Canadá), faz do KluaneNational Park and Reserve, um dos principais pontos turísticos do país.

13.GrasslandsNational Park

Um dos mais recentes parques canadenses, foi construído em 1980, no vilarejo de Val Marie, na província de Saskatchewan, divisa com os Estados Unidos.

Também é um dos parques que compõem o conjunto patrimonial de proteção ambiental canadense. Nesse caso específico, tem a missão de evitar a degradação de cerca de 40 parques naturais e sua vegetação composta por imensos campos de pradarias e pastagens bastante característicos dessa região.

Numa área de pouco mais de 900km², convivem espécies raras de bisontes, antílopes pronghorns, alces, ursos marrons, falcões reais, cascavéis dos prados, além de espécies vegetais, como o algodão das planícies, a grama azul, o sagrebrush prata, entre outras espécies da flora canadense.

O Grasslands National Park foi instituído em 1980 com o objetivo de evitar a degradação de extensas áreas de pradarias no Canadá.

14.Pacific Rim National Park Reserve

Essa é uma área de proteção federal, situada na Costa Oeste de Vancouver, entre Tofino e Porto Renfrew, que pode ser dividida em três reservas ambientais: Ilhas BrokenGroup, Long Beach e Trilhas da Costa Oeste, que completam uma área de mais de 500km² da mais exuberante combinação de fauna e flora nativa.

As ilhas Broken, localizadas em BarkleySound, totalizam cerca de 100 ilhotas. Long Beach pode ser considerada a região principal, muito procurada por praticantes de surfe e outros esportes radicais. Já as trilhas da Costa Oeste estendem-se por cerca de 76km na região de Vancouver, entre Bamfield e Porto Renfrew, limitando-se com as famosas trilhas da Rain Forest, que completam o cenário.

As famosas trilhas da Rain Forest tornam o Pacific Rim National um dos parques preferidos dos amantes de esportes radicais.

15. Algonquin Provincial Park

A “Imensidão Verde”, como o AlgonquinPark é conhecido, está localizada na cidade de Toronto, entre a Baía da Geórgia e o Rio Ottawa, e tem uma área superior a 7.600km² da mais genuína floresta de conífera mesclada com as florestas temperadas deciduais típicas dessa região.

Foi criado no ano de 1893 pelo governo canadense como forma de proteger a reserva madeireira ameaçada pela exploração comercial da época.

Como resultado dessa iniciativa, a reserva tornou-se um dos maiores parques do Canadá, cercado por riquíssimas fauna e flora, onde se destacam várias espécies de raposas, lobos selvagens, alces, ursos negros e lontras, além de uma diversidade de aves, um conjunto de quase 2.400 lagos, 1.600km de rios, entre outros atrativos naturais que explodem num espetáculo de cores durante o outono.

Apesar de ser uma megalópole, Toronto guarda surpresas, como o Algonquin Provincial Park.

Esses são alguns dos parques canadenses mais apreciados pelos turistas de todo o mundo. Se você tiver outras sugestões, deixe-as em forma de um comentário, logo abaixo. E continue acompanhando as nossas publicações sobre o tema.

Topo